Acabou a Cartela e a Menstruação não Veio – O que fazer? E Agora?

acabou-a-cartela-e-a-menstruacao-nao-veio

As mulheres que utilizam a pílula contraceptiva corretamente usufruem de um método 99% eficaz, é por isso que esse anticoncepcional é um dos mais utilizados do mundo pelo público feminino. No entanto, ainda restam muitas dúvidas com relação a pausa e o sangramento por privação hormonal.

O sangramento por privação hormonal é a ” menstruação “, é uma definição técnica utilizada pelos médicos para dizer que a mulher que ingere anticoncepcionais não menstrua, mas tem o sangramento por privação hormonal devido ao fato de não ovular.

Nesse artigo, vamos falar sobre a pausa entre uma cartela e outra, o que pode causar a falta do sangramento por privação hormonal e o que fazer quando acabar a cartela e a menstruação não descer. Continue lendo.

Como funciona a pausa da pílula?

A maioria das pílulas anticoncepcionais são de 21 dias. Nestas, a mulher devem pausar 7 dias no fim da cartela e iniciar no 8º dia uma nova cartela. No entanto, existem as pílulas de 24 dias, onde a pausa é apenas de 4 dias.

Quando termina a cartela da pílula geralmente a menstruação ( sangramento por privação hormonal) desce lá pelo 2º ou 3º dia. Pode haver um atraso e se postergar até o 7º em alguns casos, mas ainda assim é normal.

A mulher deve retomar o uso da pílula no período indicado mesmo se estiver menstruando para garantir a sua eficácia.

Acabou a cartela e a menstruação não veio e muitas mulheres entram em pânico. Primeiramente, e preciso ter muita calma nessa hora e esperar alguns dias depois da pausa para saber o que houve.

A menstruação não veio no intervalo da pílula – O que pode ser?

Acabou a Cartela e a Menstruação não Veio, possíveis casos. Se você foi regrada na ingestão da pílula, obedeceu os horários corretos, não esqueceu nenhum dia, não teve episódios de diarreia e vômitos e não ingeriu nenhum medicamento que está na lista das interações medicamentosas do anticoncepcional, então, vamos avaliar algumas possibilidades da menstruação não ter descido.

É claro, que precisamos lembrar que o método é muito eficiente, no entanto, não é 100%. Mas, mesmo assim, se a mulher fez o uso corretamente, é muito difícil ter engravidado, outros fatores podem ter causado essa ausência da menstruação, como:

  • Situações de estresse – Alterações emocionais podem interferir nos hormônios e conseqüentemente no ciclo menstrual;
  • Má alimentação – Dietas pobres em nutrientes podem afetar o sistema hormonal;
  • Anemia – Deficiência de ferro pode alterar o funcionamento do organismo, inclusive causar a ausência menstrual;
  • Medicamentos paralelos para tratar outras doenças podem afetar o ciclo menstrual;

Embora o ciclo menstrual seja muito alterado pelos fatores externos e emocionais, mediante a essa situação, a mulher não pode ficar de braços cruzados, mesmo  dando continuidade ao tratamento com as pílulas é preciso tomar alguma providência. Saber essas informações são importantes para quando reagir “Acabou a Cartela e a Menstruação não Veio”.

acabou-a-cartela-e-a-menstruacao-nao-veio-e-agora

Acabou a cartela e a menstruação não veio – O que devo fazer?

Acabou a Cartela e a Menstruação não Veio, O que fazer? A primeira coisa a fazer é um teste de gravidez, pois é preciso eliminar essa possibilidade, já que continuar o uso da pílula contraceptiva grávida pode prejudicar a formação do feto.

Existe uma grande quantidade de mulheres que engravidam utilizando a pílula, pois, é possível engravidar tomando anticoncepcional, principalmente quando:

  • Há esquecimentos de uma ou mais pílulas durante a cartela;
  • A mulher não respeita a ingestão da pílula sempre no mesmo horário e atrasa com freqüência;
  • Fazer outros tratamentos de saúde com medicamentos que cortam a eficácia da pílula ( é importante ler a bula e conhecer a lista completa desses medicamentos);
  • Tem vômitos e diarréias após 4 horas de ingestão da pílula;

A mulher pode estar grávida se acabou a cartela e a menstruação não veio, mas também, pode não significar absolutamente nada. Em muitos casos, a menstruação simplesmente não vem devido alguma alteração hormonal temporária, mas isso não pode se repetir com freqüência e há necessidade de procurar ajuda médica.

É importante agir com tranquilidade, então a mulher deve continuar o uso da pílula, enquanto isso, investigue se não está grávida. Havendo confirmação de que não está, prossiga o tratamento e dê atenção aos próximos ciclos, notando a ausência menstrual freqüente, avise ao ginecologista.

Caso, a gravidez for confirmada, suspenda o uso da pílula anticoncepcional e dê início ao pré natal para garantir que está tudo bem com a sua saúde e a do feto.

Acabou a Cartela e a Menstruação não Veio, Estou grávida?

Geralmente, a mulher já pode fazer o teste de gravidez desde os primeiros dias de atraso menstrual. Em algumas, os primeiros sintomas começam a aparecer como:

  • Inchaços e cólicas;
  • Náuseas, vômitos;
  • Corrimento;
  • Cansaço;
  • Intolerância a cheiros fortes;
  • Espinhas e erupções na pele;
  • Aumento da urina;
  • Sono excessivo;
  • Irritabilidade e outras alterações de humor;

Acabou a Cartela e a Menstruação não Veio, Estou grávida? É correto fazer o exame de gravidez?  Sim, O teste sanguíneo é  o mais preciso, no entanto, o teste de farmácia costuma funcionar muito bem. Se após 10 dias de menstruação atrasada o teste der negativo, é muito provável que a mulher não esteja grávida.

Mas, se a mulher não estiver convencida do resultado de farmácia, pode repetir depois de 2 dias. Se der negativo, a mulher pode prosseguir o uso da pílula de forma tranquila.

Caso der positivo, é indicado procurar o ginecologista para fazer um exame de sangue para identificar a quantidade de Beta HCG presente na corrente sanguínea e dar inicio ao acompanhamento da gravidez.

Se acabou a cartela e a menstruação não veio é importante observar os sinais do seu corpo. Se não for uma gravidez, marque uma consulta médica para descartar eventuais problemas de saúde.

Gostou do nosso artigo sobre “Acabou a Cartela e a Menstruação não Veio”? Compartilhe!

Imagens- fatosdesconhecidos.com.br           pacificwomenscenter.com

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


19 − dezoito =