Adesivo Anticoncepcional – EVRA, Como Usar, Vantagens e Desvantagens

adesivo-anticoncepcional

Nesse artigo, vamos falar tudo o sobre o adesivo anticoncepcional, como funciona, vantagens, desvantagens, como usar, riscos, contraindicações e outros.

O mercado oferece uma infinidade de métodos contraceptivos que podem ser utilizados para evitar uma gravidez indesejada, entre eles está os adesivos patchs. Quando colados na pele, eles liberam o estrogênio e a progesterona na circulação sanguínea pelo período de 7 dias.

Continue lendo…

Como funciona o adesivo anticoncepcional – EVRA

O EVRA é o único método contraceptivo em forma de adesivo, é muito semelhante ao um band AID, porém bege e quadrado que deve ser aplicado na pele, especialmente nas costas, braços ou barriga.

A embalagem do adesivo anticoncepcional vem com 3 unidades, pois deve ser usado por 3 semanas, na última semana do mês, a mulher pausa para menstruar. Cada adesivo contém 150 mg de noregestromina e 20 mg de etinilestradiol.

Como Usar

O adesivo deve ser aplicado sobre a pele no primeiro dia da menstruação, deixe por 7 dias consecutivos, não pode tirar em nenhum momento. No 8º dia, ele deve ser trocado por um novo adesivo.

Cada ciclo deve ser usado 3 adesivos, ou seja, haverá 3 trocas a cada 7 dias. Depois há uma pausa de 7 dias, onde vai ocorrer a menstruação, posteriormente os 7 dias, o uso do adesivo recomeça em novo ciclo.

O adesivo anticoncepcional deve ser colado em regiões como braços, barriga, costas, bumbum, o ideal é evitar regiões mais sensíveis como as mamas. Esse produto possui uma ótima aderência, não é comum se desprender facilmente, no entanto, é bom estar sempre atenta, já que a ação dos hormônios que impedem a ovulação age diretamente na corrente sanguínea.

Caso, o adesivo desprender da pele pelo período de até 24 horas, é possível recolocar o mesmo adesivo, entretanto, se esse prazo ultrapassar é necessário colocar um novo adesivo, veja como proceder em caso de esquecimento.

O que fazer em caso de esquecimento do adesivo anticoncepcional

Se houver esquecimento do EVRA na primeira fase do ciclo (depois da pausa para menstruação) você não está protegida, portanto, use preservativo, espermicida ou outro método de barreira por 7 dias. Mesmo assim, aplique o adesivo assim que lembrar.

Se o esquecimento for na segunda semana do clico, troque assim que lembrar, se o esquecimento for de 1 a 2 dias, não precisa usar outro método adicional, está protegida.

No entanto, se o esquecimento ultrapassar 2 dias na segunda ou terceira, é preciso recomeçar um novo ciclo e usar método de barreira adicional por 7 dias. Não faça a pausa de 7 dias sem o adesivo, recomece um novo ciclo.

Quanto mais esquecimentos houver, maiores são as chances de engravidar.

Vantagens e desvantagens

 

adesivo-anticoncepcional-vantagens-e-desvantagens

 

Como não existe nenhum método contraceptivo perfeito, vamos mostrar as vantagens e desvantagens do adesivo. Confira:

Vantagens

  • O adesivo anticoncepcional é prático quando comparado com a pílula, pois possui menos riscos de esquecimento;
  • É muito fácil de utilizar;
  • Não possui interação medicamentosa, além disso, sobrecarrega menos o fígado;
  • Reduz riscos de câncer de ovários e endométrio;
  • Regula o ciclo menstrual e diminui os sintomas da TPM;
  • Possui menos hormônios, já que eles são absorvidos pela corrente sanguínea lentamente;
  • A absorção dos hormônios é pela pele e não pelo intestino, é menos agressivo para o organismo.

Desvantagens

  • É preciso lembrar de trocar adesivo semanalmente, caso haja muitos esquecimentos, a mulher pode engravidar;
  • Possui efeitos colaterais (dores abdominais, irritação na pele, infecções vaginais, queda de cabelo, aumento de apetite, náuseas, vômitos, alterações hormonais, retenção de líquidos e depressão).

Contraindicações

As contraindicações são iguais das pílulas contraceptivas, portanto, mulheres que apresentam as condições abaixo, não podem usar esse medicamento.

  • Mulheres acima de 90 KG (eficácia pode ser reduzida);
  • Portadoras de câncer;
  • Histórico de AVC, ataque cardíaco, trombose, embolia pulmonar, hepatite, icterícia, tumor hepático, insuficiência hepática;
  • Hipertensas;
  • Diabéticas;
  • Pacientes com problemas neurológicos;
  • Alérgicas;
  • Mulheres na menopausa.

Adesivo anticoncepcional causa menos trombose do que a pílula?

Isso é um mito. Inclusive existe um risco aumentado das mulheres de desenvolver trombose durante o uso do adesivo EVRA. Esses dados são da FDA, o respeitado órgão dos Estados Unidos que regulamenta alimentos e medicamentos no País.

Os estudos realizados por eles afirmam que o adesivo anticoncepcional oferece mais exposição a trombose do que as pílulas orais, por isso, pacientes que possuem histórico na família e predisposição para a doença não devem utilizar o adesivo.

A bula do EVRA informa que a trombose não está relacionada ao tempo de uso do contraceptivo hormonal, os riscos desaparecem após a interrupção do adesivo. Geralmente, o começo do tratamento traz mais riscos, inclusive quando a mulher faz pausas superiores de 4 semanas e depois retorna o uso.

Mediante esses fatos, é importante manter uma rotina de cuidados médicos, realizar exames e verificar as condições de saúde durante o uso de hormônios para prevenir a gravidez.

Adesivo anticoncepcional engorda

A bula do adesivo EVRA informa como efeito colateral o inchaço devido a retenção de líquidos e alterações no apetite que podem levar ao ganho de peso, isso pode ocorrer se a mulher não cultivar uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos.

Nenhum método contraceptivo, incluindo o adesivo anticoncepcional engordam pelo simples fato de utilizá-los, ele pode provocar reações adversas que fazem com que a usuária fique inchada e ingira alimentos em maiores quantidades. No entanto, são sintomas controláveis.

Informe ao seu médico se houver muitos incômodos durante o uso do adesivo anticoncepcional. O profissional fará uma avaliação onde poderá decidir pela troca do método contraceptivo.

 

Fontes: 1, 2, 3

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


15 − 15 =