Anticoncepcional Alexa – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

Alexa é um método contraceptivo hormonal oral muito popular entre as mulheres devido seu custo x benefício. Nesse artigo, vamos trazer todas as informações dessa pílula anticoncepcional como sua composição, modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Alexa

O anticoncepcional Alexa evita a gravidez, mas também ajuda a regularizar o ciclo menstrual da mulher e combater alguns sintomas da TPM como cólicas, dores de cabeça e outros incômodos desagradáveis.

Composição 

O anticoncepcional Alexa é composto por dois hormônios ( gestodeno 0,060 mg e etinilestradiol 0,015 mg). Além de seus excipientes corante alumínio laca amarelo crepúsculo 6, macrogol, talco, álcool isopropílico, acetona e água purificada, cloreto de metileno, álcool etílico, polímero catiônico do ácido metacrílico, dióxido titânio,lactose, celulose microcristalina, povidona, croscarmelose sódica, estearato de magnésio.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Alexa

A cartela do Alexa possui 24 comprimidos que devem ser ingeridos diariamente sempre no mesmo horário. Caso, a mulher não tenha utilizado nenhum método contraceptivo oral no mês anterior, é preciso iniciar o Alexa no primeiro dia da menstruação.

Após os 24 comprimidos ingeridos, deve haver uma pausa de 4 dias onde vai ocorrer o sangramento por privação hormonal. No 5º  dia  uma nova cartela do anticoncepcional deve ser iniciada.

Para mulheres que estão fazendo a transição de método contraceptivo para o anticoncepcional Alexa , é essencial ler a bula e ver qual é o procedimento correto mediante a forma de prevenção utilizada atualmente.

O que fazer em caso de esquecimento?

Se o esquecimento for inferior a 12 horas a eficácia do medicamento permanece, é preciso tomar a pílula esquecida e os demais comprimidos no horário habitual. Porém, se esse atraso ultrapassar, há mais riscos de engravidar, por isso, siga o procedimento indicado na bula.

– Tome a pílula esquecida assim que lembrar, continue as demais no horário habitual, porém outro método de barreira ( preservativo) deve ser inserido nos próximos 7 dias.

Caso, o esquecimento for de um comprimido antes do fim do período de 7 dias, não pode haver pausas, assim que terminar a cartela, inicie uma nova para não ter nenhum intervalo entre as doses.

Quanto mais esquecimentos ocorrerem em um ciclo, mais chances a mulher tem de engravidar. Leia a bula e buque orientação médica se houver mais alguma dúvida.

Efeitos Colaterais 

Algumas mulheres sentem mais os efeitos colaterais nas pílulas contraceptivas, enquanto que outras não. Conheça os sintomas do anticoncepcional Alexa:

  • Náuseas e vômitos;
  • Retenção de líquidos ( aumento de peso);
  • Dores de cabeça;
  • Predisposição para infecções vaginais;
  • Agravamento da endometriose;
  • Trombose;
  • Aumento de pressão arterial;
  • Escapes;
  • Erupções na pele;
  • Dor nas mamas;
  • Intolerância a lentes de contato;
  • Amenorréia;
  • Acnes.

Contraindicações

Não utilize o anticoncepcional Alexa se você possui os problemas de saúde abaixo:

  • Pressão alta grave;
  • Doenças hepáticas;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Histórico de trombose ou AVC ( acidente vascular cerebral);
  • Síndrome de Rotor e de Dubi Johnson;
  • Hiperplasia endometrial;
  • Porfíria;
  • Sangramento vaginal sem uma casa aparente.

Mulheres grávidas e lactantes também não podem utilizar o anticoncepcional Alexa.

Se você faz tratamento com medicamentos para alguma condição de saúde e utiliza antibióticos, anticonvulsivantes, antivirais e remédios para a pressão alta é importante consultar a bula do anticoncepcional Alexa, pois esses  medicamentos podem diminuir a eficácia do contraceptivo.

Benefícios 

anticoncepcional-AlexaO anticoncepcional Alexa previne a gravidez com alta eficácia quando ingerido de forma correta seguindo todas as recomendações que estão na bula. A pílula também oferece outros benefícios para as mulheres, especialmente as que precisam regular o fluxo menstrual e diminuir os efeitos da TPM como cólicas, dores de cabeça e outros sintomas desagradáveis  dessa fase.

É claro que cada organismo responde ao tratamento de uma forma diferente, mas no geral, as usuárias do anticoncepcional Alexa se mostram bastante satisfeitas com os resultados, além disso, o medicamento tem um preço acessível conferindo facilidades para a aquisição.

Anticoncepcional Alexa Engorda?

Muitas mulheres estão em busca de um produto milagroso que além de evitar a gravidez confira muitos benefícios e um deles é não engordar. A boa notícia é que existe um mito muito grande por trás das pílulas hormonais dizendo que elas engordam.

Na realidade, engordar e aumentar de peso nem sempre é a mesma coisa. Geralmente as pílulas orais possuem uma grande quantidade de hormônios que facilitam a retenção de líquidos no organismo da mulher, fazendo com que o peso na balança aumente. No entanto, elas não ganharam gordura, somente acumulo de líquidos que pode ser eliminado através de bons hábitos alimentares e com exercícios físicos regulares.

O anticoncepcional Alexa não engorda, ele retém líquidos. Geralmente isso ocorre nos primeiros 3 meses de uso, onde o organismo está passando por fase de adaptação. No entanto, esse problema tende a se resolver com o tempo de uso.

Caso o seu organismo está retendo muito líquido, é importante procurar o médico para analisar outras causas de saúde, nem sempre o culpado é a pílula contraceptiva.

Aliado ao anticoncepcional Alexa, mantenha um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercícios físicos regulares e consultas periódicas ao seu médico. Com essas medidas, é possível que seu organismo não retenha tantos líquidos e não promova o aumento de peso.

Anticoncepcional Alexa Causa Acne?

Um dos efeitos colaterais do anticoncepcional Alexa é o aparecimento de acnes e erupções na pele. É claro, que não vai acontecer com todas as mulheres, mas é uma possibilidade principalmente pra as que possuem predisposição para essa inflação cutânea.

Para evitar que isso aconteça, é importante consultar um médico para uma avaliação clínica antes de iniciar qualquer tratamento hormonal. Existem pílulas para diversas situações e somente um profissional pode recomendar a que melhor se adapta para a  sua necessidade.

Preço

O preço médio do anticoncepcional Alexa com 24 comprimidos é de R$ 23,00.

Bula

O fabricante do medicamento é a EMS. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


oito − seis =