Anticoncepcionais que Não Engordam – Quais são? Como escolher

anticoncepcionais-que-nao-engordam

Milhares de mulheres em todo o mundo utilizam anticoncepcionais hormonais, seja de uso oral, injetável, adesivo, implante e intra uterino. No entanto, é preciso lembrar que todos possuem efeitos colaterais que podem variar de mulher para mulher.

A preocupação que se sobressai entre a maioria das mulheres é a possibilidade de aumentar o peso devido a anticoncepcional. Por isso, resolvemos fazer algumas pesquisas e escrever esse artigo sobre os anticoncepcionais que não engordam. Continue lendo…

Por que os anticoncepcionais engordam?

Os medicamentos hormonais para evitar a gravidez são carregados de efeitos colaterais,  a combinação dos hormônios permite reações diferentes em cada organismo que podem ser náuseas, vômitos, alergias e predisposição para desenvolver algumas doenças graves conforme relata as bulas.

A questão de que os anticoncepcionais engordam ainda é uma grande polêmica, pois estudos médicos afirmam que esses medicamentos não acumulam gordura no organismo, mesmo que muitas estatísticas apontam para dados contrários.

Segundo os profissionais da saúde, o problema está voltado para o ” estrogênio”, esse hormônio é o grande vilão responsável pela retenção de líquidos no organismo da mulher. Quando o corpo incha  pode resultar em um aumento de peso na balança.

De acordo com as informações médicas, uma pessoa tem capacidade de reter líquidos nas células do organismo  que pode chegar a 5% do peso corporal. Em alguns casos, essa mudança não aparece fisicamente, mas em outros pode pesar na balança.

O que é preciso lembrar, é que esse líquido é eliminado pela urina, ele não fica permanentemente no corpo da mulher como se fosse gordura, por isso, muitos médicos afirmam que engordar com anticoncepcionais pode ser um mito.

Na busca por anticoncepcionais que não engordam  as mulheres recorrem ao ginecologista. A boa notícia, é que hoje existem pílulas modernas diuréticas e que não tem retém líquidos no organismo. Confira:

5 pílulas anticoncepcionais que não engordam

A última geração de pílulas contraceptivas atendeu o pedido das mulheres com relação a diminuição da retenção de líquidos. Portanto, elas são uma opção para quem não quer alterar o peso, mas, antes de ingerir esses medicamentos com hormônios, é necessário orientação médica, pois eles tem efeitos colaterais e contra indicações.

1- Yasmin

No topo da lista dos anticoncepcionais que não engordam está a pílula Yasmin. Tem bastante indicação médica devido o efeito diurético que ajuda a mulher a eliminar o líquido retido nos tecidos.

Composto por Drospirenona 3mg Etinilestradiol 0,03 mg, esse medicamento contém 21 comprimidos. Antes de ingerir, leia a bula e conheça todos os efeitos colaterais e contra indicações.

2- Elani 28

Essa pílula anticoncepcional não engorda porque possui a mesma formulação do Yasmin. No entanto, é um medicamento de uso contínuo, a cartela vem com 28 comprimidos. Ambos são utilizados para tratar problemas andrógenos nas mulheres como acnes, crescimento de pelos e ovários policísticos.

3- Tamisa 20

A junção do gestodeno e o etinilestradiol presentes nessa pílula contraceptiva também ajudam a mulher na eliminação de líquidos, dando a sensação inclusive de emagrecimento. Esse medicamento possui a versão com 21 comprimidos e a ” Sem parar” de uso contínuo.

O Tamisa 20 possui 20mcg de etinilestradiol, enquanto que o Tamisa 30 possui 20 mcg de etinilestradiol.

4- Mínima

Essa pílula contraceptiva também possui os hormônios gestodeno e etinilestradiol que ajudam inibir a retenção hídrica. A cartela vem com 24 pílulas ativas e 4 inativas.

5- Yaz

Na lista dos anticoncepcionais que não engordam está o Yaz, esse medicamento combate a retenção de líquidos. A caixa vem com 24 comprimidos.

anticoncepcionais-que-nao-engordam-quais-sao

Efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais que não engordam

Na pressa de definir um medicamento que não cause o aumento de peso muitas mulheres tomam a decisão errada de ingerir medicamentos sem orientação médica. É importante saber que todas possuem efeitos colaterais e contra indicações.

Alguns estudos demonstram que as  pílulas modernas possuem mais chances de ocasionar problema de trombose nas mulheres, por isso se você tiver predisposição a essa condição de saúde ou possui alguém na família com histórico é aconselhável não fazer uso.

Procure um ginecologista, somente ele poderá avaliar o seu histórico clínico de saúde e indicar o melhor medicamento.

Anticoncepcionais injetáveis que não engordam

A praticidade da injeção anticoncepcional faz com muitas mulheres optem por esse método de prevenção de gravidez. Alguns médicos orientam que a paciente faça uso no período de no máximo de 2 anos da injeção, pois a longo prazo pode acarretar mais retenção de líquido e outros efeitos desagradáveis.

Existem no mercado os anticoncepcionais injetáveis mensal e trimestral, a escolha deve ser levado em conta a saúde da mulher e seu histórico clínico, portanto, somente um ginecologista poderá fazer essa avaliação.

No geral, é constatado que entre os anticoncepcionais que engordam estão os injetáveis, isso porque eles acumulam mais líquidos no organismo feminino devido sua forma de aplicação.

Com base nos relatos das usuárias,  algumas marcas demonstraram que causam menos inchaço entre eles: Depo provera, Perlutan e Mesigyna.

Como escolher anticoncepcionais que não engordam?

As reações dos métodos contraceptivos hormonais podem variar de acordo com o organismo de cada mulher, em algumas, o peso não é alterado mesmo com anos de uso. Por isso, os especialistas recomendam o acompanhamento médico para avaliar as escolhas e se necessário trocar a forma de prevenção.

Com relação ao implante contraceptivo, SIU intra uterino e o adesivo é comum ouvir queixas de retenção de líquidos, porém, são menores quando comparado com a pílula e a injeção.

É importante lembrar que tirando a pílula e o adesivo, os outros métodos são mais prolongados, por isso, se houver efeitos colaterais desagradáveis fica mais difícil interromper o uso.  A orientação de um profissional é essencial na hora da escolha.

Apesar de existirem anticoncepcionais que não engordam, é preciso ficar atento a outros fatores que podem acarretar aumento de peso, como por exemplo: Alimentação desequilibrada, falta de exercício, problemas emocionais, metabolismo e o avanço da idade que pode contribuir para essa alteração corporal.

Imagens-    dicasdemulher.com.br             vix.com

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


16 + quinze =