Anticoncepcional Injetável – Engorda? Vantagens e Desvantagens

anticoncepcional-injetavel

 

A praticidade de não precisar tomar a pílula contraceptiva todos os dias têm levado as mulheres a optar pelo anticoncepcional injetável. Esse método para evitar a gravidez é uma alternativa que pode ser aplicada mensalmente ou trimestralmente.

A ação da injeção é semelhante da pílula contraceptiva, apesar de alta eficácia, esse método apresenta efeitos colaterais e contra indicações. Por isso, nesse artigo, vamos falar sobre sua composição, eficácia, como funciona e as vantagens e desvantagens do anticoncepcional injetável. Continue lendo.

Composição do anticoncepcional injetável

O de uso mensal é composto por estrogênio e progesterona, enquanto que o trimestral apenas pela progesterona. A injeção deve ser adquirida com indicação médica, a aplicação é feita na farmácia via intramuscular,  geralmente na região glútea ou no braço.

A ação do anticoncepcional injetável é igual da pílula, como é aplicado uma vez ao mês ou a cada três meses o organismo absorve lentamente pela corrente sanguínea.

Eficácia do anticoncepcional injetável

De acordo com especialistas a injeção é mais eficaz do que a pílula contraceptiva. A diferença é muito pequena, pois é levada em consideração as falhas da pílula por causa dos esquecimentos e erros na ingestão que prejudica de uma forma considerável a sua eficácia.

Problemas gastrointestinais também podem contribuir para a não absorção da pílula, isso já não acontece com a injeção, que uma vez tomada, a mulher fica protegida o mês todo, ou no caso da trimestral, por 3 meses.

Como funciona o anticoncepcional injetável?

Tanto as pílulas contraceptivas como o anticoncepcional injetável tem o objetivo de suspender a ovulação, para conseguir esse efeito, os hormônios alteram o muco cervical do útero. Dessa forma, a passagem dos espermatozóides para encontrar o óvulo fica mais difícil.

Por causa do aumento da quantidade de hormônios na corrente sanguínea, o fluxo menstrual pode diminuir.

Como aplicar o anticoncepcional injetável

Para garantir a  sua eficácia é indicado que seja aplicado por um profissional da saúde experiente, na farmácia, eles estão habituados a realizar esse procedimento. O glúteo e o braço são as regiões mais apropriadas para fazer a aplicação.

Se a injeção for mau aplicada pode ocorrer complicações como: Vermelhidão na região, inchaço, dor, endurecimento e nos casos mais graves a paralisia do músculo.

O indicado para começar o uso do anticoncepcional injetável é no primeiro dia da menstruação. Depois é importante seguir a recomendação da marca escolhida para a segunda dose que geralmente é cada 30 dias ( mensal) ou a cada 90 dias ( trimestral).

Mas, é preciso levar em conta o que diz a bula de cada medicamento em específico. No caso do Perlutan é indicado o seu uso entre o 7º e o 10º do ciclo. A mulher deve buscar orientação médica para não errar as datas  de retorno das outras doses.

Quando esse método é iniciado, é importante aliar um preservativo nos primeiros 10 dias para evitar a gravidez.

anticoncepcional-injetavel-funciona

 

Vantagens e desvantagens do anticoncepcional injetável

Não existe nenhum método contraceptivo 100%, todos apresentam prós e contras. Por isso, a mulher deve buscar conhecimento sobre todos os métodos e avaliar qual deles se encaixa no seu estilo de vida. Não podemos esquecer que a avaliação médica é essencial para atestar se as condições de saúde são favoráveis para utilizar anticoncepcional injetável.

Conheça as vantagens e desvantagens do anticoncepcional injetável.

Vantagens

  • Redução do fluxo menstrual – É benéfico para mulheres que possuem um grande volume de menstruação;
  • Evita o esquecimento das pílulas – Por isso, é considerado um método eficiente, no entanto, é importante lembrar de fazer as doses seguintes na data correta;
  • Não muda a fertilidade da mulher- Assim que deixar de aplicar as injeções, é possível engravidar. No entanto, alguns médicos indicam que esse método não seja utilizado por mais de 2 anos consecutivos, mas sim, fazer uma pausa para não causar complicações à saúde ou alterar a fertilidade;
  • Redução de doenças como câncer do endométrio, doenças mamárias, cistos nos ovários e doença inflamatória pélvica;
  • Indicado para mulheres que ingerem medicamentos de uso contínuo;
  • Alternativa para mulheres que não podem tomar pílulas devido alguma intolerância;
  • Ajuda a combater os sintomas da TPM como dores de cabeça e cólicas;
  • Evita anemia, já que reduz o fluxo menstrual;

Desvantagens

  • Efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dores de cabeça, ansiedade, mau humor, inquietação, redução na densidade mineral óssea;
  • Inchaço e retenção de líquidos promovendo um ligeiro aumento de peso;
  • Amenorréia – Falta de menstruação em alguns meses;
  • Escapes – No início pode ocorrer sangramentos fora da menstruação;
  • Não possui proteção contra doenças sexualmente transmissíveis;
  • Não é indicado que a aplicação do anticoncepcional injetável seja feita pela própria mulher;
  • Não pode ser aliado com cigarros devido a quantidade hormonal, pois há mais riscos de problemas cardiovasculares;
  • Em alguns casos, a mulher não consegue engravidar assim que para de aplicar a injeção, principalmente se utilizou esse método por muito tempo. A fertilidade volta somente após um período de 6 meses a 1 ano;
  • Problemas com acnes e espinhas na pele;
  • Mesmo sendo injetável, a maioria das injeções possuem interações medicamentosas;
  • Se a mulher não se adaptar ao método, não tem como suspender o uso imediatamente, terá que esperar passar o período indicado na bula do medicamento;

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens do anticoncepcional injetável é recomendado que você procure orientação médica para saber se esse método é a melhor escolha para o seu caso.

No mercado, existem muitos anticoncepcionais injetáveis. Entre as principais marcas mais utilizadas estão: Perlutan, Noregyna, Depo Provera e Mesygina.

Imagens-   boaformaesaude.com.br          paragraph22.bg

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


quatro × quatro =