Benefícios do Anticoncepcional – Emagrece? Pele e Cabelo

beneficios-do-anticoncepcional

Há muitos anos a pílula contraceptiva e outros métodos hormonais como implantes subcutâneos, SIU intra uterino, injeções e adesivos vem sendo utilizados não só para evitar a gravidez. Principalmente quando se trata das pílulas, já que hoje existem uma classe que ajuda as mulheres com benefícios adicionais.

Nesse artigo, você vai conhecer todos os benefícios do anticoncepcional para a saúde, pele e para os cabelos. Continue lendo.

Benefícios do anticoncepcional para a saúde

A ingestão de hormônios é alvo de discussão em muitos debates, há divergências entre usuários e até entre os médicos. Alguns defendem que as pílulas podem trazer mais benefícios do que malefícios, enquanto que outros, pensam ao contrário.

Muitas mulheres não ingerem a pílula somente para evitar a gravidez, elas utilizam para ganhar mais qualidade de vida mediante algumas condições de saúde como:

1- Controle do fluxo menstrual

Um dos benefícios do anticoncepcional é justamente inibir o grande volume sanguíneo da menstruação. Muitas mulheres sofrem nesse período e a ação dos hormônios ingeridos todos os dias fazem com que o fluxo seja regularizado e com isso, a mulher menstrua menos e na periodicidade correta.

2- Reduz os sintomas da TPM

Já é comprovado que as mulheres que ingerem pílulas usufruem de um dos benefícios do anticoncepcional que é o livramento das cólicas, inchaços e mal estar geral nos dias que antecedem a menstruação, a famosa TPM.

Para quem sofre com sintomas fortes, a pílula é uma das melhores soluções para proporcionar bem estar nesses dias.

3- Combate a SOP ( Síndrome dos Ovários Policísticos)

Essa condição de saúde é caracterizada pelo crescimento de múltiplos cistos no ovário, com isso, a mulher começa sentir pele muito oleosa, aparecimento de acnes, nota o crescimento de pêlos no rosto, costas e glúteos, além das irregularidades no período menstrual.

A maioria das mulheres que tem esse distúrbio são medicadas com pílulas anticoncepcionais específicos para regularizar o quadro e eliminar esses sintomas.

4- Pode reduzir riscos de câncer de ovário e de endométrio

Algumas pesquisam apostam que um dos benefícios do anticoncepcional a longo prazo é a diminuição dos riscos de câncer ovariano e do endométrio. Os dados foram baseados através da avaliação de mulheres que ingeriram pílulas por longos períodos e comparados com mulheres que não utilizaram hormônios orais.

Notou-se que o grupo de mulheres que fez uso das pílulas teve menos incidências dessas doenças com relação ao grupo que não o fez.

O uso da pílula também reduz o crescimento de miomas uterinos ( tumor benigno que cresce dentro do útero).

anticoncepcional-e-beleza

Benefícios do anticoncepcional para a pele

Atualmente muitas mulheres utilizam a pílula contraceptiva para tratar problemas de oleosidade excessiva na pele. As causas do problema de pele oleosa podem ser genéticas ou decorrentes de desequilíbrios hormonais. No entanto, fatores temporários como má alimentação, estresse e exposição a ambientes quentes com vapor oleoso podem contribuir para a produção exagerada de sebo.

A pele é responsável pela eliminação de gorduras que são formadas com o suor, mas quando as glândulas sebáceas trabalham mais do que a normalidade, a pele se torna muito gordurosa e com os poros dilatados.

Quando essa condição é decorrente de desequilíbrio hormonal ( excesso de hormônios masculinos), ela pode ser tratada com pílulas com efeito antiandrogênico. Já existem muitas no mercado e vão ajudar a mulher ter uma pele mais lisa, bonita e sem oleosidade, além de prevenir a gravidez.

Benefícios do anticoncepcional para acnes

Outro problema decorrente da oleosidade da pele é o aparecimento das acnes e espinhas que muitas vezes são formadas pelo excesso do hormônio andrógeno. As mulheres podem usufruir dos benefícios do anticoncepcional para eliminar essas inflamações.

Pílulas combinadas com os hormônios ciproterona, gestodeno e drospirenona são as mais utilizadas para tratar esse problema. São conhecidas no mercado como Diane 35, Selene, Yasmin, Yaz, entre outras. Enfim, são vários anticoncepcionais que deixam a pele bonita.

Benefícios do anticoncepcional para os cabelos

O couro cabeludo também sofre com a oleosidade excessiva, pois gera condições desfavoráveis para que os fios cresçam de forma saudável, com isso, a queda de cabelo passa a ser a grande preocupação das mulheres.

Com a oleosidade, o couro cabeludo passa a ter problemas com a seborreia, uma condição que aumenta de forma excessiva a produção de sebo fazendo com que a caspa tome conta de toda a cabeça causando coceira, manchas que descamam, entre outros incômodos e constrangimentos relativos a essa condição.

As pílulas que combatem hormônios andrógenos podem ajudar a eliminar esse problema e deixar os cabelos mais bonitos e saudáveis.

Como aproveitar os benefícios do anticoncepcional?

Agora que você viu que as pílulas contraceptivas promovem muitos benefícios para a saúde, pele e cabelos quer usufruir disso também. Mas, tenha calma, e não  se automedique.

Para que o medicamento cumpra o que foi proposto ele precisa ser adequado a cada organismo. Por isso, o médico deve ser consultado para saber se você pode utilizar pílulas contraceptivas, pois há muitas contra indicações e efeitos colaterais.

É importante avaliar se a mulher não tem nenhum outro problema com diabetes, pressão alta, doenças no fígado  ou histórico clínico de doenças do coração, trombose, AVC bem como sua predisposição genética para o desenvolvimento dessas condições.

Levando em conta todos esses cuidados e acompanhamento médico fica muito mais fácil seguir um tratamento eficiente e que realmente traga resultados. Além disso, a mulher ficará mais tranquila em saber que está fazendo a coisa certa.

Os benefícios do anticoncepcional existem e são muitos. Por isso, não ingira medicamentos sem orientação médica, pode ser muito arriscado para a saúde.

Imagens- osul.com.br       peleemdia.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezesseis − 10 =