Calendário Menstrual – Calcular Período Fértil e Ciclo Menstrual

calendario-menstrual

O interesse de muitas mulheres em conhecer o seu próprio calendário menstrual despertou o mercado tecnológico, por isso, já existem aplicativos no celular que ajudam a mulher fazer os cálculos.

É essencial que a mulher tenha conhecimento do seu ciclo menstrual, além da liberdade de prevenir a gravidez é também possível planejar o nascimento de um bebê através dessas simples regras.

Se você quer aprender tudo o seu calendário menstrual, continue lendo esse artigo e saiba como funciona o seu clico menstrual e calcule o seu período fértil.

Calendário menstrual – Entenda como funciona seu ciclo menstrual

O clico menstrual geralmente possui 28 dias, no entanto, ele pode variar de acordo com o organismo de cada mulher. Suas variações ficam entre 21 a 35 dias, em alguns casos, esses intervalos, tanto curto como longos podem apontar alguns problemas de saúde como: Estresse, perda ou ganho de peso rapidamente, ovários policísticos, problemas na tireoide, entre outros fatores. Se essa condição se prolongar, procure orientação médica.

O calendário menstrual é dividido em 3 fases, que são: Fase folicular, fase ovulatória e fase lútea. Saiba mais sobre cada uma delas:

1- Fase folicular

No primeiro dia da menstruação é dado o início da fase folicular. O cérebro produz em maior quantidade o FSH ( hormônio folículo estimulante) e faz com os ovários amadureçam os óvulos, enquanto que  o estrogênio começa a sua ação preparando o útero para uma gravidez.

Essa primeira fase dura em média 12 dias.

2- Ovulação

A segunda fase do calendário menstrual começa assim que termina a primeira fase ( Fase folicular), ou seja, lá pelo dia 12, no entanto, é no dia 14º que começa a ovulação, ou seja, a mulher está fértil. Os níveis de estrogênio estão altos, a partir daí, o folículo se rompe e o óvulo é liberado para o útero, onde pode ou não ser fecundado para dar origem a uma gravidez.

É nessa fase que as mulheres podem sentir alguns sintomas que estão ovulando como inchaço, dores nas mamas e alterações de humor.

Geralmente, o óvulo pode sobreviver pelo período de 24 horas fora do ovário, é a partir daí que a gravidez pode ocorrer se ele tiver contato com um espermatozoide, já que esses podem ficar até 5 dias dentro do corpo feminino. Por isso, em alguns casos, a mulher pode engravidar se tiver relações alguns dias antes da ovulação.

calendario-menstrual-dias

3- Fase lútea

Do 14º até o 28º ocorre o que chamamos de fase lútea. A progesterona e o estrogênio começam a ser secretados dando o inicio ao período da TPM ( Tensão Pré Menstrual). Se não ocorreu a fecundação do óvulo, ou seja não houve gravidez, o folículo começa o processo de encolhimento dentro do ovário.

Com isso, o revestimento que estava no útero começa a descamar o que dá origem a menstruação e o começo de um novo clico menstrual.

No entanto, se houver a gravidez, o óvulo vai permanecer colado nas paredes do útero, então o organismo começa a produção de HCG, o hormônio que faz com esse folículo produza bastante estrogênio e progesterona para continuar mantendo esse revestimento uterino para formação da placenta.

Entendendo como funciona o calendário menstrual, muitas mulheres utilizam desse conhecimento para evitar a gravidez ou até mesmo planejá-la. Saiba como:

Calendário Menstrual – Período fértil

A chamada ” Tabelinha” é um método que se baseia no período fértil para evitar a gravidez, quando o clico menstrual da mulher é regular, pode-se dizer que é totalmente confiável.

Como margem, o calendário menstrual inclui o período fértil o dia da ovulação mais 3 dias antes e 3 dias depois. Então, sabendo que a ovulação acontece sempre na metade do ciclo, é essencial que a mulher saiba de quantos dias é o seu ciclo.

O exemplo dado é sempre de 28 dias, então, a ovulação é no dia 14, considerando 3 dias ( 11) e 3 dias depois (17). Nesse período de 11 a 17, a mulher poderá engravidar.

Entretanto, se a mulher não tiver o ciclo de 28 dias, ou se não sabe qual é ao certo. É preciso iniciar o processo de conhecimento do seu organismo. Para isso, comece avaliar e anotar todos os meses de quantos dias são o seu clico.

Para aplicar o método da tabelinha nesses casos, são feitas uma média dos últimos meses, são utilizados os dados do menor e do maior ciclo.Veja a fórmula.

( menor ciclo – 18) ( maior ciclo – 11) os resultados compreendem o início do período fértil e o final. Vamos dar um exemplo:

Menor ciclo 24 dias – 18 = 6

Maior ciclo 28 dias – 11 = 17

Então, do dia 6 ao dia 17 pode ocorrer a ovulação. Nesse caso, são dadas uma margem grande devido a menstruação desregulada. Portanto, é importante que a mulher saiba que dentro desses dias, ela poderá engravidar, já que não se consegue precisar exatamente o dia.

Já existem calculadores que fazem o cálculo na internet e nos aplicativos de celular, mas lembre-se que se o seu clico menstrual não é regulado, pode haver falhas, é melhor aplicar uma boa margem de segurança para não errar. Isso pode ser feito avaliando os últimos meses como foi feito no cálculo acima.

Outros fatores como estresse, mudanças bruscas de peso, alimentação e algumas doenças podem mudar o dia da ovulação. Por isso, fique atenta, se ainda não tiver pratica nesse cálculo, use algum método de barreira aliado a tabelinha. Ou se quiser engravidar, tenha relações sexuais no período fértil.

Se o seu clico menstrual for muito desregulado ou ausente, é indicado buscar orientação médica para avaliação da saúde.

Imagens-    prospectcentre.ca        saude.umcomo.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


3 × 2 =