Anticoncepcional Ciclo 21 – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

Ciclo 21 é um método contraceptivo hormonal oral utilizado para evitar a gravidez e regularizar o ciclo menstrual da mulher. Nesse artigo, vamos abordar tudo sobre o anticoncepcional ciclo 21, sua composição, modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Ciclo 21

As duas principais indicações do anticoncepcional ciclo 21 é a prevenção da gravidez, porém, seus componentes ajudam a regular o ciclo menstrual nas mulheres que possuem desequilíbrio hormonal.

Composição

Cada pílula do anticoncepcional ciclo 21 é revestida com levonorgestrel 0,15 mg e etinilestradiol 0,03 mg e demais excipientes laurilsulfato de sódio, croscarmelose sódica, macrogol, lactose, povidona, celulose microcristalina.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Ciclo 21

Se a mulher não usou nenhum método contraceptivo hormonal no mês anterior, o anticoncepcional ciclo 21 deve ser ingerido no 1º dia de menstruação. As pílulas devem ser tomadas sempre no mesmo horário na ordem indicada na cartela até que os comprimidos se acabem.

Posteriormente, é feita uma pausa de 7 dias, onde vai ocorrer o sangramento por privação. No 8º dia  é iniciada nova cartela seguindo as mesmas normas e horários para evitar que ocorram falhas na eficácia do medicamento.

Quando existe troca de método de contraceptivo para o ciclo 21 é preciso consultar a bula, pois a transição é diferente conforme o meio de prevenção utilizado atualmente ( mini pílula, implante, DIU).

O que pode interferir a eficácia?

anticoncepcional-ciclo-21O anticoncepcional ciclo 21 possui 99% de eficácia, geralmente  1 em cada 100 mulheres engravidam por ano devido aos esquecimentos, interações medicamentosas, vômitos e diarréias intensos após ingestão da pílula.

Para evitar o ocorrido, é preciso saber que alguns medicamentos como antibióticos, anti convulsivos, ervas de São João e outras drogas podem interferir na eficácia do anticoncepcional. A relação completa dessas drogas está na bula, é importante fazer uma leitura atenciosa para evitar uma gravidez indesejada.

Vômitos e diarréias, quando ocorrer no período de até 4 horas após a ingestão do anticoncepcional ciclo 21 também prejudicam a eficácia do medicamento. Se forem muito intensas, devem ser relatadas ao seu médico.

O esquecimento da pílula é um dos maiores causadores de falha do anticoncepcional. Quando esse atraso ocorre por mais de 12 horas do horário habitual, a prevenção fica totalmente comprometida havendo necessidade de seguir alguns procedimentos como:

– Tome o comprimido esquecido assim que lembrar, mantenha os outros nos horários habituais e utilize um método de barreira pelos próximos 7 dias. Caso, esses 7 dias ultrapassem a última pílula da cartela, é necessário emendar a próxima cartela, sem a pausa, isso evita o risco de ovulação.

Efeitos Colaterais 

As reações adversas do anticoncepcional ciclo 21 podem ocorrer no início do seu uso, embora, muitas mulheres não sentem absolutamente nada. Fique atento ao seu corpo, se os sintomas persistirem, relate ao seu médico:

  • Inchaço nos vasos sanguíneos;
  • Infecções na vagina;
  • Coceiras;
  • Intolerância a glicose;
  • Alterações no apetite;
  • Alterações de humor;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dores abdominais;
  • Dores de cabeça;
  • Pedras na vesícula;
  • Pancreatite;
  • Queda de cabelos;
  • Escapes;
  • Aumento de secreção nas mamas;
  • Alteração do fluxo menstrual;
  • Retenção de líquidos;
  • Acnes;

Contraindicações 

Algumas condições de saúde exigem um acompanhamento mais criterioso quando estão utilizando o ciclo 21, entre elas:

  • Mulheres diabéticas, depressivas e fumantes devem ser acompanhadas por um médico durante o uso do anticoncepcional;
  • Mulheres com histórico de trombose, embolia pulmonar, hipertensão não controlada, câncer de mama, doenças hepáticas e riscos de AVC ( acidente vascular cerebral).

Benefícios

Além de cumprir seu papel na prevenção da gravidez, o anticoncepcional ciclo 21 fornece outras vantagens para as usuárias como: Trata os problemas do ciclo menstrual como excesso de sangramento ou dismenorréia, irregularidades menstruais devido a distúrbios ovarianos e hemorragia no útero.

Anticoncepcional Ciclo 21 Engorda?

Os relatos que afirmam que o anticoncepcional ciclo 21 engorda freqüentemente são devidos a retenção de líquidos, que inclusive é apontada na bula. Porém, a pílula não tem esse poder de criar gordura no organismo, pois ela não possui calorias.

Mas por que ocorre a retenção de líquidos?

No período em que antecede a menstruação acontece uma variação nos hormônios femininos, e uma delas é ocasionada pela aldosterona, um hormônio responsável pela reabsorção renal do sódio. É por isso, que muitas mulheres tem a sensação de alguns quilos a mais, no entanto, o organismo tende a eliminar esses líquidos assim que a fase passar.

A retenção de líquidos ocorre principalmente nos primeiros 3 meses de uso do anticoncepcional ciclo 21, depois disso, o organismo se acostuma, por isso, algumas mulheres não tem essa queixa.

Caso, o seu corpo retém muitos líquidos mesmo após muito tempo de uso de contraceptivos hormonais  é importante procurar um médico para averiguar a causa e saber o que pode ser feito para eliminar esse problema.

Tenha um estilo de vida saudável, alie alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e boa ingestão de água para prevenir ataques de ansiedade e ganho de peso.

Anticoncepcional Ciclo 21 Causa Acne?

Podem ocorrer erupções na pele durante o uso do medicamento, mas isso, não significa que seja em todas as mulheres. Geralmente, as que possuem mais predisposição para o desenvolvimento de acnes e espinhas.

Antes de iniciar o uso do anticoncepcional ciclo 21 ou de qualquer outro método contraceptivo hormonal, procure um médico ginecologista para avaliação da sua saúde. É importante realizar exames ginecológicos para saber se o medicamento é indicado pra você, desse modo, são evitados os riscos de sofrer com efeitos colaterais adversos.

Preço

O preço médio do anticoncepcional Ciclo 21 com 21 comprimidos é em torno de R$ 6,00.

Bula

O fabricante do medicamento é a União Química Farmacêutica Nacional. Para ler a bular completa, clique aqui.

Outros Assuntos: