Ciclo Menstrual – Calcular Período Fértil e Dia Fértil

ciclo-menstrual

O ciclo menstrual é um processo obrigatório no corpo feminino que ocorre na fase fértil da mulher que geralmente vai dos 12 aos 45 anos de idade, ou seja, começa na primeira menstruação até a menopausa. À partir do primeiro dia de menstruação  é iniciado o ciclo que pode durar em média 28 a 30 dias. No entanto, existem períodos mais curtos de 21 dias e mais longos de 35 dias.

Nesse artigo, você vai saber tudo sobre o ciclo menstrual, as fases, irregularidades e como calcular o período fértil para engravidar ou prevenir a gravidez. Continue lendo..

Ciclo menstrual – Fases

É preciso que toda a mulher entenda o ciclo menstrual, ou seja, o que acontece em cada fase. Confira:

1ª Fase – FOLICULAR

O primeiro dia da menstruação é o marco que indica o início da primeira fase que  é chamada de folicular. É justamente nessa hora que há um aumento na produção de hormônio luteinizante que é responsável por liberar os óvulos no período fértil.

Do primeiro dia da menstruação até o 10º dia são preparados os folículos ovulatórios.

2ª Fase-  OVULATÓRIA

Aqui começa o conhecido período fértil, o óvulo maduro é liberado através das trompas para chegar no útero e fecundar o espermatozoide. Em um ciclo de 28 dias, essa fase começa no 14º dia, mas pode variar de acordo com o ciclo menstrual, já que ela acontece bem no meio.

O período fértil dura em média 7 dias.

3ª Fase – Lútea

Essa fase acontece nos últimos 10 ou 12 dias do ciclo menstrual e dura até o primeiro dia da próxima menstruação. Aqui a produção de progesterona continua para revestir o útero em caso de gravidez.

Quando não ocorre a gravidez, o folículo se encolhe e o revestimento do útero é eliminado iniciando a menstruação.

Ciclo menstrual – Período fértil e a tabelinha

Muitas mulheres utilizam o calendário menstrual para evitar a gravidez, outras, para engravidar. Pode -se definir que o período fértil é justamente a fase em que a mulher pode engravidar.

A mulher é muito diferente do homem, enquanto o sexo masculino pode produzir espermatozoides sempre,o organismo feminino só consegue ovular dentro de 1 a 7 dias, onde ocorre o período fértil.

É nesses dias que o óvulo fica aguardando o espermatozoide, caso isso não ocorra, o útero descama e a mulher menstrua eliminando todo o revestimento preparado para a acomodar o bebe.

Como fazer o cálculo da tabelinha?

Todos os meses a mulher tem chances de engravidar, até que ela não entre na menopausa. Por isso, é possível utilizar a tabelinha para saber quando está acontecendo a ovulação.

O calendário menstrual começa a contar a partir do primeiro dia da menstruação, após 10 dias, no máximo até 17, pode acontecer o período fértil. O dia exato, vai depender do ciclo menstrual de cada mulher. Apesar de durar apenas 24 horas, são contabilizados alguns dias  para garantir.

Já existem aplicativos no celular e calculadoras na internet que ajudam a mulher a fazer esse cálculo automaticamente. Portanto, se a mulher quer evitar uma gravidez, ela deve se prevenir nesses dias, pois as chances de engravidar são maiores.

Algumas mulheres que desejam engravidar, utilizam esse recurso para ter relações sexuais nesses dias, alguns aplicativos ajudam inclusive na medição de temperatura que aponta exatamente o pico de fertilidade, já que nesse período, a mulher apresenta um aumento na temperatura basal, que pode variar de 0,3 até 1 grau acima do normal.

O espermatozoide fica no organismo feminino por até 5 dias, por isso, pode ocorrer a gravidez fora do período fértil, embora, seja muito raro.

ciclo-menstrual-o-que-e

Ciclo menstrual  irregular

Na maioria das mulheres o período fértil ocorre na metade do ciclo com uma margem de garantia de 3 dias antes e 3 dias depois. No entanto, em mulheres com menstruação desregulada o cálculo da tabelinha é feito levando em conta esses atrasos.

Como não é possível precisar o dia certo da ovulação é dado mais dias de garantia. Quando a mulher não sabe qual é o seu ciclo menstrual, ela precisa marcar o período dos últimos 6 meses para fazer uma conta aproximada: Confira:

Ciclo mais curto – 18 =

Ciclo mais longo – 11 =

Na prática: Meu ciclo mais curto foi de 21 dias e o mais longo de 28 dias, então a conta fica assim:

  • 21 -18 = 3
  • 28 -11 = 17

O período fértil pode ser entre os dias 3 a 17. Por isso, a tabelinha não é muito indicada para mulheres com ciclo menstrual irregular.

Causas do ciclo menstrual irregular

Muitos são os fatores que podem contribuir para um ciclo menstrual irregular, quando ocorre de forma muito repentina é possível que seja de origem hormonal. No entanto, algumas mulheres podem apresentar uma fase folicular mais curta dando origem a ciclos menores como de 21 dias, mas isso, não é necessariamente um problema.

Ao perceber mudanças bruscas no ciclo menstrual, é importante buscar orientação médica, pois outros fatores podem estar envolvidos como:

  • Endometriose;
  • Ovários Policísticos;
  • Miomas no útero;
  • Câncer nos ovários;
  • Pólipos;
  • Estresse;
  • Ganho ou perda de peso de forma brusca;
  • Atividade física exagerada;
  • Uso de drogas;
  • DIU;
  • Troca de pílula contraceptiva;
  • Lactação;

O ciclo menstrual representa a fertilidade feminina, por isso, é essencial que a mulher preste atenção todos os meses se a menstruação está descendo sempre na mesma época ou está havendo uma alteração significativa na data. Busque orientação médica se notar qualquer anormalidade.

Imagens-   mdsaude.com        vix.com

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


15 + 19 =