Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais

contra-indicacoes-e-riscos-dos-anticoncepcionais

Entre os métodos contraceptivos mais utilizados no mundo está a pílula contraceptiva, no entanto, já existem muitos movimentos femininos que incentivam as mulheres a largarem o anticoncepcional hormonal devido seus efeitos desagradáveis e por outros motivos associados.

Como a decisão de utilizar hormônios é um direito de escolha da mulher, já existem uma grande fatia da população feminina que considera esse medicamento uma agressão ao organismo. Enquanto que alguns médicos defendem o seu uso dizendo que os benefícios são maiores do que possíveis efeitos negativos.

Diante de um assunto tão polêmico, a informação nunca é demais. Por isso, nesse artigo, vamos abordar sobre Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais ,  o que fazer para se prevenir da gravidez. Continue lendo.

Como saber se posso tomar anticoncepcional?

Algumas mulheres fazem relatos chocantes na internet sobre os efeitos das pílulas contraceptivas, muitos, se tornam virais e acabam ganhando muitas seguidoras que se identificam com o problema.

As Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais são relatados através de sintomas que levaram as mulheres ao hospital com trombose, embolia pulmonar, AVC e outras condições que fazem com muitas deixem de utilizar o método. O que a maioria reivindica é a informação médica com relação aos riscos, pois reclamam que no momento da indicação não há nenhum alerta.

Hoje em dia, existe muita informação na internet, é possível encontrar muitos artigos que alertam Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais, e, como ingerir a pílula de uma forma menos perigosa. Desse modo, pode ajudar a mulher a escolher o melhor anticoncepcional com a ajuda do ginecologista.

Como saber se posso tomar anticoncepcional? O grande erro das mulheres é ingerir pílulas sem orientação médica. O primeiro passo a ser feito é uma visita no ginecologista, mas vá preparada para questionar todas as dúvidas.

Peça para fazer exames, avaliar sua condição de saúde, seu histórico clínico, sua predisposição genética para alguma doença como a trombose. Demonstre interesse na sua saúde, leia a respeito e pesquise.

Após todos os exames e avaliação clínica, o médico vai informar se você pode ou não tomar anticoncepcional. Ele poderá sugerir algum em específico, mas se você já pesquisou e tem uma preferência poderá consultá-lo sobre isso.

É de extrema importância saber as Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais  antes de ingerir o medicamento.

Não posso usar anticoncepcional – O que fazer?

Se for constatado que você não pode usar anticoncepcional hormonal, então, esqueça essa ideia. Mas, isso não significa que você não possa se prevenir, pois existe anticoncepcional natural que permite evitar a  gravidez.

Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais , o ideal é que use:

  • DIU de cobre – É um dispositivo implantando na cavidade uterina que barra os espermatozóides;
  • Tabelinha – Um dos métodos mais antigos do mundo, onde a mulher controla o seu período fértil;
  • Coito interrompido – A retirada do pênis da vagina da mulher antes da ejaculação. Geralmente, esse método é utilizado aliado com a tabelinha;
  • Diafragma – Uma barreira colocada dentro da vagina da mulher para impedir a passagem de espermatozóide para o útero;
  • Billings – Método que avalia a espessura do muco cervical para saber se está no período fértil. Também pode ser usado com a tabelinha;
  • Temperatura Basal – Mostra a temperatura do corpo da mulher quando está ovulando, nessa fase é mais alta do que habitual, pode variar até 1 grau;
  • Preservativo feminino e masculino – Protege contra a gravidez e das doenças sexualmente transmissíveis;
  • Laqueadura – Método de prevenção definitivo feito por meio da esterilização do órgão reprodutor feminino;

Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais – Conheça os alertas mais graves

Os hormônios mexem muito com o organismo feminino, inclusivo a OMS ( Organização Mundial da Saúde) alertou que as pílulas que possuem dois hormônios combinados ( estrógeno e progestágeno) possuem mais riscos do que benefícios. Por isso, fique atenta a Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais.

 

contra-indicacoes-anticoncepcioanais-consultar-medico

Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais  – Saiba quem não pode usar anticoncepcional:

#Mulher obesas

Existem mais probabilidades de formar trombos e causar a trombose, AVC, embolia pulmonar. No entanto, em alguns casos ela é indicada, vai depender da orientação médica.

#Mulheres diabéticas

Geralmente a bula traz a informação que pacientes com diabetes com alteração nos vasos sanguíneos não devem utilizar anticoncepcional. Portanto, cada caso é avaliado pelo médico, se a diabetes não apresentar outros efeitos mais graves, a mulher poderá fazer uso. Sendo assim muito importante conhecer as Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais.

#Mulheres com pressão alta

Portadoras de hipertensão não controlada não podem usar hormônios. Em alguns casos pode ser liberado pelo médico quando a pressão possui uma faixa aceitável.

#Mulher com câncer de mama

Uso da pílula é contra indicado nesse caso.

#Mulheres com histórico de trombose

Pacientes que já tiveram a doença ou possuem alguma predisposição genética para o problema não devem fazer uso de métodos hormonais. Inclusive, se tiver alguém da família que já tenha tido o problema, é preciso avaliação médica.

#Mulheres que já tiveram AVC e problemas cardiovasculares

Totalmente contra indicado nesses casos.

#Mulheres fumantes e acima de 35 anos de idade

Devem evitar usar pílulas hormônios, pois o tabagismo associado a pílula aumentam drasticamente as chances de AVC ( Acidente Vascular Cerebral). A idade também é um fator de risco já que implica em maiores riscos de trombose.

#Mulheres que ingerem certos medicamentos contínuos

Na lista de Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais, estão as pacientes que fazem terapias antivirais e epiléticas, elas devem evitar as pílulas anticoncepcionais, pois além de prejudicar o organismo a eficácia contraceptiva é muito reduzida mediante o uso desses medicamentos.

Outras condições de saúde também inibem o uso da pílula como problemas no fígado, pâncreas, cardíacos, sangramento vaginal sem diagnóstico, lúpus, enxaqueca. Para mulheres em período pós parto e amamentando é preciso acompanhamento médico, pois nem todas as pílulas anticoncepcionais são indicadas nessa fase.

Agora que você já sabe Contra indicações e Riscos dos Anticoncepcionais . Cuide-se!

Imagens- multiplesclerosisnewstoday.com          dicassobresaude.com

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


16 − 16 =