Anticoncepcional Diad – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional Diad pilula do dia seguinte

O anticoncepcional Diad. é um método contraceptivo conhecido como a ” pílula do dia seguinte”. Geralmente é muito utilizado em casos de emergência após relações sexuais desprotegidas.

A seguir, vamos conhecer melhor as funcionalidades, modo de utilização, efeitos colaterais, contra-indicações, benefícios e outras informações do Diad.

 

A pilula do sia seguinte: Anticoncepcional Diad?

O anticoncepcional Diad é indicado para evitar a gravidez, porém, seu uso deve ser feito somente em casos emergenciais como: Relações sexuais sem preservativo, ruptura ou uso incorreto da camisinha, remoção do diafragma, cálculo incorreto da tabela menstrual, pílulas orais contínuas ingeridas de maneira irregular ou em casos de estupro.

 

Composição

O Diad possui a substância levonorgestrel, esse método só possui eficácia quando tomado até 72 horas após a relação sexual e não pode ser utilizado com freqüência devido a alta dosagem hormonal.

 

Como usar ou tomar

O anticoncepcional Diad é simples de usar, a embalagem do medicamento acompanha dois comprimidos e devem ser utilizados da seguinte maneira:

O primeiro comprimido deve ser tomado em até 72 horas ( 3 dias) após a relação sexual desprotegida. O segundo comprimido deve ser ingerido após 12 horas do primeiro.

 

Efeitos colaterais

anticoncepcional Diad

Primeiramente, o anticoncepcional Diad ( pílula do dia seguinte) não pode ser ingerido com freqüência, ou seja, não pode ultrapassar 1 vez por mês. Alguns médicos ginecologistas recomendam que sua utilização seja realmente esporádica de apenas 3 vezes ao ano.

Para se prevenir freqüentemente, é importante que a mulher busque outras alternativas contraceptivas, pois a quantidade de hormônios presentes nas pílulas do dia seguinte podem acarretar diversos malefícios para o organismo feminino.

Alguns exemplos podem ser a alteração do ciclo menstrual e o aumento de riscos de gravidez, já que sua eficácia pode ser comprometida quando usada de maneira incorreta.

Mesmo utilizando o anticoncepcional Diad conforme indicação da bula, a pílula do dia seguinte pode causar alguns efeitos colaterais, como:

  • Náuseas e vômitos
  • Cansaço
  • Tontura
  • Sensibilidade nos seios
  • Sangramentos irregulares

 

Contraindicações

Antes de utilizar o anticoncepcional Diad é muito importante avaliar as condições de saúde, pois algumas mulheres pensam que pela facilidade de uso esse método contraceptivo não possui contra – indicações, na verdade, é um ledo engano. Assim, como os outras formas de prevenção, a pílula do dia seguinte não pode ser utilizada em alguns casos, como:

  • Mulheres com problemas no fígado e no pâncreas
  • Mulheres com problemas vasculares ou tromboembolismo
  • Mulheres grávidas ou em fase de lactação
  • Mulheres que utilizam medicamentos que interferem na ação do contraceptivo como: Anticonvulsivantes e antibióticos como a tetraciclina, ampicilina e doxicilina.
  • Mulheres hipertensas
  • Mulheres obesas
  • Mulheres com doenças no sangue
  • Mulheres fumantes
  • Merecem atenção especial casos de mulheres com diabetes e doenças renais

A utilização da pílula do dia seguinte não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

 

Benefícios do anticoncepcional Diad

A pílula do dia seguinte é considerado um método contraceptivo prático por algumas mulheres, pois é uma solução rápida para evitar uma gravidez indesejada. No entanto, pode oferecer mais malefícios do que benefícios quando empregada de forma inadequada.

Um benefício do anticoncepcional Diad é o seu preço, que é bem acessível tornando um possibilidade para mulheres de todas as classes sociais em um momento emergencial. A pílula do dia seguinte pode ser encontrada em todas as farmácias.

 

Diad engorda ou emagrece?

Não existem estudos científicos que o anticoncepcional Diad engorda, inclusive o ganho de peso não é um dos seus efeitos colaterais, porém, é preciso analisar que cada organismo funciona de uma forma e tende a reagir a determinadas substâncias de modos diferentes.

As altas doses de hormônios do Diad podem gerar retenção de líquidos e como conseqüência disso, o aumento de peso. Mas, é importante lembrar que o efeito da pílula do dia seguinte não é acumulado e como o seu uso deve ser esporádico esses efeitos de retenção de líquidos não são definitivos.

 

Esse Anticoncepcional é bom para acne?

Existem relatos de algumas mulheres que o anticoncepcional Diad pode causar acnes, embora não existam comprovação cientifica. Mas, isso, pode ser possível devido as altas dosagem de hormônios presentes na pílula do dia seguinte e que são digeridas em um curto período de tempo no organismo feminino.

A pílula do dia seguinte causa uma  desordem hormonal podendo desregular todo ciclo menstrual, por isso, não é aconselhável utilizar freqüentemente.

 

A pílula do dia seguinte é abortiva?

Essa é uma dúvida que paira no ar, por isso, é importante esclarecer.

Não, A pílula do dia seguinte (anticoncepcional Diad) não é abortiva. Esse método contraceptivo apenas impede que o espermatozóide entre em contato com o óvulo em uma das trompas ou no colo do útero, caso tenha acontecido o encontro, as substâncias do medicamento provocam uma descamação do colo que vai impedir a fecundação.

Ou seja, a pílula do dia seguinte não interrompe uma gravidez, ela evita que a fecundação aconteça.

 

É possível engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte?

Não existe nenhum método contraceptivo 100%, todos possuem uma porcentagem de chances de engravidar. Porém, quando utilizado da maneira certa essas possibilidades diminuem drasticamente.

No caso do anticoncepcional Diad é preciso estar atento aos horários corretos para tomar as pílulas. Além disso, esse método não pode ser utilizado mais do que 3 vezes no ano, conforme já citado acima, pois quanto mais usar, o seu ciclo menstrual pode desregular e diminuir a eficácia do medicamento.

O Diad não pode ser um rotina na vida das mulheres, pois os efeitos colaterais são muitos fortes e causam riscos a saúde. É essencial buscar outros métodos contraceptivos para uso contínuo, bem como se proteger de doenças sexualmente transmissíveis utilizando a camisinha.

Se você tiver dúvidas sobre o Diad e outros métodos contraceptivos, procure um  médico ginecologista. Somente ele pode avaliar o seu estado da sua saúde e indicar o melhor meio de prevenir uma gravidez indesejada sem causar maiores prejuízos para o seu organismo.

Preço Médio

O preço médio do Diad 0,75mg com 2 Comprimidos gira em torno de 10 à 15 reais.

Bula

O fabricante do anticoncepcional Diad é a BlisFarma. Para acessar a bula, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


cinco × 1 =