Anticoncepcional Diminut – Efeitos Colaterais, Preço e Bula – Engorda?

anticoncepcional-diminut

O anticoncepcional Diminut é um método contraceptivo hormonal oral combinado muito eficaz para evitar a gravidez. Estudos apontam que quando utilizado de forma correta, o medicamento tem apenas 1% ao ano de chances de falha.

Nesse artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o anticoncepcional Diminut, sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contraindicações, benefícios, entre outros.

Para que serve o anticoncepcional Diminut

O Diminut tem sua ação diretamente nos hormônios femininos inibindo a ovulação para evitar a gravidez, mas também apresenta benefícios na regularização do ciclo menstrual e controle dos sintomas da TPM.

Composição 

O Diminut vem com 21 comprimidos em cada cartela, cada um deles contém 75 mcg de gestodeno e 20 mcg de etinilestradiol, além dos seus ingredientes: Lactose monoidratada, amido, povidona, estearato de magnésio, edetato dissódico di-hidratado, dióxido de silício, dióxido de titânio, macrogol e hipromelose.

Como usar e Tomar o anticoncepcional Diminut

O anticoncepcional Diminut deve ser utilizado por 21 dias consecutivos, sempre no mesmo horário para garantir sua eficácia. Quando a cartela terminar é feita uma pausa de 7 dias, lá pelo 3º ou 4º dia ocorre o sangramento por privação hormonal. No 8º dia, uma nova cartela deve ser iniciada.

Quando nenhum método contraceptivo hormonal oral foi utilizado no mês anterior, o Diminut deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação. Em caso de mudanças de pílulas ou outros meios de prevenção de gravidez, é ideal que se leia com atenção a bula. Não se automedique, procure orientação médica para usar medicamentos a base de hormônios, pois eles podem trazer muitas reações desagradáveis.

Esqueci de tomar a pílula, e agora?

Já é comprovado que o maior responsável pelas falhas das pílulas anticoncepcionais é o esquecimento do horário habitual de ingestão, por isso, é preciso ter atenção redobrada nesse quesito. No entanto, se isso acontecer, veja as instruções abaixo:

– Se o esquecimento for inferior de 12 horas, a eficácia do anticoncepcional Diminut é mantida, basta ingerir a pílula atrasada assim que lembrar e continuar o tratamento da cartela no horário habitual.

– Caso, esse esquecimento superar as 12 horas, a eficácia poderá ser comprometida, o procedimento pode variar de acordo com a semana, confira:

Esquecimento na primeira semana

Deve-se ingerir a pílula esquecida assim que lembrar, porém, é necessário adicionar um método de barreira por 7 dias (preservativo). Se ocorreu relações sexuais 7 dias anteriormente ao esquecimento, há riscos de engravidar.

Esquecimento na segunda semana

Se todos os comprimidos forem tomados corretamente até aqui, não há riscos de engravidar, por isso, não precisa utilizar método adicional de barreira. Ingira o comprimido esquecido assim que lembrar e mantenha os outros no horário de sempre.

Esquecimento na terceira semana

Nesse caso, há duas opções: Uma delas é tomar o comprimido esquecido assim que lembrar e manter os outros no horário habitual, porém, não se deve fazer pausa entre uma cartela e outra para evitar que ocorra a ovulação.

A outra possibilidade é suspender a ingestão de todos os comprimidos da cartela atual e fazer a pausa de 7 dias contando do primeiro dia do esquecimento. Recomece nova cartela no 8º dia. Se não ocorrer o sangramento por privação hormonal, pode ser considerada uma possível gravidez, consulte um médico.

Distúrbios gastrointestinais como vômitos e diarréias também podem causar a falha do anticoncepcional Diminut, especialmente se ocorrerem no período de 4 horas após a ingestão da pílula. Se isso acontecer, retire uma pílula de outra cartela e ingira novamente, depois proceda normalmente com os outros comprimidos no horário habitual.

Se os episódios de vômitos e diarréias persistirem, procure ajuda médica.

Efeitos colaterais 

 O Diminut pode causar inúmeras reações adversas, caso os sintomas persistirem, procure orientação médica, entre as principais estão:

  • Náuseas e vômitos;
  • Dores de cabeça;
  • Aumento de peso;
  • Estados nervosos e depressivos;
  • Dor e sensibilidade nas mamas;
  • Diminuição da libido;
  • Retenção hídrica;
  • Diarreia;
  • Urticária;
  • Raros (Trombose, aumento da libido, perda de peso, secreção vaginal e nas mamas).

Contraindicações 

Mulheres que apresentam qualquer uma das condições citadas abaixo não pode utilizar o anticoncepcional Diminut, são elas:

  • Problemas atuais ou no passado com trombose, embolia pulmonar, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, angina;
  • Histórico de enxaqueca na aura com distúrbios focais;
  • Doença hepática (tumores benignos e malignos);
  • Diabetes com alterações vasculares;
  • Histórico de câncer de mama e nos órgãos genitais;
  • Gravidez e lactação;
  • Alergia a fórmula do Diminut;
  • Sangramento não diagnosticado.

 

anticoncepcional-diminut-contraindicações

 

Os usos de contraceptivos hormonais orais devem ser indicados por um médico, por isso, informe ao profissional se faz uso de outros medicamentos como: Antibióticos, anticonvulsivantes, antivirais e produtos naturais a base de Erva de São João. Eles podem interagir com a eficácia do Diminut.

Benefícios do anticoncepcional Diminut

A pílula contraceptiva é uma excelente aliada para evitar a gravidez, além disso, fornece outros benefícios para a saúde da mulher como: Controle dos sintomas da TPM (cólicas, dores de cabeça e mal-estar) e a regularização do ciclo menstrual, impedindo que haja um sangramento excessivo causando inclusive a anemia.

O anticoncepcional Diminut possui um excelente custo x benefício permitindo o acesso para mulheres de todas as classes sociais.

Anticoncepcional Diminut engorda ou emagrece?

A bula do medicamento cita a retenção de líquidos e a possibilidade de alteração de peso corporal. Existem alguns relatos e usuárias que afirmam o ganho de peso após a utilização do Diminut, porém, os médicos dizem que nenhuma pílula pode engordar, já que elas não possuem calorias.

Nos primeiros meses de uso, a retenção de líquidos pode ser mais evidente devido as alterações hormonais, fazendo com que a mulher ganhe peso, mas esse efeito é temporário e tende a desaparecer assim que o organismo acostumar.

Se a mulher perceber mudanças no peso corporal, procure ajuda médica para investigação, esse problema pode ser relacionado a inúmeros fatores. Lembrando, que os efeitos colaterais variam em cada organismo.

Anticoncepcional Diminut causa acne?

Nesse quesito, existem muitas opiniões que divergem, algumas mulheres relatam o aparecimento de acnes e espinhas após iniciar o uso do anticoncepcional Diminut, outras, afirmam que não houve mudanças na pele.

O medicamento não foi desenvolvido com o intuito de tratar acnes, por isso, é importante ficar atenta quanto as mudanças na pele. Existem mulheres que possuem predisposição genética para o desenvolvimento de inflamações cutâneas, se esse for o seu caso, informe ao seu médico, pois existem muitas pílulas que combatem os efeitos andrógenos nas mulheres.

Preço

O valor médio do produto com 21 comprimidos é de R$ 34,00, variando conforme região.

Bula

O fabricante da bula é a Libbs. Para acessar a bula completa, clique aqui.

 

 

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um × cinco =