Dor de cabeça e anticoncepcional – Saiba como resolver esse problema

dor-de-cabeca-e-anticoncepcional

 

A dor de cabeça é uma condição que afeta milhares de pessoas, é incômoda e pode atrapalhar pequenas tarefas do dia a dia. No entanto, a grande preocupação desse problema é a causa dessa dor, pois ela é apenas um sintoma de que algo está acontecendo no seu organismo. Muitas mulheres associam Dor de cabeça e anticoncepcional.

Nesse artigo, vamos falar sobre a dor de cabeça, causas, relação entre a dor de cabeça e anticoncepcional, entre outras informações. Continue lendo…

Causas da dor de cabeça 

Antes de falar sobre Dor de cabeça e anticoncepcional, falaremos sobre os tipos de dor. Inúmeros fatores podem levar a dor de cabeça, por isso, é importante procurar ajuda médica para diagnosticar suas reais causas. Uma das coisas questionadas pelo médico será sobre o tipo de dor que pode ser uma pressão, pontada ou latejante. Outro ponto, é saber a intensidade dessa dor, duração, área afetada e com que frequência você tem esse problema.

Na realidade, a dor de cabeça mais sentida é a de tensão, geralmente causada por situações de ansiedade, estresse e irritação. No entanto, outros motivos podem ser os grandes responsáveis por esse sintoma, que são:

  • Problemas na visão;
  • Noites mal dormidas;
  • Calor excessivo;
  • Alimentos como temperos prontos, adoçantes, frituras, leite e glúten;
  • Excesso de toxinas no organismo;
  • Jejum prolongado;
  • Dietas malucas;
  • Alterações hormonais;
  • Bruxismo;
  • Alguns cheiros como o perfume;
  • Pílulas anticoncepcional;
  • Sinusite;

Você sabe identificar o seu tipo de dor de cabeça?

Não é fácil identificar o tipo de dor de cabeça, pois existem mais de 200. Embora, seja um sintoma que atinge 99% das pessoas esse problema pode ser muito prejudicial a saúde já que pode indicar outras condições mais graves. Saiba mais:

  • Cefaléias tensionais – Esse é o tipo de dor mais comum que atinge cerca de 60% das pessoas, no entanto, é uma dor mais leve e suportável que ocorre aleatoriamente.
  • Cefaléias crônicas – Essa dor afeta a pessoa por 15 dias em um mês por até 3 meses consecutivos. É mais rara, porém, 5% da população sofre com esse problema.
  • Enxaqueca – Atinge 15% da população, os portadores tem crises de vez em quando, mas precisam de tratamento durante o período devido as fortes dores.

Entretanto, se você tiver dores de cabeça súbitas, que aparecem do nada, fraqueza nos braços e pernas, dificuldades de se movimentar, falar e ouvir podem ser indícios de AVC ( Acidente Vascular Cerebral). Nesse caso, é necessário procurar ajuda médica emergencial.

Essas informações são de grande ajuda para Dor de cabeça e anticoncepcional.

dor-de-cabeca-e-anticoncepcional-funciona

 

Dor de cabeça e anticoncepcional – Qual é a relação?

É muito comum as mulheres que ingerem pílulas anticoncepcionais se queixarem de dor de cabeça constante. A composição hormonal desses medicamentos realmente podem causar dores de cabeça, inclusive alguns fabricantes informam na bula que não é recomendado para portadoras de enxaqueca na aura. essa é a relação de Dor de cabeça e anticoncepcional. Por isso não é aconselhável a pessoas com enxaqueca usarem.

Mas, o que é enxaqueca na aura?

É uma doença neurológica que promove crises de enxaqueca acompanhadas de distúrbios visuais e sensitivos. Tem esse nome, porque antes de sentir as dores de cabeça, a pessoa sente fenômenos sensoriais alterando a movimentação muscular e a visão.

Geralmente, essa sensação dura de 15 a 60 minutos. As mulheres que possuem essa doença são mais propensas a desenvolver trombose, por isso, não podem utilizar hormônios de nenhuma forma, seja em pílulas, anéis, adesivos ou implantes.

Alguns sintomas da enxaqueca na aura são: Perda de equilíbrio, tontura, barulho no ouvido, dificuldades para movimentar os olhos e falar, visão embaçada com sensação de luzes piscando, formigamentos pelo corpo e alucinações.

As enxaquecas geralmente possuem causas genéticas, no entanto, podem ser controladas através de tratamentos como técnicas de relaxamento, exercícios físicos para evitar o estresse, bom sono, alimentação equilibrada e analgésicos durante as crises.

Saber essas informações é muito importante para a Dor de cabeça e anticoncepcional.

É normal sentir dor de cabeça tomando anticoncepcional?

Não é normal, no entanto, é um sintoma muito comum em mulheres que ingerem a pílula contraceptiva. Isso acontece porque o estrogênio causa uma oscilação no organismo feminino durante o ciclo menstrual causando sintomas desagradáveis como as dores de cabeça.

Para observar se realmente a dor de cabeça e o anticoncepcional estão interligados, é preciso que a mulher avalie se nos dias que ela está menstruada esses sintomas são acentuados. Inclusive, na pausa do medicamento há uma redução de estrogênio devido a interrupção  onde a dores podem piorar ainda mais.

Qual anticoncepcional é indicado para quem tem dor de cabeça?

Não dá para conviver a vida toda com dores de cabeça, por isso, a mulher não pode se conformar com esse problema, é preciso agir e o primeiro passo é interromper o uso da pílula. Mas, primeiro, busque orientação de um ginecologista, ele certamente vai trocar o medicamento.

Geralmente, a primeira medida adotada é não utilizar pílulas anticoncepcionais com estrogênio, já que essa substância sintética é a grande causadora das dores de cabeça. Alguns profissionais da saúde apostam em medicamentos só com progesterona com o objetivo de eliminar o sintoma.

É importante que a mulher preste atenção no organismo e note se realmente as Dor de cabeça e anticoncepcional foram eliminadas com a  troca de medicamento. Caso contrário, é essencial investigar outras causas.

Ajude a si mesma a descobrir a relação entre a dor de cabeça e anticoncepcional, para isso, anote os dias, hora e duração dos sintomas. Dessa forma, o médico vai conseguir fazer um diagnóstico mais preciso do problema e tratar de forma adequada.

Além disso, faça refeições equilibradas, evite doces que eleva o açúcar no sangue e aumentam ainda mais as dores de cabeça. Durma o suficiente, nem mais , nem menos e mantenha-se revigorada com exercícios físicos regulares e programas de relaxamento para o corpo e a mente.

Gostou do nosso artigo sobre Dor de cabeça e anticoncepcional? Compartilhe!

Imagens-   vix.com       mundoboaforma.com.b

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


quatro × 3 =