Anticoncepcional Femiane – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

O anticoncepcional Femiane é um método contraceptivo oral de baixa dosagem hormonal utilizado para evitar a gravidez, mas também para fornecer outros benefícios as mulheres. Continue lendo esse artigo e vai saber tudo sobre esse medicamento, seu modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações.

Para que Serve o Anticoncepcional Femiane

O anticoncepcional Femiane é utilizado para evitar a gravidez, mas também se mostra muito eficiente no controle da intensidade do sangramento menstrual, fator que diminui os riscos da mulher adquirir anemia. Sintomas típicos da TPM como dores de cabeça, cólicas e mal-estar também são amenizados com esse medicamento.

Composição 

A embalagem do Femiane vem com 21 comprimidos contendo 0,075 de gestodeno e 0,02 mg de etinilestradiol, além dos seus excipientes lactose, amido, povidona, estearato de magnésio, sacarose, macrogol, carbonato de cálcio, talco, cera montanglicol.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Femiane

 A cartela do anticoncepcional Femiane vem com 21 drágeas que devem ser ingeridas diariamente, sempre no mesmo horário para assegurar a sua eficácia. Se a mulher não utilizou nenhum método hormonal no mês anterior, o Femiane deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação.

Após o término da cartela de 21 dias, é dada uma pausa de 7 dias, onde vai ocorrer o sangramento por privação hormonal. No 8º dia, uma nova cartela deve ser iniciada.

Se a mulher estiver mudando de método contraceptivo para o Femiane é recomendado buscar orientação médica para avaliação da saúde antes de fazer essa transição. A bula também traz informações importantes.

O que Fazer em Caso de Esquecimento?

As pílulas contraceptivas possuem grande eficácia, os riscos da mulher engravidar são de 1% em um ano. Geralmente essa falha do medicamento é devido aos esquecimentos, por isso, é muito importante manter uma rotina de horários para a ingestão da pílula.

 

anticoncepcional-femiane-esquecimentos

 

Se o esquecimento não passar das 12 horas do horário habitual, a eficácia do Femiane é mantida, basta ingerir a pílula esquecida e manter as outras no horário habitual. No entanto, se passar das 12 horas do horário, existe mais riscos de falha do medicamento. Proceda da seguinte forma:

–  1 pílula esquecida na 1ª semana, deve-se ingeri-la assim que lembrar e manter as outras no horário habitual, mas é importante utilizar preservativo como método adicional durante 7 dias. Se tiver ocorrido relações sexuais uma semana antes do esquecimento, a mulher pode engravidar.

– 1 pílula esquecida na 2ª semana, apenas ingira o comprimido esquecido e mantenha o tratamento normalmente, não precisa utilizar preservativo.

– 1 pílula esquecida na 3º semana, nesse caso, pode-se proceder de duas formas: Pare de tomar as pílulas e faça a pausa antecipadamente, contando 7 dias desde o esquecimento da pílula. Ou, se preferir, continue o tratamento, mas não pode haver pausa, deve-se emendar uma cartela na outra, portando o sangramento só vai ocorrer no término da segunda cartela.

Se a mulher esquecer mais de uma pílula em uma cartela a eficácia do medicamento é reduzida e pode ocorrer a gravidez. Consulte um médico.

O anticoncepcional Femiane também pode falhar em caso de vômitos e diarréias até 4 horas após a ingestão da pílula. Se isso acontecer, o organismo não conseguiu absorver as substâncias do medicamento, então é preciso proceder como se estivesse esquecido da pílula. Porém, se os episódios continuarem ao longo do dia de forma intensa, é importante buscar orientação médica, enquanto isso, utilize preservativo, pois pode ocorrer falha do medicamento.

Efeitos Colaterais 

Todos os métodos contraceptivos hormonais podem incidir reações adversas, e com o anticoncepcional Femiane não é diferente: Veja quais são:

  • Dores abdominais;
  • Náuseas e vômitos;
  • Aumento de peso;
  • Dores de cabeça;
  • Depressão, nervosismo;
  • Dores e sensibilidade nas mamas;
  • Retenção de líquidos;
  • Alterações na libido;
  • Aumento das mamas;
  • Urticária no corpo;
  • Secreção vaginal e nas mamas.

O uso das pílulas hormonais está ligando ao aparecimento de outros problemas de saúde como: Câncer de mama, trombose, tumores no fígado. Segundo a bula a ocorrência de câncer de ovários e de endométrio é reduzido com o uso de contraceptivos de baixa dosagem hormonal, como é o caso do Femiane.

É muito importante que a mulher mantenha consultas médicas periódicas mediante o uso de pílulas contraceptivas.

Contraindicações 

O anticoncepcional Femiane não pode ser ingerido nos casos abaixo:

  • Portadoras de distúrbios cardiovasculares (circulação sanguínea, histórico de trombose, embolia pulmonar e outros problemas relacionados);
  • Mulheres que possuem histórico de problemas cardíacos ou com AVC;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Problemas no fígado (tumores benignos e malignos, icterícia, cirrose, hepatite);
  • Sangramento vaginal sem explicação;
  • Alérgicas aos componentes do Femiane;
  • Fumantes, hipertensas e diabéticas devem buscar orientação médica antes de utilizar pílulas contraceptivas.

Fique atenta aos medicamentos que podem interagir com as pílulas contraceptivas, pois elas podem inibir a sua eficácia, são eles: Penicilinas, tetraciclinas, ampicilina, barbitúricos, rifampicina,primidona, fenitoína, rifabutina, hipericão, ritovanir, griseofulvina, dexametasona,  produtos naturais a base de Erva de São João, entre outros.

Para conhecer a lista completa de medicamentos, leia a bula ou consulte o seu médico.

Benefícios do Anticoncepcional Femiane

O anticoncepcional Femiane é muito eficiente para evitar a gravidez, além disso, oferece outros benefícios para a mulher como:

  • Reduz os riscos de anemia por deficiência de ferro;
  • Diminui o sangramento e regula o ciclo menstrual;
  • Trata os sintomas da TPM (cólicas, dores de cabeça e mal-estar).

Anticoncepcional Femiane Engorda ou Emagrece?

Não existem nenhuma comprovação que pílulas contraceptivas engordem. Os médicos defendem a teoria que as alterações de peso são mediantes a outros fatores como estilo de vida, metabolismo e ansiedade.

As pílulas como o anticoncepcional Femiane são responsáveis pela retenção de líquidos que incham o corpo e dão a sensação de ganho de peso, mas na realidade, elas não acumulam gordura, pois não são possuem calorias.

A retenção de líquidos é temporária e pode ser combatida com boa alimentação, exercícios físicos e abundante ingestão de água. Se os sintomas persistirem, procure um médico para avaliação da saúde ou até mesmo a troca do medicamento,

Anticoncepcional Femiane Causa Acne?

Essa questão é muito particular e depende de cada organismo. A bula do anticoncepcional Femiane não faz essa menção, no entanto, pode ocorrer em mulheres que possuem predisposição para esse problema.

Se esse for o caso, é importante consultar um médico antes de iniciar o uso de pílulas hormonais, atualmente existem contraceptivos utilizados para tratar os distúrbios andrógenos nas mulheres e combater a produção de oleosidade na pele diminuindo as inflamações cutâneas.

Preço

O preço do anticoncepcional Femiane com 21 comprimidos é aproximadamente de R$ 33,00.

Bula

O fabricante do medicamento é Bayer. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × 4 =