Anticoncepcional Gestinol 28 – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-gestinol-28-efeitos-colaterais

O anticoncepcional Gestinol 28 é um contraceptivo hormonal oral de uso contínuo, ou seja, não tem pausas. A combinação dos dois hormônios resulta na inibição da ovulação, já que as substâncias suprimem a liberação da gonotrofina causando alterações no muco cervical dificultando a penetração do esperma no útero.

Continue lendo esse artigo e vai saber tudo sobre esse medicamento, seu modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações.

Para que Serve o Anticoncepcional Gestinol 28

O anticoncepcional Gestinol 28 é indicado para prevenir a gravidez, mas também se mostra eficiente no controle dos sintomas da TPM (cólicas, dores de cabeça, mal-estar) e regularizar o ciclo menstrual.

Composição

A embalagem do Gestinol 28 vem com 28 comprimidos contendo 75 mcg de gestodeno e 30 mcg de etinilestradiol, além de seus ingredientes (polietilenoglicol, polímero acrílico, corante azul indigotina, lactose, celulose microcristalina, polividona, carmelose sódica, estearato de magnésio, dióxido de silício coloidal.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Gestinol 28

O anticoncepcional Gestinol 28 deve ser iniciado no primeiro dia do ciclo menstrual em mulheres que não fizeram uso de nenhum método hormonal no mês anterior, para as demais, é importante consultar um médico para avaliar a transição do método atual para o Gestinol 28.

As pílulas devem ser ingeridas diariamente, sempre no mesmo horário. É importante seguir as setas indicadas na cartela para saber os dias certos da semana. Esse medicamento é contínuo, não tem pausas, a não ser que o médico programe uma interrupção por alguma razão.

Esquecimento – O que fazer?

anticoncepcional-gestinol-28Para manter a eficácia do medicamento é importante evitar esquecimentos, caso isso aconteça deve-se ingerir a pílula assim que lembrar e manter as outras nos horários de sempre. Se esse horário passou de 12 horas do habitual, nada é alterado, caso contrário, se passou de 12 horas de esquecimento, tome a pílula mesmo assim e mantenha as outras dentro da normalidade, mas nesse caso, use preservativo pelos próximos 7 dias.

Lembre-se que quanto mais comprimidos esquecer, mais riscos de engravidar corre, mesmo ingerindo a pílula. Portanto, consulte seu médico se isso ocorrer com freqüência, pois esse medicamento pode falhar.

Vômitos e diarréias após a ingestão da pílula também pode ser um agravante para que o método falhe, pois se ocorrerem dentro das 4 horas da ingestão do comprimido é muito provável que as substâncias não foram absorvidas pelo organismo. Nesse caso, é preciso proceder como se estivesse esquecido uma pílula, mas se os sintomas persistirem ao longo do dia, é essencial buscar orientação médica, enquanto isso, utilize um método de barreira adicional (preservativo) para evitar a gravidez.

Efeitos Colaterais 

O anticoncepcional Gestinol 28 pode causar alguns efeitos colaterais, entre eles:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Aumento das mamas;
  • Aumento de peso;
  • Alterações na libido;
  • Nervosismo, estados de depressão;
  • Amenorréia;
  • Reações raras (lesões na pele, cólicas, melasmas na pele, aumento de pelos, perda de cabelo, aumento da pressão, alergias, intolerância à glicose).

O uso de pílulas contraceptivas está associado ao aumento de câncer de colo de útero, câncer de mama, trombose e tumores no fígado.

Contraindicações 

É muito importante que antes de iniciar o tratamento com o anticoncepcional Gestinol 28 a mulher procure um médico, pois ele realizará um exame de pesquisa de glicemia, pressão arterial, ginecológico (mama e órgãos genitais) e demais analises para confirmar se a mulher pode ou não ingerir o medicamento.

Nos casos abaixo, esse medicamento é contraindicado:

  • Mulheres que tem ou tiveram problemas com trombose, ataque cardíaco, derrame cerebral, angina no peito;
  • Dores de cabeça que acompanham formigamentos pelo corpo, fraqueza nos braços e pernas;
  • Diabetes grave que envolve danos vasculares;
  • Câncer de mama;
  • Tumores no fígado;
  • Sangramento vaginal sem diagnóstico.

Benefícios do Anticoncepcional Gestinol 28

O anticoncepcional Gestinol 28 evita a gravidez, seu uso contínuo ajuda as mulheres a não esquecer do medicamento, já que vira uma rotina diária. Outros benefícios associados são o controle dos sintomas da tensão pré-menstrual como cólicas, dores de cabeça e mal-estar geral, além de regularizar o fluxo menstrual das mulheres que possuem distúrbios nessa fase do mês.

Anticoncepcional Gestinol 28 Engorda?

Geralmente as pílulas contraceptivas de uso contínuo demonstram mais propensão para o aumento de peso, isso é devido a ingestão progressiva de hormônios. No entanto, isso não significa que o aumento de peso é decorrente ao ganho de gordura, mas sim, de retenção de líquidos, é um problema que se normalizada com o passar dos meses de uso, pois o organismo se acostuma.

Caso persistir com o corpo muito inchado, é importante relatar ao seu médico para que faça uma reavaliação do método contraceptivo.

O problema de ganho de peso é muito relativo, nem sempre esse acontecimento deve ser atribuído ao uso do anticoncepcional Gestinol 28, mas de outros fatores como estilo de vida, metabolismo e ansiedade.

Anticoncepcional Gestinol 28 Causa Acne?

Alguns relatos de usuárias afirmam que o anticoncepcional Gestinol 28 causa acnes e espinhas, embora isso não seja uma regra, é uma possibilidade devido as mudanças hormonais do organismo. Sobretudo, acontece com mulheres que possuem uma predisposição para o problema.

Nesse caso, informe ao seu médico se tiver pele oleosa ou já teve problemas com acne na adolescência. Solicite a ele mais informações sobre as pílulas com efeitos antiandrogênicos, podem ser as mais indicadas para controlar as acnes, seborreia, aumento de pelos e outros problemas decorrentes desse distúrbio.

Preço

O preço do remédio varia conforme região. O valor aproximado do medicamento com 28 comprimidos é de R$ 42,00.

Bula

O fabricante do anticoncepcional é a Libbs. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


2 × 1 =