Injeção Anticoncepcional – Como Funciona, Vantagens – Engorda?

injeção anticoncepcional

A mulher moderna está sempre em busca de novas soluções para facilitar a sua vida, por isso, os métodos contraceptivos evoluíram. Hoje, com uma simples aplicação da injeção anticoncepcional é possível ficar protegida contra a gravidez pelo período mensal ou trimestral.

Definitivamente, essa é uma opção que confere tranqüilidade para as mulheres enquanto elas cuidam de outros afazerem na vida profissional, pessoal e familiar. Continue lendo esse artigo e saiba como funciona a injeção anticoncepcional e quais as vantagens e desvantagens para a saúde feminina.

Como funciona a injeção anticoncepcional?

A injeção é aplicada em uma região intramuscular, geralmente no glúteo feminino, isso é feito entre o primeiro e o quinto dia do período menstrual. É essencial que a mulher não esqueça as datas, disso depende a eficácia do contraceptivo.

A opção mensal é feita com hormônios estrógenos e progestágenos, diferente da trimestral que possui a progesterona. Ambas são altamente eficazes para evitar a gravidez, pois com esses hormônios ocorre a inibição da ovulação através da mudança de espessamento do muco do colo do útero causando uma barragem para os espermatozóides não ultrapassarem.

Índice de Falha

Os especialistas afirmam que a injeção anticoncepcional mensal e trimestral possui uma eficácia que pode ser comparada com a ligadura das trompas, pois o índice de falha é de apenas 0,1% a 0,6%.

O método não pode ser aplicado em casa, a mulher precisa de receita médica e deve ser injetada por um profissional da farmácia, pois existe um procedimento a ser adotado para garantir a ação esperada.

Seja no mensal ou trimestral, não é permitido massagear o local da aplicação da injeção anticoncepcional, essa conduta pode prejudicar a ação do medicamento. Para o primeiro mês de utilização desse método, os especialistas recomendam aliar o preservativo nos primeiros 7 dias, depois disso, a mulher estará protegida pelo período determinado pela injeção escolhida.

Vantagens da injeção anticoncepcional

Sem dúvida nenhuma a principal vantagem desse método é a praticidade e a comodidade, pois não precisa fazer a ingestão diária de pílulas no mesmo horário e correr o risco de esquecimentos. Além disso, o medicamento tem outros prós, confira:

  • Fertilidade reversível: Assim que a mulher parar de injetar o contraceptivo, ela poderá engravidar;
  • Ajuda as mulheres que fazem outros tratamentos e precisam ingerir medicamentos diariamente, com a injeção anticoncepcional é uma preocupação a menos;
  • Reduz o fluxo menstrual;
  • Indicado para mulheres que são intolerantes as pílulas hormonais orais;
  • Diminui o risco de doença inflamatória pélvica;
  • Combate os sintomas da TPM (cólicas, mal-estar e dores);
  • Reduz o risco de câncer de mama, endométrio e de ovários, além de miomas e cistos uterinos;
  • Diminui falhas causadas por esquecimentos;
  • Evita desconfortos no estomago;
  • Não possui interações medicamentosas, pois os hormônios são liberados lentamente no organismo sem passar pelo estomago e fígado.

Desvantagens da injeção anticoncepcional

Antes de decidir pelo uso da injeção anticoncepcional, a mulher deve investigar todos os benefícios e riscos já que a escolha é unicamente da mulher, o papel do médico é ponderar seus prós e contras, bem como avaliar se as condições de saúde da paciente estão aptas para esse tipo de tratamento.

 

injeção anticoncepcional desvantagens

 

Ao optar pela injeção anticoncepcional, a mulher deve estar ciente dos efeitos adversos, entre eles:

  • Alterações no fluxo menstrual- Na fase de adaptação do medicamento, é muito comum a ocorrência de escapes durante o mês. Porém, a ausência de menstruação também pode afetar algumas mulheres.
  • Dores de cabeça constantes;
  • Dores nos seios;
  • Dores nas pernas;
  • Retenção de líquidos;
  • Alterações de peso corporal;
  • Aumenta os riscos de doenças no coração, trombose e outros problemas cardiovasculares, principalmente em mulheres fumantes;
  • Alterações de humor;
  • Tontura;
  • Alteração da densidade óssea;
  • Diminuição da libido.

Outra desvantagem é a impossibilidade de abandonar o tratamento antes do período estabelecido, como os hormônios foram aplicados de uma vez, não tem como parar de ingerir em caso de mal-estar, é preciso esperar passar toda a ação do medicamento para suspender seu uso.

A injeção anticoncepcional engorda?

Existe uma grande preocupação com isso, geralmente os relatos das usuárias apontam para o ganho de peso durante a utilização da injeção. Isso acontece porque a retenção hídrica é maior devido a alta carga de hormônios que o organismo é submetido de uma vez.

A quantidade de hormônios na injeção anticoncepcional é maior do que nas pílulas contraceptivas, por isso, os efeitos colaterais podem ser mais evidenciados como aumento de apetite, ansiedade e retenção de líquidos.

Esses fatores podem contribuir para uma alteração do peso corporal, principalmente em mulheres que já possuem predisposição para engordar.

Como escolher a melhor injeção anticoncepcional?

A escolha do método contraceptivo vai depender muito do estilo de vida e condições de saúde da mulher, é por isso que a avaliação médica é indispensável. A função do profissional é analisar os exames e verificar se a mulher pode ingerir o medicamento.

Embora muitas mulheres tem o hábito de fazer essa escolha sozinha, não é adequado, pois pode ser prejudicial a saúde, principalmente se a paciente apresentar problemas como diabetes, pressão alta, obesidade, vícios como o tabagismo e outras condições de saúde que podem ser agravadas com o uso da injeção anticoncepcional.

Em se tratando de injeção anticoncepcional, hoje o mercado oferece uma grande variedade de opções, entre os mais utilizados estão:

Com ações semelhantes, a escolha deve ser pautada na necessidade específica de cada mulher, isso é possível após pesquisar muito sobre todas as marcas existentes e também após a realização de exames e avaliação com o seu ginecologista.

 

Fontes em Inglês: 1

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


catorze − 12 =