Anticoncepcional Iumi – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

O Iumi é uma das pílulas anticoncepcionais modernas que além de prevenir a gravidez oferecem outras vantagens para as mulheres. Nesse artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre esse método contraceptivo, tais como seu modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

 Para que Serve o Anticoncepcional Iumi

É uma pílula de baixa dosagem hormonal que é utilizada para evitar a gravidez, porém, oferece outras funcionalidades como: Melhoria nos sintomas da TPM, tratamento de acnes e diminuição da retenção de líquidos.

Composição

 O anticoncepcional Iumi possui a associação de dois hormônios que são: Drospirenona 3 mg e o etinilestradiol 0,02 mg, além dos excipientes , croscarmelose sódica, corante amarelo quinolina laca nº10, povidona, lactose monoidratada, amido, estearato de magnésio, hipromelose e macrogol.

Como Usar ou Tomar o Anticoncepcional Iumi

O anticoncepcional Iumi possui uma cartela de 24 comprimidos, diferente da maioria das pílulas que é de 21. É importante que a mulher siga o ordem desenhada na cartela indicando os dias exatos da semana em que as pílulas devem ser tomadas.

Ingerir um comprimido ao dia, sempre nos mesmos horários, após a finalização da cartela, haverá uma pausa de 4 dias, onde ocorrerá o sangramento.

No 5º dia uma nova cartela do anticoncepcional deve ser recomeçada, mesmo se ainda ocorrer o sangramento.

Caso, seja  a primeira vez que vai tomar algum método contraceptivo oral ou está sem usar já faz pelo menos 1 mês, o anticoncepcional Iumi deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação, sempre nos mesmos horários para garantir sua eficácia.

Se pretende fazer a transição de método contraceptivo para o anticoncepcional Iumi, leia a bula com atenção ou procure ajuda médica, pois o procedimento se diferencia de acordo com a forma de prevenção que utilizada atualmente.

Efeitos colaterais 

Embora a dosagem hormonal anticoncepcional Iumi seja baixa podem existir efeitos colaterais que variam de acordo com o organismo de cada usuária, conheça:

  • Náuseas, vômitos;
  • Episódios de diarréia;
  • Dores abdominal;
  • Enxaquecas;
  • Alterações emocionais ( mau humor, depressão);
  • Ganho ou perda de peso;
  • Dores mamárias;
  • Retenção de líquido;
  • Aumento ou perda de libido;
  • Alergia dos componentes da fórmula do Iumi;
  • Sangramentos,

Quando esses sintomas são persistentes, um médico ginecologista deve ser procurado para avaliação

Contraindicações

Existem algumas mulheres que não podem tomar o anticoncepcional Iumi,é por isso, que antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso um médico deve ser consultado, pois somente ele pode avaliar o estado de saúde da paciente e indicar o melhor tratamento.

Pacientes que apresentam as seguintes doenças não podem usar o anticoncepcional Iumi:

  • Histórico de trombose, embolia pulmonar ou em qualquer outra parte do corpo;
  • Ataque cardíaco, derrame cerebral ocasionado por coágulo ou por rompimento de caso sanguíneo;
  • Enxaqueca grave com aura e que possuem manchas brancas na visão, dificuldades na visão e fraqueza no corpo;
  • Diabetes;
  • Doenças no fígados;
  • Câncer;
  • Problemas nos rins;
  • Sangramento vaginal não diagnosticado.

Mulheres que possuem tendência a desenvolver coágulos nas artérias e fazem parte do grupo de risco para ataques cardíacos não podem utilizar o anticoncepcional Iumi e nenhum um outro método hormonal.

É importante, ficar atento as interações medicamentosas, pois pode prejudicar a sua eficácia como antifúngicos para combater infecções, antibióticos, remédios usados no tratamento de ansiedade e depressão e substâncias antirretrovirais.

Se alguns desses medicamentos são utilizados, a eficácia do anticoncepcional Iumi é reduzida havendo necessidade de aliar outro método, como o preservativo. Leia a bula, é importante para a sua saúde.

anticoncepcional-iumi

Benefícios

O anticoncepcional Iumi previne a gravidez , extremamente eficaz quando tomado de forma correta. Porém, sua formulação ajuda a mulher em outros tratamentos como:

  • Eliminação do inchaço proveniente da retenção líquido , fator que dá a impressão de ganho de peso;
  • Combate a acne, espinhas e cravos;
  • Redução da oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  • Diminuição do sangramento mensal evitando riscos de anemia;
  • Ajuda na redução dos sintomas desagradáveis da TPM como: cólicas, dores de cabeça e no corpo.

Anticoncepcional Iumi Engorda ou Emagrece?

O objetivo das pílulas modernas como o anticoncepcional Iumi é não promover o ganho de peso nas mulheres, é por isso, que eles possuem baixa dosagem hormonal para combater o inchaço causado pela retenção de líquidos. No entanto, é necessário levar em conta a reação do organismo de cada pessoa com a utilização do medicamento.

Existem relatos de algumas mulheres que afirmam ter engordado com o uso do anticoncepcional, em contrapartida, a maior porcentagem das usuárias informam que o medicamento não causa ganho de peso.

O ganho ou a perda de peso pode estar relacionado a outros fatores da vida da mulher, não somente no uso do anticoncepcional Iumi. Por isso, é importante cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e diminuir a ansiedade que provoca picos de compulsão alimentar.

Anticoncepcional Iumi Causa Acne?

Não existem relatos que o medicamento cause acne, espinhas ou cravos. Pelo contrário, os componentes da fórmula do medicamento ajudam na eliminação da oleosidade da pele impedindo que focos de sebo obstruam os poros e causem essas erupções.

Para escolher o método contraceptivo com segurança, a mulher deve pesquisar e ler a bula para conhecer todos os detalhes sobre o medicamento. Após isso, é importante procurar um médico para avaliação da parte clínica e verificar se as condições de saúde permitem a utilização de hormônios.

A ingestão do Iumi, assim como outros métodos contraceptivos hormonais orais devem ser feita com responsabilidade nos horários para evitar o esquecimento, além de ficar atenta com as interações medicamentosas para não prejudicar a eficácia da pílula.

Preço

O preço médio do anticoncepcional iumi com 24 comprimidos é em torno de R$ 35,00.

Bula

O fabricante do medicamente é a Libbs. Para ler a bula completa, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um × 4 =