Melhores Anticoncepcionais – Quais são? Como escolher?

melhores-anticoncepcionais

 

Essa é realmente é uma decisão muito difícil para a mulher. As pílulas contraceptivas ainda são o método escolhido pela maioria do público feminino em todo o mundo para evitar a gravidez. No entanto, existem outras alternativas que apresentam um alto grau de eficácia.

Vamos falar sobre os melhores anticoncepcionais nesse artigo, os tipos e o que deve ser levado em conta na hora de fazer a escolha correta. Continue lendo…

Tipos de anticoncepcionais

Os anticoncepcionais são hormonais e tem sua atuação ligada a inibição da ovulação para evitar a gravidez. Considerado prático e muito eficaz o anticoncepcional ainda é indicado por muitos ginecologistas como um grande aliado para tratar os sintomas da TPM, regularizar o ciclo menstrual, controlar problemas de ovários policísticos, e em alguns casos, tratar problemas andrógenos nas mulheres. Existem diversos tipos, veremos quais sãos os Melhores Anticoncepcionais.

Os tipos de anticoncepcionais hormonais são:

  • Injetáveis ( injeções de 1 ou 3 meses)
  • Oral ( pílulas contraceptivas)
  • SIU hormonal ( Intra uterino)
  • Adesivo hormonal
  • Implante hormonal

Melhores Anticoncepcionais, Como escolher?

A escolha dos Melhores Anticoncepcionais não é igual para todas as mulheres, deve-se ser levado em conta inúmeros fatores individuais como:

  • Biotipo físico ( Peso, altura);
  • Condições de saúde ( pressão alta, obesidade, diabetes, problemas cardíacos);
  • Histórico de doenças ou predisposições genéticas ( AVC, trombose, câncer);
  • Alergias ou alguma intolerância na adaptação;

Algumas mulheres simplesmente não conseguem ingerir pílulas contraceptivas, pois os efeitos colaterais são bastante desagradáveis e atrapalham a qualidade de vida, enquanto que outras, não apresentam nenhum sintoma como cólicas, dores de cabeça e náuseas.

Embora haja o direito de escolher o método contraceptivo é da mulher, é importante que haja um consenso juntamente com o médico ginecologista. Somente ele poderá avaliar seus histórico clínico, antecedentes familiares e estilo de vida para fazer uma escolha mais acertada.

O grande problema da maioria das mulheres é fazer uso do mesmo anticoncepcional que a vizinha ou amiga faz, isso pode acarretar em problemas gravíssimos de saúde e efeitos colaterais indesejáveis a curto e a longo prazo.

 

melhores-anticoncepcionais-emagrecer

Melhores anticoncepcionais para a acne

As mulheres que possuem problemas com acne costumam tratar com pílulas anticoncepcionais devido a atuação do medicamento no combate aos sintomas andrógenos, desse modo é possível reduzir a oleosidade da pele e a inflamação responsável pelo aparecimento das espinhas e acnes.

Os Melhores Anticoncepcionais em pílulas contraceptivas responsáveis por esse efeito possuem algo em comum, elas utilizam o etinilestradiol na dosagem de 20 ou 25 mg, geralmente associados com outros hormônios como a ciproterona, drospirenona e gestodeno.

Confira os melhores anticoncepcionais para a acne:

  • Yasmin, Yaz, Elani ciclo, Elani 28, Generise, Althaia;
  • Femiane, Micropil, Tâmisa 20, Tâmisa 30, Mirelle, Gynera;
  • Selene, Diclin, Diane 35, Lydian;

Somente os anticoncepcionais com essa composição podem tratar das acnes, outros tipos de hormônios, seja em pílulas, injetável, adesivo ou implantes não tem esse objetivo.

Geralmente, os resultados começam a aparecer dentro de 6 meses, até antes. Entretanto, o seu uso deve ser feito com acompanhamento médico e após outras tentativas de resolver o problema com produtos como: Gel de limpeza, sabonetes, hidratantes com ácido ou antibióticos receitados por dermatologistas.

Agora, se a mulher quer aliar o método contraceptivo como tratamento de acnes, as pílulas anticoncepcionais citadas acima podem ser uma excelente solução. Mas, não esqueça de solicitar orientação de um ginecologista antes de iniciar o tratamento, lembre-se que esses medicamentos podem causar efeitos colaterais e possuem contra indicações.

Sendo esses os Melhores Anticoncepcionais para tratar acne.

Melhor anticoncepcional para não engordar

A grande preocupação das mulheres com relação aos anticoncepcionais é o aumento de peso, geralmente, é uma das reações adversas citadas na bula do medicamento. Na realidade, os médicos rebatem essa informação afirmando que os hormônios não engordam, mas incham o organismo devido a retenção de líquidos.

A constatação é dada devido as comparações com mulheres que ingerem pílulas e possuem um estilo de vida regrado com alimentação saudável e exercício físico e outras que não se preocupam com isso. Foram notados que ambos os grupos ingerem pílulas, no entanto, as que possuem a vida mais sedentária ganharam peso, as outras não.

Ou seja, não existe uma regra que define se o anticoncepcional emagrece ou engorda. É importante levar as informações em consideração para comprar os Melhores Anticoncepcionais. Com relação ao inchaço, as pílulas que contém drospirenona possuem menos riscos de causar retenção de líquidos devido o seu efeito diurético. São elas: Yasmin, Yaz, Elani ciclo, Elani 28, Generise, Althaia.

Melhor anticoncepcional para evitar a trombose

O anticoncepcional e a trombose estão relacionados, isso já é comprovado cientificamente, tanto que em todas as bulas dos métodos anticoncepcionais trazem a informação que o medicamente é contra indicado para mulheres que possuem predisposição ou já tiverem histórico dessa doença.

Mulheres que possuem outros fatores de risco como diabetes, obesidade, pressão alta e fumantes devem tomar cuidado na ingestão de anticoncepcional hormonal, pois o risco é aumentado para a doença.

Alguns anticoncepcionais possuem menos riscos para o desenvolvimento da trombose, são eles:

Triquilar, Microvlar, Ciclo 21, CicloFemme, Neovlar.

A maioria dessas pílulas que representam menos riscos para as mulheres são fornecidas pelo SUS ( Sistema Único de Saúde).

As pílulas anticoncepcionais com drospirenona, gestodeno e ciproterona são as que fornecem mais riscos de trombose. As mesmas substâncias que foram citadas acima como opções de tratamentos para acne.

Lembrando que outros métodos como o implante, SIU ( intra uterino), adesivo e os injetáveis também oferecem riscos para trombose. Por isso, é importante que a mulher procure um médico ginecologista antes de ingerir qualquer medicamento a base de hormônios, pois todos apresentam vantagens e desvantagens.

Gostou do nosso artigo sobre os Melhores Anticoncepcionais? Compartilhe!

Imagens-     veja.abril.com.br              vidasimples.uol.com.br

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


seis − dois =