Menstruação Escura – Causas, Anticoncepcional, Gravidez – É Normal?

menstruação-escura

O que pode ser a menstruação escura? Nesse artigo, vamos falar sobre isso, suas causas, o que pode ser e quando buscar ajuda médica. Continue lendo.

Sua menstruação veio e ela está com uma cor diferente? Geralmente, a menstruação é vermelha, mas podem apresentar coloração rosada, marrom, ferrugem ou muito escura e isso tira a tranqüilidade das mulheres.

Algumas mulheres chamam essa condição de “borra de café”, em alguns casos tem ligação com a pequena quantidade de sangue devido a deficiência do crescimento e estimulação do material menstrual. No entanto, existem outros fatores que podem contribuir pela aparência diferenciada da menstruação.

Causas da menstruação escura – O que pode ser?

Toda a mulher sabe que a cor vermelho vivo predomina na menstruação, no entanto, é preciso lembrar que a menstruação está diretamente ligada não só ao sangue, mas como a secreção vaginal que a mulher tem naquele dia.

Na maioria dos casos, a menstruação escura não apresenta riscos a saúde da mulher, no entanto, podem indicar alguns problemas que devem ser investigados. Confira:

  • Mistura do sangue menstrual com a secreção vaginal conferindo outra coloração final, é totalmente normal e inofensivo;
  • Alterações hormonais – Podem ser causadas por problemas da tireóide ou por pílulas anticoncepcionais;
  • Menopausa– Quando a menstruação escura é seguida de diminuição de fluxo;
  • Útero largo– Acontece em mulheres que acabaram de ganhar bebe ou sofreram um aborto, é normal o sangue escuro até que o útero volte ao tamanho normal;
  • Problemas emocionais – Ansiedade, estresse e depressão podem tornar a menstruação escura devido à diminuição da espessura das paredes do útero;
  • Endometriose – A mulher que apresenta essa condição pode ter a menstruação escura, já que o tecido endometrial cresce fora do útero. Além disso, outros sintomas são comuns, como: Dores fortes e sangramentos fora do período menstrual;
  • DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) – Clamídia e gonorréia podem causar a menstruação escura, os sintomas que acompanham nesse caso é odor muito fétido, dores na pelves e febre.
  • Miomatose uterinos – Nódulos benignos que se formam no útero, dificilmente eles se tornam malignos. É um problema comum na idade fértil.

Menstruação escura tomando anticoncepcional

As mulheres que ingerem pílulas anticoncepcionais estão propensas a alterações hormonais, algumas delas pode ocasionar a menstruação escura. Geralmente, isso ocorre quando logo no primeiro mês do uso do método contraceptivo.

Esses escapes de sangue escuro também podem acontecer quando a mulher toma a pílula do dia seguinte várias vezes em um curto período de tempo. Outro fator que pode favorecer a menstruação escura é a troca de anticoncepcional.

 

menstruação-escura

 

Mulheres que não fazem uso de pílula contraceptiva também podem apresentar menstruação com coloração diferente, isso acontece quando o organismo está sofrendo uma baixa de progesterona, entre outros fatores a serem considerados conforme já abordamos acima.

Se o problema persistir por mais de um ciclo, é importante buscar orientação de um profissional ginecologista para investigar outras possíveis causas.

Menstruação escura é sinal de gravidez

Pode ser sinal de gravidez. Geralmente o aparecimento de sangue escuro é uma das características presentes logo nas primeiras semanas de gestação. É nesse momento que o óvulo fecundado se prende nas paredes do útero, esse acontecimento é chamado de nidação, por isso ocorre o sangramento mais escuro.

Para confirmar a gravidez é preciso procurar um médico. É provável que a mulher tenha outros sintomas como náuseas, sono excessiva, fadiga, entre outros.

Menstruação escura e menopausa

Quando a mulher entra no período do climatério os hormônios ficam muito alterados havendo falhas de alguns meses na menstruação. Geralmente elas retornam em 3 meses e é nessa hora que a coloração do sangue pode ficar escura e com mudanças na intensidade do fluxo sanguíneo.

A menopausa só é caracterizada quando a mulher deixa de menstruar por 1 ano consecutivo.  Alguns sinais que está fase se inicia no organismo feminino são:

  • Menstruação atrasada;
  • Menstruação escura;
  • Menstruação coagulada;
  • Fluxo pequeno de sangramento;
  • Calores excessivo.

Notando esses sintomas, é importante que a mulher busque ajuda médica para que sejam realizados todos os exames necessários. Havendo necessidade, são indicados alimentos e terapias que possam ajudar a aliviar os sintomas.

Menstruação escura é normal?

Como visto, a menstruação escura não apresenta riscos a saúde da mulher na maioria dos casos, no entanto, é preciso ficar atenta para descartar problemas mais graves de saúde.

Quando se trata de casos mais complexos, o sangue escuro pode ser sinal de uma infecção, pólipo ou outras doenças, principalmente se estiver acompanhado de corrimentos vaginais fora do comum, dores no abdômen ou inchaço.

Em caso de gravidez avançada, fique atenta com sangramentos, dores nos ombros, dores na barriga, tonturas e fraqueza. Esses sintomas estão ligados ao aborto ou uma gravidez ectópica.

Buscando ajuda médica

  • Em caso de gravidez avançada e tiver um sangramento;
  • Se o período menstrual durar mais do que 7 dias, é um sintoma anormal;
  • Febre;
  • Tontura;
  • Sangramentos fora do período menstrual;
  • Palidez na pele;
  • Dores na região íntima;
  • Se a menstruação falhar mais do que 3 meses, pode ser a menopausa;
  • Se a menstruação escura estiver acompanhada de dores abdominais, cheiro forte e corrimento anormal;
  • Se os sintomas persistirem por mais de um ciclo menstrual.

Mediante esses sintomas, é preciso avaliar a condição de saúde da mulher. Por isso, o médico vai solicitar exames de urina, sangue e papanicolau para um diagnóstico correto e tratamento adequado.

 

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


19 − dois =