Anticoncepcional Mercilon Conti – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-mercilon-conti

O Anticoncepcional Mercilon Conti é um método contraceptivo oral combinado trifásico de uso contínuo. É muito indicado pelos médicos para evitar a gravidez e oferecer outros benefícios a mulher referente ao ciclo menstrual. Continue lendo esse artigo para saber tudo sobre esse medicamento, seu modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações.

Para que Serve o Anticoncepcional Mercilon Conti

O anticoncepcional Mercilon Conti é utilizado para evitar a gravidez e também para corrigir variações no organismo no período da TPM como cólicas, dores de cabeça e cansaço. O medicamento também é indicado para mulheres que precisam recuperar o controle do ciclo menstrual.

Composição

Possui a combinação dos seguintes hormônios: Desogestrel 150 mcg e o etinilestradiol 20 mcg sendo dividido em 2 comprimidos verdes (placebo), 21 brancos e 4 amarelos (com apenas 10 mg de etinilestradiol). A embalagem vem com 28 comprimidos para uso contínuo.

 Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Mercilon Conti

Como todo método contraceptivo é preciso respeitar os horários corretos para ingestão e evitar os atrasos que comprometem a eficácia do medicamento.  Para iniciar o anticoncepcional Mercilon Conti proceda da seguinte forma:

– A mulher que não fez uso de nenhum método hormonal oral no mês anterior deve começar a ingerir a pílula no primeiro dia de menstruação, nesse caso, é iniciado com os comprimidos brancos que possuem mais hormônios, no total, eles são 21 unidades. Depois disso, deve-se ingerir 2 verdes (placebos) e para finalizar a cartela os amarelos (que possuem apenas 1 princípio ativo).

 

mercilon-conti

 

O sangramento por privação hormonal deve ocorrer entre os 7 dias de ingestão dos comprimidos verde e amarelo. Assim que terminar essa cartela, outra deve ser iniciada em seguida, sem fazer nenhuma pausa.

Em caso de esquecimento do anticoncepcional Mercilon Conti superior a 12 horas do horário habitual existe chances de diminuição de eficácia, esse comprimido esquecido deve ser ingerido assim que lembrar e deve-se utilizar preservativo pelos próximos 7 dias.

É importante evitar atrasos, pois quanto mais esquecimentos ocorrerem e um ciclo, maiores os índices de falhas do medicamento. Fique atenta também com episódios de vômitos e diarréias que ocorrem dentro de 4 horas após a ingestão da pílula, geralmente um novo comprimido deve ser tomado como medida preventiva, mas se forem recorrentes ao longo do dia, é necessário utilizar outro método de barreira pelos próximos 7 dias, pois é como se tivesse esquecido uma pílula.

Procure um médico para mais esclarecimentos.

Efeitos Colaterais

Podem ocorrer algumas reações adversas na ingestão do anticoncepcional Mercilon Conti, entre os principais estão:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Aumento de peso corporal;
  • Dores abdominais;
  • Alterações de humor (inquietação, nervosismo e estados depressivos);
  • Alterações na libido;
  • Retenção de líquidos;
  • Coceiras e vermelhidão na pele;
  • Secreção vaginal.

A trombose é um dos efeitos colaterais que podem ocorrer em mulheres que ingerem contraceptivos hormonais orais, porém, acontecem em casos onde existe uma predisposição maior. Por isso, fale com seu médico e faça uma avaliação da sua saúde antes de iniciar o uso de qualquer hormônio.

Contraindicações 

Mulheres que apresentam as condições abaixo não podem fazer uso do Mercilon Conti, como medida de segurança, é importante consultar um médico ginecologista para indicação de outra forma de contraceptiva que não seja hormonal.

  • Histórico de trombose, embolia pulmonar, derrame cerebral (AVC) e ataque cardíaco;
  • Problemas com coagulação do sangue;
  • Enxaqueca grave com aura;
  • Diabetes;
  • Histórico de pancreatite;
  • Problemas no fígado (icterícia, hepatite, adenomas, tumores malignos, cirrose);
  • Histórico de câncer;
  • Alergia a fórmula do Mercilon Conti;Sangramento vaginal sem causa aparente.

Quando estiver ingerindo o anticoncepcional é importante se atentar as interações de outros medicamentos como antibióticos, anticonvulsivantes, antivirais, produtos que contenham erva de São João, entre outros.

Benefícios do Anticoncepcional Mercilon Conti

O anticoncepcional Mercilon Conti possui grande eficácia para evitar a gravidez, a probabilidade do medicamento falhar é muita baixa quando utilizado corretamente, sem esquecimentos, vômitos e interações medicamentosas.

Outro benefício do medicamento é a baixa dosagem hormonal que ameniza os sintomas da TPM e regula o ciclo menstrual sem causar muitos efeitos colaterais, embora isso, depende de cada organismo. Mas em comparação as pílulas contraceptivas antigas, o Mercilon Conti funciona como um analgésico no período menstrual devido as pequenas doses de etinilestradiol nos últimos 5 comprimidos que evitam a queda rápida de hormônios no corpo da mulher.

O anticoncepcional Mercilon Conti também possui características androgênicas que melhoram a oleosidade da pele e do couro cabeludo.

Anticoncepcional Mercilon Conti Engorda?

Existem muitas reclamações das mulheres com relação ao ganho de peso durante o uso do anticoncepcional Mercilon Conti, no entanto, estão relacionados a retenção de líquidos devido o uso contínuo de hormônios.

Geralmente esses sintomas ocorrem nos primeiros meses, quando o organismo está em fase de adaptação, mas a previsão é que ele volte ao normal. Com relação a retenção de líquidos, é importante adotar outras formas de eliminar as toxinas como: Ingestão de muita água, chás diuréticos, alimentação equilibrada sem muito sal e exercícios físicos regulares.

Outros fatores podem ser os responsáveis pelo ganho de peso como: Estilo de vida, metabolismo e problemas com ansiedade. Ao perceber alterações no peso corporal, busque ajuda médica para investigar as possíveis causas.

Anticoncepcional Mercilon Conti Causa Acne?

As opiniões das usuárias sobre o anticoncepcional Mercilon Conti se dividem, algumas afirmam o aparecimento de acnes durante o tratamento, outras dizem que o medicamento ajuda na prevenção das acnes, espinhas e cravos.

No entanto, a fórmula do Mercilon Conti possui propriedades que diminuem a oleosidade da pele e do couro cabelo contribuindo para o não aparecimento das acnes e demais inflamações cutâneas, além das caspas e seborréias.

Diante disso, a melhor coisa a fazer é buscar orientação médica antes de iniciar o uso de pílulas orais hormonais, pois as reações podem ser diferentes em cada organismo.

Preço

O preço do medicamento varia conforme a região. O valor aproximado do anticoncepcional com 28 comprimidos é de R$ 33,00.

Bula

O fabricante do anticoncepcional Mercilon Conti é a Schering-Plough. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


11 + 3 =