Anticoncepcional Mesigyna – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-injetavel

O anticoncepcional Mesigyna é um método contraceptivo hormonal injetável muito eficaz para evitar a gravidez. Continue lendo esse artigo que vamos abordar sobre sua composição, modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Mesigyna

É utilizado para evitar a gravidez, sua forma injetável ajuda as mulheres que não conseguem manter uma rotina diária para ingerir a pílula oral. Além disso, o medicamento é eficiente para controlar os sintomas desagradáveis da TPM.

Composição

O anticoncepcional Mesigyna contém enantato de noretisterona 50 mg e valerato de estradiol 5 mg e demais ingredientes benzoato de benzila e óleo de ricínio.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Mesigyna

Os métodos de contracepção orais como o anticoncepcional Mesigyna possuem mais eficácia para evitar a gravidez quando comparados à pílula oral, isso se deve, porque é muito mais prático e difícil de esquecer. No entanto, se a injeção não for tomada no prazo correto que varia de 27 a 33 dias, o índice de falha também ocorre.

Quando a mulher opta em utilizar um método anticoncepcional ela deve ter a responsabilidade de cumprir o procedimento indicado na bula do medicamento ou pelo seu médico.

O anticoncepcional deve ser utilizado via intramuscular profunda, ou seja, no braço ou nas nádegas para que seja injetado de uma forma lenta. Por isso, faça isso com um profissional da área da saúde, geralmente as farmácias e postos de saúde disponibilizam esse serviço.

Quando nenhum método contraceptivo foi utilizado nos meses anteriores, o anticoncepcional Mesigyna deve ser aplicado no primeiro dia da menstruação. No entanto,se você pretente mudar de método, é preciso seguir orientações especificadas para cada caso, por isso, é imprescindível ler a bula e buscar ajuda médica para avaliar o seu estado de saúde antes de utilizar qualquer medicamento hormonal.

Efeitos Colaterais

Métodos contraceptivos hormonais mechem com o organismo da mulher e podem causar alguns desconfortos, isso também ocorre com o anticoncepcional Mesigyna. Conheça alguns efeitos colaterais desse medicamento:

  • Falta de sangramento na pausa ( amenorréia);
  • Escapes ( sangramento desregulado);
  • Aumento da pressão arterial;
  • Intolerância no uso de lentes de contato;
  • Agravamento no problema de endometriose;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dores de cabeça;
  • Irritação, nervosismo e depressão;
  • Dor e secreção mamária;
  • Retenção de líquidos ( aumento de peso);
  • Aumento de tendência para infecções vaginais;
  • Redução da imunidade;
  • Erupções na pele;
  • Alterações benignas no fígado;
  • Dores ao espirar ou respirar;
  • Mudança na secreção vaginal.

anticoncepcional-Mesigyna

Embora raros, podem ocorrer casos de trombose em usuárias de métodos contraceptivos hormonais, por isso, é importante procurar um médico para saber se você tem predisposição para esse problema.

Contraindicações

Mulheres que não podem utilizar o anticoncepcional Mesigyna:

  • Pacientes com hipertensão grave;
  • Mulheres acima do peso;
  • Portadoras de distúrbios cardiovasculares;
  • Pacientes com histórico de AVC ( acidente vascular cerebral);
  • Pacientes com histórico de trombose ou com alguma predisposição genética para essa doença;
  • Mulheres que possuem problemas hepáticos;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pacientes com síndrome de rotor e Dubi Johnson;
  • Mulheres com problemas no endométrio;
  • Pacientes com sangramento vaginal não diagnosticado.

Se você faz uso de medicamentos para tratar epilepsia, tuberculose, infecções bacterianas, infecções virais como HIV e hepatite C ou produtos que contenham ervas de São João, tome cuidado, pois esses componentes interferem na eficácia do anticoncepcional Mesigyna aumentando as chances de engravidar.

Além disso, o medicamento também pode interferir na eficácia de outros medicamentos. Por isso, leia a bula com muita atenção e informe ao seu médico se você utiliza outro medicamento, inclusive chás e remédios naturais.

Benefícios 

A principal vantagem do anticoncepcional Mesigyna é a praticidade de sua utilização, ele atende as mulheres que precisam simplificar a rotina diária ou que as que não possuem a disciplina diária de ingerir rigorosamente a pílula oral.

O medicamento ainda regula o fluxo menstrual e não permite que a mulher tenha sangramento excessivo todos os meses, evitando riscos de anemia, além de diminuir os incômodos desagradáveis da TPM como dores de cabeça, cólicas e dores na mamas.

Anticoncepcional Mesigyna Engorda ou Emagrece?

Mulheres que utilizam anticoncepcional Mesigyna ou qualquer outro medicamento hormonal injetável se queixam bastante do aumento de peso. No entanto, isso é devido a retenção de líquidos causada pelo método.

É preciso entender que a retenção de líquidos não envolve acúmulo de gorduras no organismo, ou seja, não engorda. O aumento de peso é referente aos líquidos que podem ser eliminados pelo organismo a qualquer momento através da urina e do suor com ajuda de uma dieta equilibrada e exercícios físicos.

Logo nas primeiras aplicações a retenção de líquidos pode ser intensa, pois o organismo recebe uma dosagem única de hormônios por mês.  No entanto, isso pode variar de acordo com cada organismo, por isso, é importante buscar ajuda médica antes de utilizar qualquer medicamento.

Anticoncepcional Mesigyna Causa Acne?

Não existem nenhuma comprovação que o Mesigyna causa acnes, no entanto, essa condição é mais usual em métodos contraceptivos injetáveis. Algumas usuárias reclamam bastante do aparecimento de acnes e espinhas utilizando o medicamento.

Porém, é importante lembrar que mulheres que possuem acnes pode ser por outras razões e não necessariamente por causa do uso do anticoncepcional Mesigyna, nesse caso, é melhor procurar um médico para investigar e tratar o problema.

Não se automedique. O método contraceptivo que é bom para sua amiga, pode não ser indicado para você. O organismo e condição de saúde de cada pessoa são diferentes, por isso, é preciso ingerir o medicamento adequado para cada caso.

Preço

O preço médio do anticoncepcional Mesigyna, a caixa com seringa de 1 ml é de R$ 25,00.

Bula

O fabricante do medicamento é a Bayer. Para saber sobre a bula, clique aqui.

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × 2 =