Método de Ogino-Knaus – O que é e como funciona a tabela?

O Método Ogino-Knaus é uma forma parcial de abstinência, partindo do conhecimento de que em certos períodos do mês a mulher apresenta menor probabilidade de engravidar.

O método de Ogino-Knaus é recomendável?

Não, porque se acredita que ele seja eficaz em apenas 85 a 90% dos casos. Estatisticamente, portanto, a mulher que tem 100 relações durante um ano tem possibilidade de engravidar em cerca de 10 a 15 dessas relações.

Existem outros métodos contraceptivos. Leia: Anticoncepcionais

 

Tabela de Ogino-Knaus

Metodo de Ogino-Knaus

Como funciona o método Ogino-Knaus

Uma mulher normal em idade fértil produz um óvulo todo mês. Isso se chama ovulação. A mulher que menstrua a cada 28 dias, ovula mais ou menos no meio desse período, ou seja, 14 dias depois do início da menstruação. Contudo, mesmo que ela seja muito regulada, poderá ovular no 12º, 13º, 15º ou no 16º dia, ao invés de no 14º dia. Além disso, ainda que seja habitualmente regulada, está sujeita a fatores que alteram essa regularidade.

Assim, se tiver um ciclo menstrual de 24 dias em lugar de 28, poderá ovular até 10 dias depois do início da menstruação anterior. Do mesmo modo, se o ciclo menstrual for de 32 dias, poderá ovular mais ou menos no 20º dia após o início da menstruação.

Acredita-se que o esperma pode viver no mínimo dois dias nas trompas de Falópio, onde ocorre a fecundação. Portanto, numa mulher cujo ciclo menstrual repentinamente cai para 24 dias, o óvulo pode alcançar a trompa de Falópio no 10º dia após o início da menstruação.

Fecundação

O esperma do ato sexual que ocorreu dois dias antes pode estar nas trompas de Falópio quando o óvulo chegar. Nesse caso, a fecundação pode ocorrer apenas 8 dias depois do início do período menstrual. Se nesse mês a menstruação durou 6 dias, então essa mulher engravidou num ato sexual que ocorreu somente 2 dias após o término da menstruação.

Da mesma forma, se um ciclo menstrual de 28 dias repentinamente passa para 32 dias, o óvulo pode alcançar a trompa de Falópio no 20º dia depois do início da menstruação. Acredita-se que um óvulo leva 2 dias para percorrer a trompa de Falópio em direção ao útero, e que pode ser fecundado nesses 2 dias. Assim, a mulher pode engravidar de um ato sexual que ocorrer 22 dias depois do início de sua última menstruação.

Pelo que foi dito, é óbvio que o método de Ogino-Knaus nem sempre é seguro e se um casal teve 100 ou mais relações sexuais durante um ano, há grandes probabilidades de que a gravidez resulte da irregularidade menstrual.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


vinte − 18 =