Anticoncepcional Microdiol – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

O Microdiol é uma pílula contraceptiva muito utilizada para evitar a gravidez, além disso, sua composição ajuda a tratar sintomas da tensão pré menstrual e regularizar o ciclo feminino. Continue lendo esse artigo e vai saber sobre o modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações desse medicamento.

Para que serve

O anticoncepcional Microdiol é mais uma opção para as mulheres evitarem a gravidez, além disso, ele fornece propriedades que ajudam a melhorar os sintomas da TPM, reduzir as acnes e regularizar o ciclo menstrual.

Composição

Cada comprimido do Microdiol contém desogestrel 0,15 mg e etinilestradiol 0,03 mg. Alguns profissionais da saúde afirmam que pílulas orais que possuem a junção desses dois hormônios não causam nenhum efeito metabólico androgênico no organismo da mulher, como por exemplo: O aparecimento de acnes e o crescimento de pêlos.

 

Como usar o anticoncepcional

A cartela do Microdiol vem com 21 comprimidos que devem ser ingeridos diariamente, sempre no mesmo horário. Caso, a mulher não tenha utilizado nenhum método hormonal no mês anterior, a pílula deve ser iniciada no primeiro dia menstruação.

A pílula deve ser ingerida por 21 dias, sempre no mesmo horário, depois disso, haverá uma pausa de 7 dias, onde vai ocorrer um sangramento por privação hormonal. No 8º dia, a mulher deve iniciar uma nova cartela.

A posologia do anticoncepcional Microdiol não é diferente da maioria das pílulas contraceptivas, assim como sua eficácia. Para garantir a prevenção da gravidez, é preciso seguir as instruções de uso corretamente, caso contrário, as chances de engravidar são maiores.

 

O que fazer se esquecer de tomar?

O risco maior de engravidar é quando ultrapassa as 12 horas do horário habitual, antes disso, a eficácia é mantida. Basta ingerir a pílula esquecida assim que lembrar. Caso ultrapasse as 12 horas, deve-se ingerir também o comprimido esquecido, no entanto, siga as recomendações abaixo:

–  Um comprimido esquecido na primeira semana, além de ingerir a pílula assim que lembrar e as outras no horário habitual, é preciso utilizar o preservativo  pelos próximos 7 dias. Se a mulher teve relações na semana anterior ao esquecimento, pode haver chances de engravidar.

– Comprimido esquecido na segunda semana, apenas ingira a pílula esquecida e as demais no horário habitual, não é necessário utilizar preservativo.

– Comprimido esquecido na terceira semana, é preciso ingerir a pílula esquecida e as demais no horário habitual, nesse caso, não será feita a pausa dos 7 dias, é preciso emendar uma cartela na outra para evitar que a mulher ovule. Pode ocorrer pequenos sangramentos, como borra de café, mas continue a ingestão das pílulas mesmo assim.

Quanto mais pílulas esquecer durante o ciclo, maiores são as chances do anticoncepcional Microdiol falhar, por isso, é importante que a mulher tenha muita atenção com relação aos horários de ingestão do medicamento.

anticoncepcional-Microdiol

Efeitos colaterais do anticoncepcional Microdiol

As mulheres que fazem uso de pílulas hormonais orais sabem que efeitos adversos podem acontecer. Com o anticoncepcional Microdiol não é diferente, portanto, veja a seguir:

  • Aumento de infecções vaginais
  • Escapes
  • Ausência de sangramento nas pausas
  • Agravamento dos miomas uterinos e da endometriose
  • Trombose
  • Aumento da hipertensão
  • Náuseas e vômitos
  • Dores nas mamas
  • Coletitíase ( pedras na vesícula)

Os efeitos colaterais podem variar em cada organismo, caso apresente qualquer um desses sintomas, é indicado procurar um médico ginecologista.

 

Contraindicações do anticoncepcional Microdiol

O anticoncepcional Microdiol é contra indicado nas seguintes situações:

  • Problemas cardiovasculares ( alterações na circulação sanguínea, histórico de tromboses, embolia pulmonar);
  • Pressão alta grave;
  • Problemas no fígado;
  • Uso de esteróides;
  • Síndrome de Rotor ou de Dubin Johnson;
  • Hiperplasia endometrial,
  • Porfíria;
  • Herpes gestacional;
  • Alergia aos componentes da fórmula do Microdiol;
  • Sangramento vaginal sem diagnóstico;

Fique atenta as interações medicamentosas, alguns remédios podem diminuir a eficácia da pílula, como por exemplo: Antibióticos, antivirais, anticonvulsivantes, entre outros. Leia a bula e consulte a relação completa desses medicamentos.

 

Benefícios do Microdiol

Quando ingerido corretamente o anticoncepcional Microdiol possui uma excelente eficácia para evitar a gravidez. Porém, ele também é utilizado para melhorar a redução de líquidos no organismo, favorecendo o equilíbrio do peso corporal.

A redução da oleosidade da pele e do couro cabeludo é outra vantagem do Microdiol, pois evita o aparecimento de acnes e demais erupções na pele. Alguns médicos ainda  indicam o medicamento devido as propriedades que melhoram os sintomas da TPM e regularizam o ciclo menstrual.

Apesar dos muitos benefícios, o Microdiol deve se consumido apenas com orientação médica, pois os resultados podem se diferenciar em cada organismo.

 

Anticoncepcional Microdiol engorda?

Não existem relatos que o anticoncepcional Microdiol engorde, ao contrário, ele possui componentes que evitam a retenção de líquidos contribuindo para a normalização do peso. No entanto, isso pode mudar de acordo com cada organismo.

Alterações bruscas de peso devem ser analisadas pelos médicos, pois podem apontar outros problemas como distúrbios no metabolismo, má alimentação e problemas emocionais como ansiedade e depressão.

 

Esse anticoncepcional causa acne?

Uma das vantagens do Microdiol é sua propriedade para eliminar problemas androgênicos nas mulheres, ou seja, ameniza a oleosidade na pele e no couro cabeludo diminuindo as chances do aparecimento de acnes, espinhas e cravos.

Muitos médicos indicam o anticoncepcional Microdiol para tratar das acnes, pode ser uma excelente alternativa para quem busca aliar a prevenção da gravidez com esses benefícios. Mas, é preciso orientação de um profissional para analisar o estado de saúde da mulher antes de iniciar qualquer tratamento a base de hormônios.

Preço

O preço médio do Microdiol gira em torno de 25 à 35 reais.

Bula

O fabricante deste medicamento é a Schering-Plough e você pode baixar a bula clicando aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


seis − 5 =