Anticoncepcional Micronor – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

Anticoncepcional Micronor

Micronor é um método contraceptivo hormonal oral de uso contínuo, o medicamento possui baixa dosagem e é desenvolvimento com apenas um hormônio, por isso, pode ser utilizado por mulheres que estão amamentando.

Continue lendo esse artigo e vai descobrir tudo sobre o anticoncepcional Micronor, seu modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações.

 

Para que serve

O medicamento possui grande eficácia para evitar a gravidez, porém, também apresenta outros benefícios como: Ameniza os distúrbios da TPM, regulariza o ciclo menstrual e trata disfunções uterinas.

 

Composição

Cada pílula do anticoncepcional Micronor contém noretisterona 0,35 mg e demais ingredientes como amido pré-gelatinizado, estearato de magnésio e lactose.

A embalagem do medicamento vem com 35 comprimidos de uso contínuo.

 

Como usar o anticoncepcional Micronor

O anticoncepcional Micronor deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação, caso nenhum método hormonal tenha sido utilizado no mês anterior. Depois, é só manter a rotina diária da ingestão do medicamento, sempre no mesmo horário para garantir a eficácia contraceptiva.

Como seu  uso é contínuo, não tem pausa entre uma cartela e outra, embora possa ocorrer o sangramento por privação hormonal no final de cada uma é preciso continuar sua ingestão.

Como a base do medicamento é de progestogênio puro o seu índice de falha é de 0,5%  desde que sejam respeitados os horários diários de ingestão, sem atrasos. Caso ocorrer algum esquecimento por mais de 3 horas do horário habitual é preciso tomar a pílula assim que lembrar e continuar tomando as outras normalmente, porém, deve-se utilizar um método de barreira ( preservativo) pelas próximas 48 horas.

Em caso de vômitos ou diarréias até 2 horas após a ingestão do medicamento a eficácia pode  ser reduzida. No entanto, deve-se continuar o tratamento normalmente, mas como prevenção, pode ser utilizado o preservativo pelos próximos 2 dias.

O anticoncepcional Micronor é de uso contínuo, por isso, se a mulher quiser trocar de método contraceptivo é recomendado buscar ajuda médica para não correr o risco de engravidar nessa transição.

 

Efeitos colaterais do Micronor

Nenhum método contraceptivo hormonal é livre de reações adversas. A mulher precisa estar ciente que o anticoncepcional Micronor pode causar:

  • Sangramentos fora do período ( escapes)
  • Náuseas e vômitos
  • Dores de cabeça
  • Vertigens
  • Dores e sensibilidade nas mamas
  • Cansaço
  • Aumento de peso
  • Acne
  • Crescimento de pêlos
  • Alterações de humor
  • Corrimento vaginal
  • Em casos raros podem ocorrer ( cisto nos ovários, queda de cabelo, erupções na pele, dores nas mamas, alergias, hepatite, dores no abdômen)

Sabendo dos efeitos colaterais que podem ocorrer, busque orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento hormonal. Se estiver fazendo uso do anticoncepcional Micronor e acontecer algumas das condições acima, suspenda o uso e procure um médico.

 

Contraindicações desse anticoncepcional

O anticoncepcional Micronor é contra indicado nas condições abaixo:

  • Mulheres grávidas, pois o medicamento pode ocasionar má formação no feto;
  • Histórico de doenças no coração ou de derrame cerebral;
  • Problemas hepáticos, pode ser tumores benignos ou malignos;
  • Fumantes, colesterol alto, obesidade e pressão alta;
  • Enxaqueca na aura;
  • Mulheres que possuem histórico de câncer de mama;
  • Sangramento vaginal sem diagnóstico;

As interações medicamentosas também entram nas contra-indicações do anticoncepcional Micronor, pois quem faz uso de outros medicamentos deve informar ao seu médico para evitar a falha do método contraceptivo.

Alguns dos medicamentos são: Antibióticos, antiepilépticos, naturais a base de Erva de São João, antivirais ( para HIV e Hepatite), entre outros.

Você pode consultar a relação completa desses medicamentos na bula ou com seu médico, pois ele poderá recomendar o uso de preservativo enquanto estiver fazendo alguns desses tratamentos.

 

 

Benefícios do anticoncepcional Micronor

A opção de utilizar pílulas contraceptivas orais nem sempre é somente para evitar a gravidez, algumas mulheres apresentam graves problemas durante o ciclo menstrual como: Sangramentos em grandes volumes, dores fortes no abdômen, cólicas intensas e mal estar. O anticoncepcional Micronor além de evitar a gravidez com grande eficiência, ainda combate esses sintomas, por isso, ele é indicado para:

  • Tratar os distúrbios da dismenorréia e das hemorragias uterinas;
  • Regular o ciclo menstrual;
  • Combate os sintomas da TPM como dores pélvicas, mastodínia e os desconfortos do período;
  • Controla a ação hormonal progestínica;

Em se tratando de hormônios não é recomendado a automedicação, por isso, a mulher deve procurar orientação médica antes de ingerir qualquer  pílula contraceptiva. É necessário realizar exames e uma avaliação clínica detalhada para a indicação do melhor medicamento para cada situação.

 

Anticoncepcional Micronor engorda ou emagrece?

A bula do anticoncepcional Micronor informa que pode haver aumento de peso, geralmente isso ocorre em larga escala em métodos contraceptivos hormonais orais de uso contínuo devido a quantidade de hormônios inseridos no organismo. Mas, é importante lembrar que nenhuma pílula tem o poder de engordar, mas sim de reter líquidos.

O consumo exagerado de alimentos engorda, por isso, é preciso mudanças no estilo de vida com uma dieta equilibrada, exercícios físicos e consultas periódicas ao médico que deve analisar as mudanças de peso. Lembrando que elas podem ser causadas também por motivos emocionais ( ansiedade, depressão) e distúrbios metabólicos.

 

Anticoncepcional Micronor causa acne?

Existem algumas queixas de usuárias que afirmam o ganho de acnes, espinhas e cravos após a utilização do anticoncepcional Micronor, inclusive a bula do medicamento aponta isso como efeito colateral.

Mas, isso não ocorre com todas as mulheres, depende do organismo de cada uma. As que possuem predisposição para acnes devem ficar atentas e buscar orientação médica para saber qual é melhor tratamento para evitar a oleosidade na pele e no couro cabeludo, hoje, existem inúmeros medicamentos que combatem esse problema.

 

Preço – Quanto Custa

O preço médio do anticoncepcional Micronor gira em torno de 10 reais.

 

Bula

O fabricante desse remédio é a Janssen, e você pode baixar a bula clicando aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezoito − 10 =