Anticoncepcional Microvlar – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-microvlar

Microvlar é um método contraceptivo hormonal oral, podemos dizer que é um dos mais populares em nosso País devido seu tempo no mercado e preço acessível que permite a utilização por milhares de brasileiras.

Vamos falar sobre o anticoncepcional Microvlar, sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que serve o anticoncepcional Microvlar

É utilizado para prevenir a gravidez, porém, sua formulação oferece outras funcionalidades como diminuição do fluxo sanguíneo, regula o ciclo menstrual e ainda ajuda a reduzir riscos de anemia.

Composição

O anticoncepcional Microvlar é um comprimido revestido que  possui a associação de dois hormônios ( levonorgestrel 0,15 e o etinilestradiol 0,03mg). Além de outros ingredientes que são: carbonato de cálcio, glicerol, dióxido de titânio, pigmento de óxido de ferro amarelo, lactose, amido, povidona, talco, estearato de magnésio, sacarose, macrogol e cera montanglicol.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Microvlar

O modo de usar não é muito diferente de outras pílulas orais, também deve ser seguida a ordem da cartela de 21 dias consecutivos, sempre no mesmo horário, após esse período, tem a pausa de 7 dias, onde vai ocorrer o sangramento ( entre o 2º e 3º dia).

No 8º dia é necessário recomeçar nova cartela do anticoncepcional Microvlar mesmo se o sangramento não tiver cessado.

Para as mulheres que não estavam utilizando nenhum método contraceptivo oral nos meses anteriores, é preciso iniciar o anticoncepcional Microvlar no primeiro dia da menstruação.

Para as mulheres que desejam mudar de método para o Microvlar, é importante ler a bula ou agendar uma consulta médica. Essa transição deve ser feita com cautela e seguir todos os procedimentos corretos para evitar a gravidez. Além disso, é importante fazer uma avaliação da sua saúde antes de qualquer mudança.

Procure não esquecer de tomar as pílulas no horário certo, quanto mais isso acontecer, maiores são as chances de falha do método. Caso, o esquecimento ocorrer em menos de 12 horas, a eficiência do anticoncepcional será mantida devendo tomar imediatamente o comprimido esquecido.

Em caso de ultrapassar as 12 horas, é preciso tomar a pílula esquecida, porém, a proteção contra a gravidez pode ser reduzida, ou seja, a mulher tem mais chances de engravidar, portanto, utilize como prevenção, pode ser aliado outro método como o preservativo nos próximos 7 dias.

No entanto, se esquecer mais de um comprimido no mês, as chances de engravidar são aumentadas. Leia a bula ou procure orientação médica para saber como proceder.

Efeitos colaterais

Não é uma regra para todas as mulheres, mas os efeitos colaterais no uso do anticoncepcional Microvlar existem, são eles:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dores abdominais;
  • Alterações de humor;
  • Aumento de peso;
  • Sensibilidade e dor mamária;
  • Retenção de líquidos;
  • Alergias de pele.

Contraindicações

Parece clichê, mas é importante lembrar que antes de utilizar qualquer método contraceptivo hormonal é preciso buscar orientação médica para avaliar a saúde, pois, não é todas as mulheres que podem utilizar esses medicamentos.

Confira quem não pode usar o anticoncepcional Microvlar:

  • Mulheres que possuem histórico de processos trombóticos ( embolia pulmonar, trombose venosa profunda) ou tiver alguém na família que já teve esse problema;
  • Mulheres que tiveram AVC ( acidente vascular cerebral) ou infarto do miocárdio;
  • Mulheres que já tiveram angina;
  • Mulheres que possuem enxaqueca grave;
  • Mulheres com diabetes;
  • Mulheres com doença hepática;
  • Mulheres que possuem sangramento vaginal sem causa aparente;
  • Mulheres que possuem neoplasias dependentes de esteróides nas mamas ou nas genitais;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Mulheres que possuem alergia a algum elemento da fórmula do anticoncepcional;
  • Mulheres que utilizam medicamentos para epilepsia, hepatite C, infecções fúngicas, artrite, artrose, pressão alta e outras condições de saúde devem ficar atentas a interação medicamentosa que pode cortar a eficácia do anticoncepcional Microvlar.

Outro detalhe importante, é avaliar com o seu médico se pertence ao grupo de risco de desenvolver trombose, pois existem mulheres que possuem uma tendência maior, essas, não podem utilizar nenhum método contraceptivo hormonal oral, pois é arriscado para a saúde.

Benefícios

 Os benefícios do anticoncepcional Microvlar abrangem a prevenção da gravidez, quando tomado adequadamente o risco de falha é muito baixo, beira a 1%.

Esse medicamento ainda ajuda a regular o ciclo menstrual e diminuir o fluxo sanguíneo, fator que favorece a mulher não ficar anêmica. Podemos citar, que as cólicas e os sintomas de TPM são reduzidos com a utilização do Microvlar.

Anticoncepcional Microvlar engorda ou emagrece?

Esse assunto é muito polêmico, pois existem informações divergentes. No entanto a bula do anticoncepcional Microvlar revela como efeito colateral a possibilidade de ganho de peso, ou seja, 1 em cada 100 mulheres pode engordar utilizando o medicamento.

Também é informado para as usuárias sobre a retenção de líquidos  que pode ser um fator que pese na balança. É obvio que isso, vai depender do organismo de cada mulher, afinal diversos fatores estão ligados ao ganho de peso, como alimentação, exercícios físicos, metabolismo e ansiedade.

Caso, o aumento de peso tenha se intensificado com o uso do anticoncepcional Microvlar, é importante buscar ajuda médica para encontrar uma solução.

Não foram relatados casos de emagrecimento com uso do medicamento.

microvlar

Anticoncepcional Microvlar causa acne?

Não foram encontradas muitas evidências e relatos de usuárias que usam o anticoncepcional Microvlar. No  entanto, isso pode variar em cada organismo, pois alguns médicos dermatologistas informam que mulheres que possuem tendências a acnes o problema pode se intensificar com o uso de métodos hormonais.

Em alguns, casos as pílulas do Microvlar podem ajudar a melhorar as condições de acnes, espinhas e cravos. Por isso, é importante que a mulher passe por uma avaliação médica antes de utilizar qualquer medicamento hormonal.

Preço

O preço médio do anticoncepcional Microvlar de 21 comprimidos é de aproximadamente de R$ 6,00.

Bula

O fabricante do Anticoncepcional Microvlar é a Bayer. Para saber mais sobre a bula, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezenove − dezoito =