Anticoncepcional Mirena – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-mirena

Mirena é um sistema intrauterino (SIU) em forma de T inserido no útero da mulher para evitar gravidez. Esse dispositivo libera hormônios gradualmente para evitar a ovulação.

Saiba tudo sobre o método anticoncepcional Mirena, sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Mirena

O uso do método anticoncepcional Mirena é para evitar gravidez, porém, também é benéfico em casos de sangramento menstrual volumoso e para proteger o crescimento demasiado do revestimento interno uterino durante o tratamento de reposição de estrogênio.

Composição

Cada SIU possui levonorgestrel 52 mg com liberação de 20 mcg a cada 24 horas. O medicamento também apresenta outros ingredientes como: cilindro de polidimetilsiloxano, estrutura em T, fios de remoção, elastômero de polidimetilsiloxano.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Mirena

 O anticoncepcional Mirena deve ser introduzido na cavidade uterina, a sua eficácia é de 5 anos, portanto nesse período, a mulher pode ficar tranqüila, pois estará segura. Depois desse prazo, é necessário efetuar a troca do sistema, caso ainda queira seguir com esse método contraceptivo.

O motivo da obrigação da substituição do Mirena é devido a mudança na taxa de liberação de hormônios, nos primeiros 5 anos é suficiente para evitar uma gravidez, posterior a esse período a mulher corre 50% de chances de engravidar. Esse método apresenta somente 0,2% de falha, por isso, é considerado uma excelente escolha para as mulheres que tem problemas com esquecimento da pílula oral.

O anticoncepcional Mirena é muito utilizado por mulheres que precisam de terapia hormonal, mais precisamente de estrogênios orais.

 A inserção do Mirena deve ser feita por profissionais da saúde, portanto, tire todas as dúvidas com seu médico sobre como colocar e remover o sistema intrauterino.

Efeitos Colaterais

 Embora seja um sistema intrauterino o anticoncepcional Mirena também tem seus efeitos colaterais, afinal, hormônios são liberados no organismo e podem causar algumas reações desagradáveis como:

  • Sangramento prolongado. Foram relatados alterações no ciclo menstrual, principal nos primeiros meses, porém, esse efeito diminui com o tempo;
  • Com os passar dos meses o sangramento tende a ficar escasso;
  • Foram constatados alterações no sistema nervoso ( inquietação, mudanças de humor, depressão);
  • Distúrbios gastro- intestinais como diarreias, náuseas e vômitos;

Contraindicações

Antes de aplicar o anticoncepcional Mirena uma série de avaliações precisam ser feitas pelo seu médico, pois algumas mulheres não podem utilizar esse método contraceptivo, confira os casos:

  • Doenças hepáticas;
  • Displasia cervical;
  • Câncer no útero;
  • Infecções no trato genital;
  • Endometrite;
  • Alérgicas a fórmula do Mirena;
  • Doença inflamatória pélvica;
  • Suspeita de gravidez;
  • Aborto infectado recente;
  • Sangramento uterino sem causa aparente;
  • Predisposição a infecções.

Benefícios

 mirenaO anticoncepcional Mirena é um dos métodos contraceptivos mais eficazes, conforme mencionado a sua taxa de falha é 0,2% apenas, enquanto que pílulas orais possuem uma taxa de 1,0%. Além disso, o medicamento trata de outras questões como: Controle de fluxo sanguíneo e o crescimento anormal do tecido que reveste o útero.

Uma das vantagens do sistema Mirena é justamente a segurança aliada a praticidade, pois com esse método, a mulher pode ficar tranqüila  por 5 anos sem a necessidade de lembrar diariamente de tomar a pílula oral.

Como o anticoncepcional Mirena é inserido por um médico, não há incidências de falhas na colocação do sistema intrauterino, porém, se a mulher sentir algum desconforto ou note que algo está errado, é importante relatar ao profissional.

O sistema intrauterino Mirena não interfere nas relações sexuais, é importante salientar que o contato íntimo é proibido nas primeiras 24 horas de aplicação, essa pausa é necessária para que o organismo se adapte ao dispositivo.

Não foram comprovadas nenhuma interação medicamentosa que diminua a eficácia do anticoncepcional.

Anticoncepcional Mirena Engorda ou Emagrece?

Não existe nenhuma comprovação científica que o anticoncepcional Mirena engorde ou emagreça, os profissionais da área da saúde são categóricos em afirmar que Mirena não engorda, pois os hormônios desse sistema não tem ação na corrente sanguínea, somente no útero.

Tanto é que o Mirena é considerado o método contraceptivo mais adequado para mulheres que estão amamentando, pois não existem riscos dos hormônios infectarem o leite materno

Em contrapartida, algumas usuárias relatam o aumento de peso com o passar do tempo usando o Mirena. O fato é que, não são todas as mulheres que podem utilizar esse método contraceptivo, é preciso fazer uma análise criteriosa da saúde ginecológica para a implantação desse sistema intrauterino.

Anticoncepcional Mirena Causa Acne?

A revista Contraception divulgou um estudo recente que aponta que o anticoncepcional Mirena pode causar acnes, principalmente em mulheres que já possuem essa predisposição como: Problemas com acnes atuais ou na adolescência.

Embora o risco maior de adquirir acnes seja pelas mulheres com as condições citadas acima, as outras usuárias que não possuem essa tendência também tem 14% de chances de desenvolver o problema.

Uma forma de saber se realmente é o anticoncepcional Mirena que está causando acne é avaliar o período do aparecimento das erupções. Caso, realmente tenha sido esse método, as acnes devem surgir após o 3º mês de inserção do sistema intrauterino.

Se o Mirena for o responsável pela acne, certamente nenhum tratamento dermatológico terá um bom efeito, pois nesse caso, é necessário remover o sistema intrauterino para melhoria da pele.

Segundo, alguns relatos, mais de 90% das mulheres que tiveram problemas com acne devido ao Mirena tiveram uma melhora imediata após a retirada do dispositivo.

Por isso, antes de aderir ao medicamento é preciso analisar a sua condições de saúde e predisposição a acnes, isso deve ser feito antes de utilizar qualquer tipo de medicamento para prevenir a gravidez. O método é muito eficaz e prático, porém, é preciso levar em conta as particularidade de cada mulher.

Preço

O preço médio do Mirena de 52 mg contendo 1 blíster com 1 endoceptivo SIU + 1 insertor é em torno de R$ 850,00.

Bula

O fabricante do anticoncepcional Mirena é a Bayer. Para saber mais sobre a bula, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dois × um =