Mitos do anticoncepcional – Emagrece? Tomar em Horários Diferentes

mitos-do-anticoncepcional

As pílulas contraceptivas são o método mais popular entre as mulheres em todo o mundo. Estima-se que 80% do público feminino utilizam algum método para evitar a gravidez, sendo que 30% escolheram a pílula como grande aliado.

A indústria farmacêutica evolui drasticamente nos últimos anos e tem trazido ao mercado anticoncepcionais que ajudam a mulher tratar de outras patologias de saúde como: Combater sintomas da TPM, regularizar o ciclo menstrual, controlar ovários policísticos, eliminar acnes, pele oleosa, queda de cabelo, entre outros benefícios.

No entanto, o medicamento ainda é alvo de muitas críticas de usuárias. Como sabemos, alguns mitos rodeiam a pílula anticoncepcional, é por isso que nesse artigo vamos desmistificar isso. Continue lendo para saber os Mitos do anticoncepcional.

Confira 8 mitos do anticoncepcional

A melhor maneira de entender como funciona um medicamento é buscando informações. Muitas dúvidas sobre a pílula são levantadas por mulheres de diversas idades, a preocupação maior gira em torno dos efeitos colaterais que apavoram muitas usuárias que deixam de utilizar o medicamento. Veja alguns mitos do anticoncepcional:

1- Anticoncepcional engorda

É um dos grandes Mitos do anticoncepcional dizer que a pílula propriamente dita engorda, pois ela não contém calorias. O que pode ocorrer é uma retenção de líquidos promovida pelos hormônios que favorecem o inchaço do corpo da mulher.

No entanto, esse inchaço não passa de 5% do peso corporal da mulher, ou seja, ele não é responsável pelo aumento de 10 ou mais quilos. Além disso, a retenção hídrica tende a ser eliminada através da urina, não fica armazenada no corpo durante o mês,  a incidência é maior no período menstrual.

Já existem pílulas no mercado que possuem características diuréticas, ou seja, não retém líquido. Elas são feitas com a drospirenona, é o caso da pílula Yasmin, Yaz, Elani Ciclo, Elani 28.

Algumas mulheres reclamam que as pílulas contraceptivas aumentam a vontade de comer, por isso, se isso estiver acontecendo com você, procure um médico. Ele pode avaliar a troca do medicamento.

2- Qualquer mulher pode tomar pílula contraceptiva

Esse é um mito do anticoncepcional, pois NÃO é qualquer mulher que pode ingerir hormônios. É justamente por isso que a automedicação é grave, pois muitas começam a usar pílulas sem orientação médica.

A função do ginecologista não é somente fazer a indicação da pílula contraceptiva, mas sim avaliar o  histórico clínico e familiar da mulher, condições de saúde atual e também suas predisposições a adquirir alguma doença genética.

Em alguns casos pode ser solicitado exames para ter a certeza que é seguro a utilização da pílula contraceptiva.

3- A pílula anticoncepcional aumenta os seios

É um Mitos do anticoncepcional, a pílula não tem esse poder. Muitas vezes isso pode ser confundido com o inchaço da região mamária devido a retenção de líquidos. No entanto, é uma condição temporária que desaparece de acordo com a fase do ciclo.

4- Pílulas modernas de baixa dosagem são menos eficazes

É um mito do anticoncepcional, pois elas foram desenvolvidas para atender a necessidade de mulheres que querem prevenir a gravidez e tratar algum problema de saúde ou estético.

Na realidade,  existe esse mito porque nessas pílulas modernas a quantidade de estrogênio é menor, mas a eficácia anticoncepcional está garantida pela ação da progesterona.

anticoncepcional-que-horas-tomar

5- Quem toma pílula tem mais risco de desenvolver câncer de mama e de útero

É um Mitos do anticoncepcional, pois não existe nenhum estudo que comprova essa informação embora existam muitas divergências com relação a esse assunto.

Algumas pesquisas mostram que a pílula é protetora contra o câncer de ovário e de endométrio, no entanto, há dados que as pílulas podem estar ligadas ao surgimento de miomas em mulheres na pré menopausa, mas, alguns médicos insistem que a pílula sozinha não é capaz disso e que existem outros fatores no organismo da mulher que podem desencadear essa doença.

Como até o momento não se chegou  a numa conclusão sobre esse assunto, essa afirmação ainda continua sendo apenas um mitos do anticoncepcional.

6- Pílulas podem causar infertilidade

É um dos mitos do anticoncepcional, a pílula não altera o perfil produtivo da mulher, assim que ela abandonar o uso, poderá engravidar. Isso só não vai acontecer se ela já tiver algum problema de fertilidade.

7- Tem idade mínima para começar a tomar pílula anticoncepcional

É um dos Mitos do anticoncepcional, na realidade quem deve avaliar isso é um médico, afinal, somente ele capaz de diagnosticar a necessidade de cada paciente. Algumas mulheres começam a ingerir logo após alguns ciclos da sua primeira menstruação, nesses casos, é preciso avaliar a necessidade, efeitos colaterais e contra indicações.

8- Tomar em horários diferentes não faz diferença

O controle do horário ao ingerir os anticoncepcionais é de extrema importância, lembrem-se que estamos falando de hormônios, deve-se haver um cuidado ao tomar as pílulas já que o mal uso pode acabar atrasando o metabolismo e tornando-as ineficazes, por isso é muito importante ingerir todos os dias no mesmo horário. Sendo esse mais um dos Mitos do anticoncepcional.

Verdades da pílula anticoncepcional

Agora que você já sabe os mitos do anticoncepcional, precisa saber das verdades para se cuidar de uma forma mais efetiva. Confira:

  • A mulher precisa de orientação médica para iniciar a pílula e o acompanhamento em todo tratamento;
  • Anticoncepcional causa trombose quando ingerida por mulheres com predisposição genética para o problema ou que fazem parte do grupo de risco;
  • Hipertensas devem tomar cuidado com pílulas hormonais;
  • Obesas e diabéticas precisam de avaliação médica antes de ingerir pílulas anticoncepcionais;
  • Algumas pílulas anticoncepcionais modernas ajudam a eliminar acnes, oleosidade da pele, combater seborreia, controlar ovários policísticos e crescimento de pelos pelo corpo e rosto;
  • Pílulas podem contribuir para o aparecimento de celulite;
  • Fumantes não podem ingerir pílulas contraceptivas;
  • A pílula pode causa mudanças no humor da mulher;
  • O uso do anticoncepcional hormonal ajuda a tratar problemas de endometriose;

Como podemos notar, existem mitos do anticoncepcional e verdades, por isso antes de iniciar o uso de qualquer método hormonal para evitar a gravidez é importante ler, pesquisar e buscar orientação médica para não prejudicar a saúde.

Gostou do nosso artigo sobre Mitos do anticoncepcional? Compartilhe!

Imagens-     vix.com               jornalciencia.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dez − 2 =