Anticoncepcional Nactali – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-nactali

O Anticoncepcional Nactali é um método contraceptivo hormonal oral de uso contínuo, ela é chamada de pílula progestagênio isolado, ou minipílula. Ela é diferente das pílulas combinadas, pois possui apenas um hormônio estrogênio associado (progestagênio). Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre esse medicamento como:  modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações.

Para que Serve o Anticoncepcional Nactali

 O anticoncepcional Nactali é indicado para evitar a gravidez, regularizar o fluxo menstrual e diminuir os sintomas da TPM como cólicas e dores de cabeça.

Composição

Cada pílula contém 75 mcg de desogestrel e demais ingredientes racealfatocoferol, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, lactose monoidratada, amido, povidona, ácido esteárico.

A embalagem vem com 28 drágeas.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Nactali

A cartela do anticoncepcional Nactali vem com 28 comprimidos, no verso dela vem especificado os dias da semana que devem ser seguidos corretamente até o término. É importante manter sempre o mesmo horário da ingestão das pílulas, assim, a eficácia não é comprometida.

Se nenhum método hormonal foi ingerido no mês anterior, é preciso começar o tratamento com o Nactali no primeiro dia da menstruação. Os comprimidos devem ser tomados durante os 28 dias consecutivos, após o término, é preciso começar outra cartela em seguida, sem pausas e sem esperar a menstruação.

Se a mulher estiver mudando de método contraceptivo para o anticoncepcional Nactali, é necessário ler a bula, pois o procedimento de transição é diferente para cada um deles (outras pílulas, anel vaginal, DIU). Na dúvida, busque orientação médica.

Esquecimento do Anticoncepcional Nactali

A eficácia do medicamento é alterada somente com esquecimentos superiores a 12 horas, nesse caso, ingira a pílula esquecida assim que lembrar e mantenha os outros nos horários habituais. Utilize um método de barreira (preservativo) pelos próximos 7 dias.

anticoncepcional-nactali-benefícios.jpg

Quanto mais episódios de esquecimento ocorrerem dentro de uma mesma cartela, maiores são as chances de engravidar. O método é muito eficaz quando utilizado corretamente.

Problemas com vômitos e diarréias até 4 horas da ingestão da pílula, também podem diminuir a sua eficácia contra a gravidez e devem ser seguidas as orientações da bula. É importante ler com atenção antes de iniciar o tratamento, nela contém informações muito importantes para a saúde da mulher.

Efeitos Colaterais

 Todas as pílulas hormonais trazem reações adversas, por isso, é essencial conhecê-las. Com o anticoncepcional Nactali não é diferente, ao notar esses sintomas, informe ao seu médico.

  • Acnes e espinhas podem aparecer com o uso desse medicamento;
  • Dor nas mamas;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações na libido;
  • Alterações de humor;
  • Náuseas e vômitos;
  • Aumento de peso;
  • Cistos nos ovários;
  • Queda de cabelo;
  • Infecções vaginais;
  • Cansaço;
  • Vermelhidão na pele;
  • Secreção nas mamas.

Todos os métodos hormonais podem causar trombose, são raros os casos e geralmente acontecem quando a mulher pertence aos grupos de risco (fumantes, hipertensas, diabéticas, problemas de circulação sanguínea) ou possui alguma predisposição genética.

Para saber se pertence a algum grupo de risco, é importante realizar exames e buscar orientação médica antes de utilizar métodos contraceptivos hormonais.

Contraindicações

Não use o anticoncepcional em nenhuma das condições abaixo:

  • Histórico ou predisposição para trombose venosa, embolia pulmonar;
  • Histórico de ataques cardíacos ou derrames cerebrais;
  • Alergia a fórmula do Nactali;
  • Problemas no fígado (tumores, cirrose, icterícia, hepatites);
  • Câncer de mama;
  • Pancreatite;
  • Diabetes;
  • Pressão alta.

Se tiver outros problemas de saúde é melhor consultar um médico antes de iniciar o tratamento com hormônios. Alguns medicamentos possuem interações medicamentosas e podem diminuir a eficácia no Nactali, são eles:  Remédios para epilepsia, tuberculose, infecções virais (HIV e outras doenças infecciosas), depressivos e alguns antibióticos.

Leia a bula com atenção e consulte a relação completa desses medicamentos. Na dúvida, procure ajuda médica.

Benefícios do Anticoncepcional Nactali

Por ser de uso contínuo, o anticoncepcional Nactali mostra bastante eficácia para evitar a gravidez, uma vez que existem menos riscos de esquecimento já que a mulher está acostumada com a ingestão diária e sem pausas. O medicamento também é utilizado por usuárias que desejam regularizar o ciclo menstrual e diminuir as dores de cabeça e cólicas, muito comuns durante a TPM.

O medicamento não age de maneira igual no organismo de todas as mulheres, por isso é necessário buscar orientação médica para iniciar qualquer tratamento com hormônios.

Anticoncepcional Nactali Engorda ou Emagrece?

A bula do anticoncepcional Nactali informa alterações no peso. Geralmente pílulas de uso contínuo retém mais líquidos no organismo devido a ingestão de hormônios sem pausa, mas isso, pode variar de acordo com o organismo da mulher.

Conforme algumas usuárias, o Nactali aumenta o peso. No entanto, isso pode ser relacionado com outros fatores como ansiedade que aumenta o apetite, metabolismo ou até mesmo o estilo de vida.

Quando a mulher percebe alterações de peso, é preciso buscar orientação médica para investigar as causas e se for preciso, mudar o método contraceptivo.

Anticoncepcional Nactali Causa Acne?

Sim, o anticoncepcional Nactali pode causar acnes e espinhas. É o que está informando a bula do medicamento como efeitos adversos. Geralmente, isso ocorre com mulheres que possuem mais predisposição para problemas androgênicos, nesse caso, é importante buscar orientação médica para indicação de um método contraceptivo que possui propriedades antiandrogênicas.

Não utilize nenhum medicamento a base de hormônios sem a orientação do seu médico. É preciso realizar exames clínicos para avaliar o estado de saúde geral antes de fazer uso de qualquer substância que possa ser prejudicial a saúde.

Preço

O preço do medicamento varia conforme região. O preço médio do remédio com 28 comprimidos, é de R$ 27,00.

Bula

O fabricante do medicamento é a Libbs. Para ler a bula completa, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezenove − dezoito =