Anticoncepcional Neovlar – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-neovlar

O Anticoncepcional Neovlar é um método contraceptivo hormonal oral com 21 comprimidos utilizado para evitar a gravidez. A seguir, vamos abordar tudo sobre o medicamento, como sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra- indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Neovlar

O anticoncepcional Neovlar é utilizado para evitar a gravidez, diminuir o fluxo menstrual e tratar dos sintomas da TPM como cólicas e dores de cabeça.

Composição 

Os hormônios que compõem o Neovlar são o levonorgestrel 0,25 mg e o etinilestradiol 0,05 mg. Além dos excipientes pigmento de óxido de ferro amarelo, pigmento de óxido de ferro vermelho, cera montanglicol, lactose, amido, povidona, talco, estearato de magnésio, sacarose, macrogol, carbonato de cálcio, glicerol, dióxido de titânio

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Neovlar

Se a mulher não utilizou nenhum método contraceptivo hormonal no mês anterior, o anticoncepcional Neovlar deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação.

O anticoncepcional Neovlar possui 21 drágeas que devem ser tomadas sempre no mesmo horário para garantir a eficiência contraceptiva. Atrás da cartela os dias da semana estão marcados para evitar que a mulher esqueça de ingerir a pílula, basta seguir as flechas até o fim da cartela.

Depois disso, haverá uma pausa de 7 dias, onde vai ocorrer o sangramento por privação hormonal. No 8º dia, uma nova cartela deve ser iniciada.

Casos de Esquecimento do Neovlar

As funcionalidades contraceptivas das pílulas hormonais são dadas devido a rigorosidade da ingestão, portanto, se houver esquecimentos, a eficácia do medicamento é comprometida e pode haver mais chances de engravidar.

Atrasos menos de 12 horas não alteram a eficácia do Neovlar, basta ingerir a pílula esquecida e as outras normalmente.

Entretanto, se passar das 12 horas, a contracepção é diminuída. Por isso, é preciso seguir as orientações abaixo:

Esquecimento na 1º semana – Tome a pílula esquecida assim que lembrar, depois, continue a ingestão das próximas no horário habitual. Nesse caso, é preciso utilizar o preservativo pelos próximos 7 dias. Se houve relações sexuais 7 dias antes desse esquecimento, a mulher tem chances de engravidar.

Esquecimento na 2ª semana– Ingira o comprimido esquecido, as demais no horário habitual. Não é necessário utilizar nenhum método de barreira adicional. Nessa semana, os riscos de engravidar são nulos.

Esquecimento na 3ª semana– Ingira a pílula assim que lembrar, continue as demais no horário habitual. Mas nesse caso, não faça pausa, emende uma cartela na outra para não correr o risco de engravidar. Podem ocorrer escapes ao longo da nova cartela, mas o sangramento por privação hormonal só vai ocorrer depois da segunda cartela.

Existe outra possibilidade na 3ª semana em caso de esquecimento do anticoncepcional. É fazer a pausa antecipada, contando a partir do dia do esquecimento. Isso implica em alterar o ciclo menstrual.

Vômitos e diarréias ocorridos até 4 horas após a ingestão do medicamento podem comprometer a sua eficácia. A mulher deve proceder como se estivesse esquecido a pílula, no entanto, se esses sintomas se prolongarem durante o dia, é indicado utilizar um método de barreira conforme explica na bula. Na dúvida, busque orientação médica.

Efeitos Colaterais

Quem toma pílulas contraceptivas devem ter ciência que podem ocorrer algumas reações adversas. Conheça alguns efeitos do anticoncepcional Neovlar, embora nem sempre acontece com todas as mulheres, vai depender do organismo de cada uma.

  • Distúrbios Gastrointestinais (náuseas, vômitos e dores no estômago);
  • Alterações de peso (aumento e perda);
  • Dores de cabeça;
  • Distúrbios psiquiatricos (depressão, alterações de humor);
  • Alterações na libido;
  • Dor e secreção nas mamas;
  • Erupções cutâneas;

Notando qualquer um dos sintomas acima, busque orientação médica.

Contraindicações 

O anticoncepcional Neovlar é contraindicado nos casos abaixos:

  • Mulheres com histórico de trombose, embolia pulmonar, ataques cardíacos, derrames cerebrais;
  • Portadoras de problemas neurológicos;
  • Histórico de pancreatite;
  • Diabetes;
  • Doenças hepáticas (tumores, cirrose, icterícia);
  • Câncer de mama e no órgão reprodutivo;
  • Lactantes;
  • Alérgicas a fórmula do Neovlar;
  • Sangramento vaginal sem causa.

Leia a bula para obter a relação completa de informações. Tenha atenção nas interações medicamentosas, pois alguns remédios podem inibir a eficácia do anticoncepcional Neovlar, são eles: Antidepressivos, antibióticos, anticonvulsivantes, antivirais, produtos naturais (erva de São João).

Benefícios do Anticoncepcional Neovlar

O anticoncepcional Neovlar apresenta alta eficácia contra a gravidez, além disso, algumas usuárias sentem os benefícios na regulação do ciclo menstrual e no combate aos sintomas relacionados a TPM como dores de cabeça, mamas e cólicas.

Alguns relatos afirmam a melhoria no aparecimento de acnes. Assim como em qualquer método contraceptivo hormonal oral, os efeitos do medicamento podem ser diferentes em cada organismo.  Por isso, não dispense a orientação médica.

Anticoncepcional Neovlar Engorda ou Emagrece?

A bula do medicamento cita que podem haver alterações corporais tanto para ganho de peso ou perda de peso. Isso vai depender do organismo de cada mulher. No entanto, alguns fatores podem contribuir para essas mudanças, como:

Retenção hídrica em caso de ganho de peso e perda de apetite que pode ocasionar a perda de peso. Os hormônios podem desencadear alterações no corpo da mulher, caso essas mudanças de peso sejam bruscas é essencial buscar orientação médica para investigar outras causas ou até mesmo mudar de medicamento.

Anticoncepcional Neovlar Causa Acne?

As pesquisas com relação ao anticoncepcional Neovlar se mostram bastante positivas para combater os problemas com acnes e espinhas. Muitas usuárias afirmam que houve melhora na oleosidade da pele e do couro cabeludo.

Geralmente as mulheres que possuem problemas com acnes já tem predisposição ao problema, se esse for o seu caso, é indicado buscar outras formas de tratamento para amenizar os agentes causadores dessas erupções na pele.

Preço

O preço do medicamento com 21 comprimidos é de aproximadamente R$ 6,00.

Bula

O fabricante do remédio é a Bayer. Para ler a bula completa, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


15 + seis =