Anticoncepcional Niki – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-niki

O Niki é um método contraceptivo hormonal oral que alia a prevenção da gravidez com outros benefícios para a saúde da mulher. Se você quer saber mais sobre esse medicamento, continue lendo esse artigo onde serão relacionadas sua composição, modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Niki

O anticoncepcional Niki atua na prevenção da gravidez e diminui os sintomas da TPM como cólicas e inchaço promovida pela retenção de líquidos. Alguns estudos mostram a melhoria na acne em grau moderado.

Composição

É composto por drospirenona 3 mg e o etinilestradiol 0,020 mg, além de seus ingredientes talco, óxido de ferro vermelho, álcool etílico, água purificada, celulose microcristalina, crospovidona, lactose monoidratada, povidona, estearato de magnésio, hipromelose + macrogol, dióxido de titânio

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Niki

Tenha atenção na ingestão correta do anticoncepcional Niki, o medicamento apresenta 99% de eficácia, geralmente o 1% de falha ao ano ocorre em mulheres que esquecem de tomar a pílula ou ingerem outros medicamentos sem o conhecimento do seu médico, isso pode causar uma interação que diminui a eficácia do contraceptivo.

Vômitos e diarreias intensas devem ser relatadas ao seu médico, pois elas podem diminuir a eficácia da pílula contraceptiva, principalmente se os episódios ocorrem até 4 horas da ingestão do medicamento.

Antes de iniciar o tratamento com o anticoncepcional, leia  a bula  e busque orientação médica.

Iniciando o Uso do Anticoncepcional Niki:

Se você não utilizou nenhum método contraceptivo oral no mês anterior, é preciso iniciar o anticoncepcional Niki no primeiro dia da menstruação,  a cartela possui 24 comprimidos que devem ser ingeridos diariamente no mesmo horário. Para facilitar, siga as setas indicadas no blíster.

Após os 24 comprimidos, vai haver uma pausa de 4 dias, onde ocorrerá a menstruação. Após esse período inicie uma nova cartela do Niki mesmo se ainda estiver acontecendo o sangramento.

Se você estiver mudando de método contraceptivo, teve um aborto ou está amamentando é importante procurar um médico antes de iniciar o uso do anticoncepcional Niki. A bula também trás informações informações importantes a respeito dessa transição.

O que Fazer em Caso de Esquecimento?

Você precisa ter ciência que a cada esquecimento da pílula as chances de engravidar aumentam, principalmente se ultrapassar 12 horas do horário habitual. Veja o que fazer:

niki

Tome a pílula esquecida assim que lembrar e as demais no horário habitual, se o esquecimento não ultrapassar as 12 horas você ainda está protegida, caso tenha passado, há mais chances de engravidar, principalmente se ocorrer na primeira e na terceira semana.

Se o esquecimento foi na primeira semana, além de tomar a pílula esquecida e as demais no mesmo horário, utilize outro método contraceptivo de barreira ( preservativo) por 7 dias.

Se o esquecimento foi na última semana, tome a pílula esquecida, e as demais no horário habitual e não faça pausa entre uma cartela e outra. Não precisa utilizar método de barreira adicional.

Utilize alguma forma para evitar o esquecimento do anticoncepcional Niki, agenda ou lembrete no aparelho celular. Desse modo, são evitadas as chances de engravidar.

Efeitos Colaterais

As reações indesejadas podem ocorrer com o uso de qualquer método contraceptivo hormonal, inclusive com o anticoncepcional Niki, veja quais são:

  • Alterações no humor ( nervosismo, inquietação, estados depressivos);
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor e sensibilidade nas mamas;
  • Perda da libido;
  • Trombose, embolia pulmonar;
  • Eritema multiforme ( manchas e coceiras na pele);
  • Aumento da pressão arterial;
  • Formação de pedras na vesícula.

Contraindicações 

Não use o anticoncepcional Niki se você apresentar qualquer um desses problemas relacionados abaixo:

  • Câncer de mama;
  • Tumores no fígado;
  • Pancreatite;
  • Lúpus;
  • Mulheres com predisposição a desenvolvimento de doenças cardíacas ou cerebrais;
  • Pacientes com diabetes;
  • Problemas nos rins;
  • Grávidas e lactantes;
  • Alérgicos aos componentes da fórmula do anticoncepcional Niki.

Informe ao seu médico todos os problemas de saúde e os medicamentos que utiliza. O mau uso de contraceptivos hormonais pode causar danos a saúde.

Benefícios

É eficaz na prevenção da gravidez e como complemento alivia os sintomas da tensão menstrual que incomoda muitas mulheres nessa época do mês.

Para aproveitar todos os benefícios do medicamento, é importante que a utilização da pílula contraceptiva seja indicação médica e tenha um acompanhamento durante o tratamento.

Anticoncepcional Niki Engorda?

O anticoncepcional Niki possui baixa dosagem, por isso a incidência de retenção de líquidos é menor não proporcionando aumento de peso.

Aliada ao anticoncepcional Niki é importante cuidar da alimentação e se exercitar para manter o metabolismo sempre acelerado, desse modo, são evitadas alterações no peso corporal.

Se você perceber um significativo ganho de peso utilizando pílulas anticoncepcionais, informe ao seu medico para investigar as possíveis causas.

Anticoncepcional Niki Causa Acne?

O Niki  é utilizado para tratar casos moderados de acne, sua formulação foi elaborada para diminuir a oleosidade da pele e do cabelo. Muitas usuárias estão satisfeitas com o uso desse medicamento não relatando problemas com acnes e espinhas.

Se você tiver pouca acne, o medicamento  pode ser um grande aliado para exterminar esses folículos com secreção. Converse com seu médico e obtenha mais informações sobre o medicamento ou outras formas de tratar casos acneicos.

Para mais informações do anticoncepcional Niki, leia a bula. É importante fazer isso antes de iniciar qualquer tratamento para ficar ciente de tudo o que você precisa saber antes de introduzir um medicamento no seu organismo. A avaliação médica é necessária para analisar se a sua saúde permite a utilização de hormônios.

Preço

O preço médio do anticoncepcional Niki com 24 compridos é de R$ 36,00 , variando conforme região.

Bula

O fabricante do medicamento é a EMS. Para acessar a bula completa, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


catorze + dezesseis =