Anticoncepcional Nociclin – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-Nociclin

O Anticoncepcional Nociclin é um contraceptivo hormonal oral combinado que age através na inibição dos estímulos hormonais que levam a ovulação, é um método eficiente para evitar a gravidez. Continue lendo esse artigo para saber mais sobre sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra- indicações, benefícios e outras informações.

Para que Serve o Anticoncepcional Nociclin

O anticoncepcional é indicado para evitar a gravidez, mas também controla distúrbios relacionados ao período menstrual.

Composição

A cartela do Nociclin vem com 21 comprimidos e a combinação de dois hormônios (levonorgestrel 0,15 mg e o etinilestradiol 0,03 mg), além de seus ingredientes povidona, celulose microcristalina, lactose, croscarmelose sódica, corante alumínio laca amarelo tartrazina e estearato de magnésio.

Esse medicamento contém um corante que pode causar alergia (corante amarelo Tartrazina).

Como Usar o Anticoncepcional Nociclin

O anticoncepcional Nociclin deve ser ingerido todos os dias no mesmo horário por 21 dias, depois desse prazo, é feita uma pausa de 7 dias, onde vai ocorrer a menstruação. No 8º dia, outra cartela deverá ser iniciada, mesmo se o sangramento ainda estiver acontecendo.

Se a mulher não tiver ingerido nenhum método contraceptivo hormonal no mês anterior, deve começar o Nociclin no primeiro dia da menstruação. Em caso de transição de (DIU, Minipílula, implante) é importante ler a bula, pois o procedimento muda. Além disso, um médico deve ser consultado para fazer uma avaliação da saúde e saber se essa é a melhor alternativa para o seu organismo.

Embora, as pílulas de baixa dosagem hormonal sejam muito eficazes para evitar a gravidez, existem muitos casos de mulheres que engravidam ingerindo o medicamento. Isso, é devido a irregularidades de horários, esquecimentos e outros fatores que podem interagir na ação da pílula. Vamos abordar a seguir:

Esquecimentos 

anticoncepcional-Nociclin.jpgEm esquecimentos menores de 12 horas, a pílula continua mantendo a sua eficácia, basta ingeri-la assim que lembrar e manter os horários habituais. No entanto, se houver esquecimento superior a 12 horas do horário habitual, a eficácia do medicamento é comprometida, então, você deve seguir as recomendações abaixo:

Tome a pílula esquecida assim que lembrar e as demais no horário habitual, porém, um método de barreira deve ser adicionado (preservativo) pelos próximos 7 dias. Se o esquecimento ocorreu 7 dias antes de terminar a cartela, não deve haver pausas, é necessário emendar uma cartela na outra para evitar riscos com a ovulação. Nesse caso, o sangramento por privação hormonal deve ocorrer somente no término da segunda cartela.

Vômitos e Diarréias

Outra forma que pode interferir na eficácia do anticoncepcional Nociclin é se ocorrer vômitos e diarréias até 4 horas da sua ingestão. O procedimento deve ser o mesmo do esquecimento da pílula, porém, se ocorrerem vários episódios durante o dia, a mulher não está protegida, deve utilizar preservativo e buscar orientação médica. Leia bula para mais informações.

Interações Medicamentosas

Alguns medicamentos cortam o efeito das pílulas contraceptivas, como é o caso de antibióticos, anticonvulsivantes, produtos com Erva de São João e antivirais. Informe ao seu médico quando fizer algum tratamento com esses remédios, ele pode fazer a indicação de outro método contraceptivo de barreira adicional para evitar a gravidez.

Efeitos Colaterais

A utilização de pílulas hormonais combinadas tem sido associadas ao aumento de câncer de mama, trombose, câncer de útero, tumores no fígado. Antes de fazer uso de qualquer medicamento a base de hormônios, consulte o médico.

As reações mais comuns são:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Escapes;
  • Infecções vaginais (vaginite e Candidíase);
  • Alterações de humor;
  • Acnes;
  • Dores nas mamas;
  • Aumento das mamas;
  • Retenção de líquidos (alteração no peso corporal);
  • Alterações na libido;
  • Amenorréia;
  • Manchas na pele;
  • Perda de cabelo;
  • Aumento de pelos;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Distensão do abdômen.

Contraindicações

Não utilize o anticoncepcional Nociclin nos casos abaixo:

  • Mulheres que já tiveram pancreatite, doenças no fígado;
  • Histórico de trombose, embolia pulmonar, doenças cardíacas, AVC;
  • Problemas neurológicos (enxaquecas da aura, formigamentos no corpo);
  • Diabetes com comprometimento da circulação;
  • Pressão alta não controlada;
  • Câncer de mama;
  • Sangramento vaginal sem causa diagnosticada;
  • Mulheres obesas, fumantes, colesterol alto, idade avançada.

Antes de iniciar o uso de hormônios é essencial buscar orientação médica.  Alguns problemas de saúde podem ser agravados com o uso da pílula.

Benefícios do Anticoncepcional Nociclin

O anticoncepcional Nociclin é eficiente no combate a gravidez, quando ingerido de forma adequada. Muitas mulheres também fazem uso desse medicamento para controlar os problemas relacionados ao ciclo menstrual como: Sangramento intenso e desregulado e a anemia causada pela perda de sangue.

Os sintomas da TPM como cólicas e dores de cabeça também são diminuídos com o uso do Nociclin. Embora, isso possa variar em cada organismo.

Anticoncepcional Nociclin Engorda?

O uso do anticoncepcional Nociclin pode acumular líquidos no organismo da mulher e conseqüentemente aumentar o peso, mas essa condição é temporária. Com o tempo, o corpo se acostumada e esse problema é resolvido.

Levar uma vida saudável com exercícios físicos, alimentação regrada e ingestão de bastante líquidos para eliminar as toxinas é o caminho certo para manter a forma.

Anticoncepcional Nociclin Causa Acne?

A bula do anticoncepcional Nociclin aponta como efeito colateral o aparecimento de acnes. Mas, isso não significa que todas as mulheres possam ter esse problema, isso vai depender da predisposição de cada uma.

É sempre importante buscar o melhor tratamento e não utilizar um medicamento porque uma amiga ou conhecida usa. Cada organismo responde de forma única, portanto, somente um médico pode orientar o anticoncepcional certo para cada mulher.

Preço

O preço do medicamento com 21 comprimidos é de aproximadamente R$ 8,00, variando conforme região.

Bula

O fabricante do remédio é a EMS. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


17 − dezesseis =