Anticoncepcional Nordette – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-nordette-benefícios

O anticoncepcional Nordette é um método contraceptivo hormonal oral combinado, é uma das pílulas mais econômicas do mercado, por isso, possui muitas adeptas. Saiba tudo sobre esse medicamento, sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra- indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Nordette

 O anticoncepcional Nordette é indicado para evitar a gravidez, mas também se mostra eficaz na regularização do ciclo menstrual e na diminuição dos sintomas da TPM.

Composição 

O Nordette combina dois hormônios em sua composição que agem na supressão das gonadotrofinas, são eles: Levonorgestrel 150 mcg e o etinilestradiol 30 mcg, além de seus ingredientes: lactose, amido de milho, povidona, estearato de magnésio, talco, sacarose, macrogol, carbonato de cálcio, glicerol, dióxido de titânio, óxido férrico amarelo e cera.

 Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Nordette

anticoncepcional-nordetteO anticoncepcional Nordette deve ser ingerido diariamente sempre nos mesmos horários. No verso da cartela vem especificado os dias certos que devem ser ingeridas cada pílula, deve ser seguida a seta durante os 21 dias, depois disso, haverá uma pausa de 7 dias, onde vai ocorrer o sangramento por privação hormonal. No 8º dia, é preciso iniciar uma nova cartela.

Se a mulher não fez uso de nenhum método hormonal no mês anterior, é indicado tomar a primeira pílula do Nordette no primeiro dia da menstruação. Para trocas de método contraceptivos é importante buscar orientação médica e ler a bula.

Os esquecimentos da pílula contraceptiva são os grandes responsáveis pela falha do medicamento, por isso, é importante seguir as orientações de ingestão nos horários certos se a mulher não quiser engravidar.

As orientações para o esquecimento do anticoncepcional são as seguintes:

Esquecimentos menores de 12 horas, a eficácia do medicamento não é alterada. Ingira a pílula assim que lembrar e mantenha as outras drágeas no horário habitual. Caso, o atraso ultrapasse 12 horas, existem maiores riscos de engravidar.

O comprimido esquecido deve ser tomado assim que lembrar, e as demais pílulas devem ser ingeridas no horário habitual, porém, é necessário utilizar preservativo nos próximos 7 dias. Se a mulher tomar a última drágea antes do fim da pausa, o método de barreira não é necessário, mas não deve haver a pausa de 7 dias, é necessário emendar uma cartela na outra para evitar risco de ovulação.

Se a mulher esquecer mais de uma pílula durante o ciclo, os riscos de engravidar aumentam. Leia as instruções da bula.

Vômitos e diarréias no período de 4 horas após a ingestão da pílula pode resultar em uma absorção incompleta, por isso, é importante seguir a orientação da bula que é tomar uma drágea ativa de uma nova cartela. Caso, os episódios se repetirem ao longo do dia, busque orientação médica.

Efeitos Colaterais 

Reações adversas podem ocorrer com o uso do anticoncepcional Nordette, as mais comuns são:

  • Dores de cabeça;
  • Escapes;
  • Infecções vaginais;
  • Alteração da libido;
  • Nervosismo, depressão e inquietação;
  • Acnes;
  • Dores abdominais;
  • Náuseas e vômitos;
  • Amenorréia;
  • Retenção de líquidos;
  • Sensibilidade e dores nas mamas;
  • Aumento das mamas;
  • Alteração de peso.

Outras reações incomuns também podem ocorrer como: Alteração no apetite (mais ou menos), aumento da pressão arterial, aumento de pêlos e perda de cabelos. Antes de iniciar qualquer tratamento, leia a bula e veja as informações completas sobre os efeitos colaterais.

Contraindicações

Esse medicamento não deve ser utilizado por mulheres que apresentem as seguintes condições:

  • Histórico de trombose, embolia pulmonar, ataque cardíaco e derrame cerebral;
  • Cefaléia seguido de sintomas neurológicos como: aura, formigamentos, alterações visuais;
  • Diabetes grave;
  • Pressão alta não controlada;
  • Câncer de mama;
  • Doenças hepáticas;
  • Sangramento vaginal sem causa;
  • Alergia a fórmula do Nordette;
  • Lactantes.

O uso de pílulas hormonais pode agravar alguns problemas de saúde, portanto, procure orientação médica antes de iniciar o uso.

Preste atenção nas interações medicamentosas, alguns remédios podem inibir o efeito do anticoncepcional Nordette, como é o caso de antibióticos, anticonvulsivantes, antivirais e produtos a base de Erva de São João. Leia a bula para mais informações.

 Benefícios do Anticoncepcional Nordette

O Nordette é eficaz para evitar a gravidez e atua como coadjuvante no controle de sintomas típicos da TPM como cólicas, dores de cabeça e mal-estar, além disso, ajuda a regularizar o ciclo menstrual.

Outro benefício do medicamento é o seu preço acessível que favorece o acesso por um número maior de mulheres.

Anticoncepcional Nordette Engorda ou Emagrece?

A bula do anticoncepcional Nordette informa a retenção de líquidos como um efeito colateral comum, sobretudo, afirma como reação incomum o aumento ou diminuição do apetite. Ou seja, pode ocorrer em algumas mulheres essas alterações que podem favorecer o ganho ou o aumento de peso.

No entanto, isso não significa uma regra, pois depende do organismo de cada uma. Se a mulher perceber uma alteração abrupta no peso, é recomendado procurar orientação médica.

Anticoncepcional Nordette Causa Acne?

Existe a probabilidade do anticoncepcional Nordette causar acnes, é o que informa a bula. Isso pode acontecer principalmente em mulheres que possuem predisposição para o problema, se esse for o seu caso, é melhor buscar orientação médica para indicação de um outro método contraceptivo.

Toda pílula hormonal exige um acompanhamento médico, portanto, se a mulher não quer ter problemas com muitos efeitos colaterais é indicado prestar atenção no corpo durante a utilização do medicamento. Nos primeiros sintomas de irregularidades, é indicado buscar ajuda médica.

As pílulas hormonais estão relacionadas com diversas complicações no organismo feminino, como aumento de triglicerídeos, aumento de colesterol, intolerância a glicose, entre outros problemas. Não se automedique.

Preço

O preço do medicamento com 21 comprimidos é de aproximadamente R$ 8,00, variando conforme região.

Bula

O fabricante do remédio é a Pfizer. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Outros Assuntos: