Anticoncepcional Nuvaring (Anel) – Preço, Como Usar, Colaterais e Bula

anticoncepcional-nuvaring

O anticoncepcional Nuvaring é um método anticoncepcional de baixa dosagem em formato de anel vaginal. Fabricado em plástico transparente e flexível essa forma contraceptiva já é considerada uma verdadeira inovação. Apresenta eficácia de 91% com uso recomendado.

Nesse artigo, vamos abordar todas as particularidades do Nuvaring, como sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra- indicações, benefícios, entre outros.

 

Para que serve o anticoncepcional Nuvaring?

O anel vaginal tem se mostrado muito eficiente para evitar gravidez e diminuir os efeitos da TPM que incomodam muitas mulheres. Além disso, o anticoncepcional Nuvaring ajuda a regular o ciclo menstrual.

 

Composição

Esse método contraceptivo possui baixa dosagem composta por dois hormônios que são o etonogestrel e o etinilestradiol. A liberação desses componentes é feita de maneira lenta na corrente sanguínea durante as três semanas que o anel vaginal permanece no corpo. Após esse período, o anel é retirado para a pausa de 7 dias.

 

Como usar o Nuvaring

Quando o anel vaginal for utilizado pela primeira vez, ele deve ser colocado no 1º da menstruação onde ficará por 3 semanas. Depois desse prazo, é preciso retirar o anticoncepcional Nuvaring e fazer uma pausa de 7 dias.

No  8º dia  um novo anel deve ser recolocado  exatamente no mesmo horário que retirou  para que sua eficácia seja mantida. O próprio site da Nuvaring tem um sistema para que as usuárias não esqueçam (www.nuvacluble.com.br).

Nesse período sem o anel a menstruação deve descer, geralmente 2 a 3 dias após a retirada. Porém, a data de recolocação deve ser mantida, mesmo se a menstruação ainda estiver acontecendo.

O anel vaginal do contraceptivo Nuvaring possui 5cm de diâmetro, a colocação é fácil e pode ser implantado com a ajuda de um aplicador que é vendido separadamente. A posição correta da inserção é com o anel dobrado dentro dele.

 

6 Passos para colocar o anel anticoncepcional Nuvaring:

1  – Higienize bem as mãos antes de tocar no anel

2  – É importante escolher uma posição confortável para introduzir o anel que pode ser agachada ou de pernas levantadas

3 – Utilize o aplicador, caso não tenha, pegue o anel entre o polegar e o dedo indicador e dê uma pressionada para que os dois lados fiquem juntos para introduzir na vagina

4 –  A melhor forma de saber se o anel anticoncepcional Nuvaring está bem colocado é não sentir nenhum desconforto, ou seja, ele não pode ser percebido. Caso, estiver incomodando, é preciso empurrar mais para dentro da vagina, somente assim, você vai garantir uma ação contraceptiva eficiente.

5- O anel Nuvaring deve ficar por 3 semanas dentro da vagina. Após esse período, ele deve ser removido. Para isso, puxe o anel  para fora com a ajuda do dedo indicador e o dedo médio.

6 –  O anel vaginal utilizado deve ser descartado no lixo comum de banheiro,  jamais jogue no vaso sanitário.

 

Efeitos colaterais desse anticoncepcional

anticoncepcional-nuvaring

O anel anticoncepcional Nuvaring pode causar alguns efeitos colaterais, assim como qualquer outro método contraceptivo, são eles:

Alterações de humor, dores de cabeça, diminuição de libido, dores nas mamas, náuseas, acnes, vaginite, episódios de expulsão do anel, cefaléia, distúrbios tromboembólicos arteriais, entre outros.

Os efeitos colaterais podem variar de mulher para mulher, porém, é importante citar que o anel é um medicamento relativamente novo, por isso, outros efeitos indesejáveis ainda não conhecidos podem ocorrer.

Contraindicações do Nuvaring

O anel não é indicado diante de algumas condições de saúde, confira:

  • Mulheres com histórico de problemas nos vasos sanguíneos ( trombose venosa), ( embolia pulmonar) ou ( derrame cerebral);
  • Mulheres com câncer de mama, doenças no fígado ou inflamação no pâncreas;
  • Mulheres diabéticas com lesão nos vasos sanguíneos;
  • Mulheres com algum tipo de tumor, seja ele benigno ou maligno;
  • Mulheres alérgicas aos hormônios da fórmula;

 

Benefícios

O Nuvaring  tem a vantagem de ser em forma de anel, o que favorece a liberação de hormônios em baixa dosagem, além disso, o método favorece o não esquecimento muito comum em quem toma pílulas orais, já que ele fica de maneira fixa na vagina por 3 semanas.

O Nuvaring inibe os desconfortos gastro- intestinais, uma vez que a forma tradicional via oral passa pelo estomago e fígado podendo causar mais vômitos que diminuem o seu efeito.

Outro benefício  do anel é que os orais têm a eficácia anulada com o uso de antibióticos e alguns medicamentos, diferente do anticoncepcional Nuvaring, que não perde as suas características contraceptivas.

Para muitas mulheres, ingerir pílulas todos os dias é uma tarefa muito difícil, principalmente quando se deve seguir horários específicos, essa responsabilidade faz com que muitas desistam dos métodos contraceptivos orais. O anel vaginal pode atender esse perfil feminino que busca por mais praticidade, já que ele precisa ser trocado somente uma vez ao mês.

O anel anticoncepcional Nuvaring também ajuda na diminuição do fluxo sanguíneo e das cólicas sendo um grande aliado da  mulher nessa época do mês.

 

Nuvaring engorda ou emagrece?

É inevitável, as mulheres têm uma grande preocupação com relação aos métodos contraceptivos, que é o ganho de peso. No caso do anel anticoncepcional Nuvaring a liberação de hormônios de forma lenta não permite o  aumento de apetite e o ganho de peso.

A boa notícia é que além de não engordar, o anel Nuvaring evita a retenção de líquidos que a maioria das pílulas orais causam.

 

Anticoncepcional Nuvaring é bom para acne?

Em alguns casos o anel anticoncepcional  Nuvaring pode causar acnes, assim como outros métodos contraceptivos orais. Em contrapartida, em algumas situações, o anel tem sido empregado com bons resultados para controlar  as acnes.

O melhor método contraceptivo depende de cada mulher, por isso, é importante consultar um ginecologista, ele pode ajudar a indicar a melhor escolha com base no estado de saúde de cada uma em específico.

Preço Médio

O preço médio do anel Nuvaring (1 unidade) gira em torno de 60 à 80 reais.

Bula

O fabricante do anel Nuvaring é a MSD. Para acessar a bula, clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


16 + doze =