Período Fértil – Menstruação, Ovulação e como calcular

periodo-fertil

O período fértil é exatamente a fase em que a mulher está ovulando, o óvulo já sai pronto do ovário em direção ao útero, onde ele aguarda a fecundação de um espermatozoide, o que dá inicio a gravidez.

Geralmente ele dura 6 dias em todos os meses do ciclo menstrual da mulher, até a menopausa. Muitas mulheres não conhecem o seu próprio organismo, por isso, não sabem quando estão ovulando.

Nesse artigo, você vai aprender tudo sobre o período fértil, seus sintomas e como calcular os dias em que é mais fácil engravidar. Continue lendo…

Quais os sintomas do período fértil

Em algumas mulheres os sinais do período fértil podem passar desapercebidos, no entanto, se prestar bastante atenção no organismo, poderá detectar algumas mudanças nessa fase, entre as principais estão:

  • Corrimento incolor – Parece uma gelatina sem sabor, ele não apresenta cor e nem cheiro, isso acontece porque no período fértil o organismo libera o estradiol, responsável por produzir mais líquido no canal da vagina.
  • Dores tipo cólicas – Geralmente não são tão fortes, elas vão e voltam.
  • Mudanças no humor – Pode ocorrer irritabilidade nesse período.
  • Aumento da libido – A alteração hormonal no organismo favorece mudanças no desejo sexual.
  • Alterações da temperatura basal – A média de temperatura pode aumentar em até 1 grau.
  • Espinhas e acnes – O aparecimento dessas inflamações na pele pode ser um dos mais notáveis sintomas, pois a pele fica mais oleosa nessa fase.

Como calcular o período fértil

Geralmente, o período fértil acontece de 11º a 16º dias antes da menstruação, no entanto, as mulheres que utilizam esse método para não engravidar consideram uma margem maior para não correr o risco.

Mas, é preciso levar em conta o ciclo menstrual de cada mulher, estamos falando de um ciclo regular de 28 dias, porém, se esse não é o seu caso é preciso descobrir qual é o seu ciclo. Para isso, a primeira coisa a ser feita é avaliar os últimos meses, se isso não for possível, é importante começar agora a fazer isso.

Depois de perceber os últimos ciclos, de preferência que sejam vários meses é preciso pegar o menor ciclo e subtrair o número 18, ou seja, se o seu menor ciclo foi de 25 dias, faça a conta (25-18 = 7), dia 7 foi o início do período fértil.

Para saber qual é o final do período fértil, pegue o seu ciclo mais longo, exemplo 30 dias e subtraia por 11 (30-11 = 19), dia 19 o último dia. Então, do dia 7 ao 19, há mais riscos de engravidar. Esse cálculo é mais utilizado por mulheres que possuem o ciclo desregulado.

Período fértil para evitar a gravidez

Posso engravidar fora do período fértil? Essa é a dúvida de muita mulher, mas a resposta é NÃO. No entanto, outros fatores podem mudar os dias da ovulação, como: Estresse, doenças crônicas, estilo de vida, picos de adrenalina.

O período fértil é a fase que o organismo está predisposto para fecundação. O que pode acontecer é um erro no cálculo em caso de ciclos desregulados e fazer com a mulher ovule antes do previsto.

É importante que a mulher tenha um controle no período fértil, usar métodos de barreiras e sempre dar uma margem maior nos dias. No entanto, se tiver ciclos muito desregulados que seja abaixo de 25 dias ou acima de 35 dias, é essencial procurar ajuda de um ginecologista para investigar as causas.

Utilizar a tabelinha como anticoncepcional natural é considerado uma forma arriscada por muitos profissionais da saúde, sobretudo, exige muita determinação e atenção aos sinais do organismo. Mas, existem muitas mulheres que conseguem um controle totalmente eficiente para evitar a gravidez.

periodo-fertil-como-saber

Período fértil para engravidar

Muitas mulheres utilizam o método da tabelinha para engravidar, por isso, elas avaliam os melhores dias do mês para ter relações sexuais. Levando em conta o ciclo regulado de 28 dias, o período fértil é no 14º antes da menstruação, com uma faixa de 3 dias antes e 3 dias depois.

Algumas pesquisas apontam que a ejaculação nos intervalos de 2 a 3 dias podem garantir um sêmen de mais qualidade no período fértil, desse modo, as chances de engravidar são maiores. Em suma, se esse método for seguido, durante o período fértil, é possível ter 3 atos sexuais com sêmen mais resistente para chegar ao óvulo.

Para o casal que possui dificuldades em engravidar, é aconselhado a consulta com um ginecologista, pois ele fará alguns exames ou indicar algum medicamento para estimular a fecundação. Para ter um diagnóstico correto, é essencial recorrer a ajuda médica.

Fecundação – Sintomas

Tem como saber se o óvulo foi fecundado? Na maioria dos casos a mulher não sente nada, mas, as que estão muito atentas no organismo conseguem detectar que houve a fecundação e uma gravidez foi gerada.

Geralmente, no 3º dia após a relação sexual pode aparecer um pequeno sangramento rosado. No decorrer do tempo, após 4 semanas da fecundação aparecem leves cólicas, muito sono, dores de cabeça que persistem, seios sensíveis, náuseas e mudanças de humor.

Se a mulher sentir esses sintomas, é importante procurar um médico para realizar o teste de gravidez no laboratório, o mais seguro é fazer o beta HCG (exame de sangue). Depois disso, constatada a gravidez, o acompanhamento do pré-natal deve ser iniciado para garantir mais saúde para o bebe e para a mamãe.

Imagens-  medicalxpress.com              drjulianopimentel.com.br

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


2 × três =