Anticoncepcional Perlutan – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-perlutan

O Perlutan é um método contraceptivo hormonal injetável, seu uso é muito difundido para evitar gravidez e controlar irregularidades hormonais referente a falta de estrógeno ou progesterona no organismo feminino.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o anticoncepcional Perlutan, sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que serve o anticoncepcional Perlutan

O anticoncepcional Perlutan é indicado para evitar gravidez, no entanto, sua composição também pode tratar os sintomas da TPM como cansaço e cólicas, diminuir o fluxo menstrual e fazer reposição hormonal.

Composição 

 A formulação do consiste em uma ampola contendo acetofenido de algestona 150 mg + enantato de estradiol 10 mg. Excipientes: álcool benzílico ,benzoato de benzila e óleo de gergelim.

Como tomar e usar o anticoncepcional Perlutan

Em forma de injeção, o anticoncepcional Perlutan pode ser aplicado a cada 30 dias . Sua ampola é dose única e deve ser administrada na região glútea ou no braço em uma via intramuscular profunda entre o 7º e 10º dia após o inicio de cada menstruação.

Nesse caso, o sangramento vai ocorrer todos os meses. Porém, é muito importante que sejam seguidas todas as recomendações conforme a bula para diminuir as falhas do método contraceptivo.

Tome cuidado na aplicação, pois não pode ser via intravenosa, e sim, intramuscular. Antes de aplicar, deve ser feita uma assepsia no local, para garantir a correta forma de uso, é melhor que a injeção seja feita por um profissional.

Depois de aplicar o anticoncepcional Perlutan, mantenha a área protegida sem massagear. Os horários das doses devem coincidir todos os meses para que sua eficácia seja garantida.

Efeitos Colaterais 

O anticoncepcional Perlutan pode apresentar os seguintes efeitos colaterais, caso as reações sejam muito severas, informe ao seu médico para providenciar a troca do medicamento, confira:

  • Episódios de náuseas e vômitos;
  • Dores de cabeça;
  • Inchaço nas mamas;
  • Sangramentos ( escapes);
  • Alterações de humor,estado depressivo;
  • Perda de libido;
  • Tonturas;
  • Alteração no peso;
  • Prurido vaginal;
  • Ausência da menstruação por até 6 meses.

Problemas de trombose pode ocorrem no uso de qualquer método contraceptivo hormonal, verifique com seu médico a sua condição de saúde antes de utilizar o anticoncepcional Perlutan.

Contraindicações

O anticoncepcional Perlutan possui contra- indicações mediante alguns problemas de saúde, por isso, fique atenta e não faça uso desse medicamento caso tenha algumas das condições listadas abaixo:

  • Suspeita de gravidez ou que estejam amamentando;
  • Alergia a qualquer componente da fórmula do Perlutan;
  • Câncer de mama;
  • Doenças no fígado;
  • Hipertensão arterial grave;
  • Mulheres com histórico familiar de trombose venosa e embolia pulmonar não possuem indicação para utilizar;
  • Doenças graves nos orgão reprodutor feminino.

Qualquer uma dessas condições devem ser informadas ao seu médico para que ele possa indicar um método contraceptivo adequado para o seu caso. Os seguintes medicamentos podem comprometer a eficácia do Perlutan: Rifampicina, rifabutina, griseofulvina e ritonavir.

Benefícios

 A mulher de hoje busca versatilidade em vários departamentos da sua vida, e com o método contraceptivo não é diferente. Algumas possuem dificuldades em ingerir pílulas diariamente no mesmo horário, é por isso, que o anticoncepcional Perlutan pode ser uma opção mais viável, já que é injetado uma vez ao mês.

O Perlutan possui uma excelente eficácia para evitar gravidez quando aplicado corretamente. Por isso, é muito importante manter as datas e horários agendadas para evitar o esquecimento.

Além disso, o medicamento se mostra eficaz para tratar alguns problemas, como:

  • Desconfortos da TPM como cólicas e cansaço;
  • Combate a anemia devido sua estimulação a formação de glóbulos vermelhos;
  • Ajuda a prevenir o câncer no endométrio;
  • Ajuda a prevenir o câncer de ovário;
  • Atua na prevenção de doenças inflamatórias da pélvis.

É importante ressaltar que nenhum hormônio injetável ou oral ajuda na prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, portanto, é indicado a utilização de preservativo para esse fim.

anticoncepcional-perlutan

Anticoncepcional Perlutan  engorda ou emagrece?

Geralmente o uso de um método contraceptivo injetável é polêmico quando se diz respeito as alterações do peso corporal. É claro, que devemos levar em consideração as particularidade de cada organismo e como ele vai receber essa carga considerável de hormônios.

Afirmar que Perlutan engorda pode ser precipitado, embora há muitos relatos de usuárias que confirmam isso. O que se nota em consultórios médicos é muitas reclamações devido ao ganho de peso após a utilização de métodos contraceptivos hormonais, especialmente os injetáveis.

Alguns profissionais da área da saúde são contra essa idéia de que esses métodos provocam ganho de peso, uma vez que não existe nenhum tipo de caloria nesses medicamentos. O que pode haver é uma reação de inchaço e retenção de líquidos que dão essa falsa idéia.

No caso do anticoncepcional Perlutan, o organismo recebe uma alta dosagem de hormônio, porém, é absorvido de forma lenta, no entanto, a bula do medicamento informa que um dos efeitos colaterais do medicamento é o aumento do peso corporal.

É claro, que isso, pode variar em cada organismo, o medicamento não funciona igual para todas as mulheres. No entanto, uma porcentagem das usuárias afirma a percepção do ganho de peso após o 4º mês de uso.

Anticoncepcional Perlutan melhora acne?

Nesse caso, existem alguns dados contraditórios, pois segundo usuárias o anticoncepcional Perlutan causa acnes, enquanto que outras tiveram esse problema amenizado.

Na realidade, depende da origem dessa acne, caso seja por fatores de descontrole hormonal, o Perlutan pode ajudar a minimizar esse problema, uma vez que sua formulação possui componentes  para repor a falta de estrógeno ou progesterona.

O uso do medicamento assim como qualquer outro método contraceptivo merece atenção, por isso, a mulher deve buscar orientação médica para avaliação da saúde antes de iniciar qualquer tratamento.

Preço

O preço médio de uma ampola de 1 ml é de aproximadamente R$ 14,00.

Bula

O fabricante do anticoncepcional Perlutan é a MR pharma. Para saber mais sobre a bula, clique aqui.

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


4 × dois =