Anticoncepcional Pozato Uni – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-pozato-uni

O anticoncepcional Pozato Uni é um método contraceptivo hormonal oral mais conhecido como a pílula do dia seguinte. Nesse artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre esse medicamento, seu modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações

Para que Serve o Anticoncepcional Pozato Uni

O anticoncepcional Pozato Uni é utilizado para evitar a gravidez em casos emergenciais como rompimento de método de barreira, falha no diafragma e relações sexuais desprotegidas. No entanto, a mulher não deve fazer uso desse medicamento corriqueiramente, somente em casos isolados que não ultrapassem 2 vezes por ano.

Composição 

A embalagem do Pozato Uni vem com uma pílula contendo levonorgestrel 1,5 mg, além de seus excipientes amido, croscarmelose sódica, edetato dissódico di-hidratado, dióxido de silício, corante laca azul brilhante, macrogol e ácido poli 2- (dimetilamino) etilmetacrilatocobutilmetacrilato polissorbato 80, celulose microcristalina, lactose monoidratada, estearato de magnésio.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Pozato Uni

O anticoncepcional Pozato Uni acompanha somente um comprimido que deve ser ingerido o mais rápido possível após a relação sexual, não deve ultrapassar o prazo de 72 horas, entretanto, alguns especialistas afirmam que após 48 horas o índice de falha aumento consideravelmente.

Deve- se prestar a atenção em ocorrências de vômitos e diarréias, se isso ocorrer até 4 horas após a ingestão do Pozato Uni, deve- se ingerir outra pílula, pois não deu tempo do organismo fazer a absorção do medicamento e ele certamente vai falhar.

O Pozato Uni é uma forma contraceptiva que pode falhar, assim como qualquer pílula do dia seguinte, por isso, não é recomendado seu uso mais do que duas vezes ao ano em intervalos grandes entre uma e outra. Pois esse tipo de medicamento mexe com os hormônios femininos, devido as altas dosagens hormonais ingeridas de uma vez e isso pode ocasionar a falha do método além de causar uma série de problemas na saúde da mulher, como: Gravidez fora o útero, deformação do feto, hemorragias, infecções e inflamações.

Em casos de esquecimento do anticoncepcional Pozato Uni, esse medicamento não deve ser ingerido, pois é indicado seu uso até 72 horas após a relação sexual, fora isso, não existe nenhuma porcentagem de eficácia.

Efeitos Colaterais 

 

anticoncepcional-pozato-uni-efeitos-colaterais

 

Como todo medicamento contraceptivo, o anticoncepcional pode causar algumas reações adversas, conheça quais são:

  • Ciclo menstrual desregulado;
  • Aumento de fluxo sanguíneo;
  • Mal-estar geral;
  • Náuseas e vômitos;
  • Cefaléias;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Diarréias;
  • Tontura;
  • Cansaço;
  • Dores abdominais.

Em alguns casos menos frequentes são apresentadas elevação da pressão arterial, aumento de colesterol, aumento de peso, elevação da glicemia.

Contraindicações 

O anticoncepcional Pozato Uni não deve ser utilizado nas condições que serão citadas abaixo:

  • Sangramento vaginal sem causa diagnosticada;
  • Mulheres que esteja amamentando;
  • Pacientes que possuem riscos de trombose, ataque cardíaco e AVC;
  • Portadores de problemas no fígado, pâncreas, câncer de mama, útero e ovários;
  • Alérgicas a fórmula do Pozato Uni.

O Pozato Uni não deve ser utilizado como rotina, pois dessa forma, perde totalmente a sua eficácia e pode causar danos a saúde da mulher devido as altas taxas hormonais presentes no medicamento. Um médico deve ser consultado depois do uso da pílula do dia seguinte para averiguar se não houve a gravidez.

Alguns medicamentos podem interagir com o Pozato Uni que são: antirretrovirais (delavirdina, efavirenz, nelfinavir, nevirapina, ritonavir), griseofulvina, goma guar, isotretinoína, micofenolato mofetil e aminoglutetimida,  barbitúricos, fenitoína, fenilbutazona, rifampicina, griseofulvina, determinados antibióticos das classes de penicilâmicos, cefalosporinas e tetraciclinas (amoxicilina, ampicilina, oxacilina, penicilina G, penicilina G procaína, penicilina V, ticarcilina, ácido clavulâmico, cefaclor, cefadroxil, cefixime, ceftazidime, cefuroxime, tetraciclina, oxitetraciclina, cloxacilina, dicloxacilina, doxiciclina, eritromicina, limeciclina, tigeciclina ou minociclina), oxcarbazepina, carbamazepina, primidona, clobazam,

Leia a bula antes de ingerir qualquer método contraceptivo.

 Benefícios do Anticoncepcional Pozato Uni

Podemos dizer que a pílula do dia seguinte como o anticoncepcional Pozato Uni é a última alternativa de não engravidar em alguns casos, como: Não utilização de nenhum método contraceptivo na relação sexual, rompimento do preservativo ou falha em qualquer outra forma de prevenção.

A pílula do dia seguinte também é um recurso utilizado em vítimas de estupro para evitar a gravidez.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela não é abortiva, esse medicamento atua como forma de prevenção, já que impede a ovulação. É considerada uma gravidez somente quando o embrião é fixado no óvulo, portanto, a pílula do dia seguinte não é.

Anticoncepcional Pozato Uni Engorda ou Emagrece?

A bula do anticoncepcional Pozato Uni informa que em casos muito raros podem ocorrer o aumento de peso. No entanto, isso é devido a grande retenção de líquidos no organismo, pois a ingestão abrupta de hormônios de uma vez só pode causar um desequilíbrio no corpo feminino.

Mas essas condições é temporária e deve se normalizar em alguns dias. É importante seguir uma rotina saudável de vida para evitar alterações de peso.

Anticoncepcional Pozato Uni Causa Acne?

Não existem relatos e nenhuma comprovação científica que o anticoncepcional Pozato Uni cause acnes. No entanto, podem ocorrer como uma situação temporária em mulheres que possuem predisposição ao problema.

A ingestão da pílula do dia seguinte deve ser orientada por um profissional ginecologista, ela não deve ser feita por conta própria. Algumas pesquisas apontam que esse método não é muito eficaz, pois existem diversos relatos de mulheres que engravidaram mesmo com sua ingestão.

Depois de utilizar a pílula do dia seguinte, a mulher deve ficar atenta ao ciclo menstrual, em caso de anormalidades, procure um médico para fazer um teste de gravidez.

Preço

O preço da caixa com 1 comprimido é de aproximadamente R$ 22,00, variando conforme região.

Bula

O fabricante do remédio é a Libbs. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


5 × 5 =