Anticoncepcional Previane – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-previane

O anticoncepcional Previane é um método contraceptivo oral combinado de baixa dosagem hormonal indicado para prevenir a gravidez.  Esse artigo vai abordar sobre sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra- indicações, benefícios e outras informações.

Para que Serve o Anticoncepcional Previane

O anticoncepcional Previane é utilizado para evitar a gravidez, regular o ciclo menstrual e tratar os sintomas da TPM.

Composição 

A embalagem do Previane vem com 21 comprimidos revestidos e contém 0,075 mg de gestodeno e 0,020 mg de etinilestradiol. Além de seus ingredientes povidona, talco, croscarmelose sódica, lactose monoidratada, polímero catiônico do ácido metacrílico, estearato de magnésio, dióxido de titânio, macrogol, celulose microcristalina.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Previane

O anticoncepcional Previane é muito eficiente para evitar a gravidez, sobretudo, deve ser ingerido de forma correta. A cartela contém 21 drágeas que devem ser administradas diariamente, sempre no mesmo horário.

Quando termina a cartela, é feita uma pausa de 7 dias, onde ocorre a menstruação. No 8º dia é necessário recomeçar uma nova cartela, mesmo se o sangramento ainda estiver ocorrendo.

Para iniciar o uso do Previane é preciso seguir as orientações do seu médico e da bula. Caso no mês anterior nenhum método hormonal foi utilizado, é necessário começar no primeiro dia da menstruação.

No entanto, se quiser fazer a transição de outras formas de contracepção para o Previane é necessário falar com o seu médico para fazer uma avaliação da saúde.

Esquecimentos 

 Em esquecimentos menores de 12 horas, a pílula mantém a eficácia, deve-se ingeri-la assim que lembrar e manter os horários habituais. No entanto, se houver esquecimento superior a 12 horas do horário habitual, a eficácia do medicamento é modificada, então, você deve seguir as recomendações abaixo:

– Tome o comprimido esquecido assim que lembrar e as demais no horário habitual, porém, um outro método deve ser incluído (preservativo) pelos próximos 7 dias. Se o esquecimento ocorreu 7 dias antes de terminar a cartela, não deve haver pausas, é necessário emendar uma cartela na outra para evitar riscos com a ovulação. Nesse caso, o sangramento por privação hormonal deve ocorrer somente no término da segunda cartela.

 

anticoncepcional-previane-esquecimento

 

Problemas gastrointestinais

Vômitos e diarréias podem interferir na eficácia do anticoncepcional se acontecerem até 4 horas da sua ingestão. O procedimento deve ser o mesmo do esquecimento da pílula, porém, se acontecerem vários episódios durante o dia, a mulher deve utilizar preservativo e buscar orientação médica. Leia bula para mais informações.

Interações medicamentosas

O uso de alguns medicamentos pode interagir no efeito do Previane, como é o caso de antibióticos, anticonvulsivantes, produtos com Erva de São João e antivirais. Relate ao seu médico o uso desses remédios.

Efeitos Colaterais

Todas as pílulas contraceptivas podem causar reações adversas, isso não é diferente com o anticoncepcional Previane.  As reações mais comuns são:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Alterações de humor (depressão, inquietação);
  • Dores e sensibilidade nas mamas;
  • Aumento das mamas;
  • Alterações na libido;
  • Erupções na pele;
  • Retenção de líquido;
  • Raros (secreção vaginal e nas mamas, reações alérgicas, trombose).

Contraindicações 

Mulheres que possuem diabetes, pressão alta, obesidade devem falar com o médico antes de iniciar qualquer tratamento hormonal, pois pertencem a um grupo de risco mais propenso a desenvolver doenças cardíacas, trombose e derrame cerebral.

O anticoncepcional Previane é contraindicado nos casos abaixo:

  • Câncer de mama, útero, ovários;
  • Histórico de embolia pulmonar, trombose, ataque cardíaco, angina, derrame cerebral;
  • Enxaqueca na aura, dificuldades de falar, ouvir e fraqueza e algum membro do corpo;
  • Diabetes com alteração nos vasos sanguíneos;
  • Doenças no fígado;
  • Alérgicas a fórmula do Previane;
  • Mulheres que estão amamentando.

Durante o uso do Previane é indicado fazer exames regulares para saber se o medicamento pode ser continuado.

Benefícios do Anticoncepcional Previane

 O anticoncepcional Previane é um medicamento muito eficiente para evitar a gravidez, porém deve ser administrado corretamente. Algumas mulheres que possuem distúrbios menstruais também podem se beneficiar, já que ele regula o ciclo menstrual e também controla a perda de sangue e sintomas típicos da TPM (cólicas, dores de cabeça, mal-estar).

Anticoncepcional Previane Engorda?

Não existem nenhuma evidência que o anticoncepcional Previane engorde. A bula informa retenção de líquidos que podem ocorrer devido a ingestão de hormônios. Entretanto, esse efeito colateral é muito comum nos primeiros meses de uso, posterior a esse prazo a situação tende a se normalizar, pois o organismo da mulher acostuma.

A retenção de líquidos pode ser eliminada através da urina e do suor. Uma boa alimentação, ingestão o suficiente de líquidos e exercícios físicos podem ajudar a combater esse problema.

Caso, o problema persistir, é importante procurar orientação médica para saber se o tratamento com o Previane é o mais indicado para a sua saúde.

Anticoncepcional Previane Causa Acne?

A bula do anticoncepcional Previane não cita o aparecimento de acnes como um efeito colateral. Em pesquisas realizadas com usuárias esse dado também não é confirmado. No entanto, isso depende de cada organismo.

As acnes aparecem diante de uma produção exagerada de sebo pelas glândulas sebáceas, com isso, obstrui os poros e causam as inflamações chamadas de acnes. Existem mulheres que possuem mais predisposição para esse problema, por isso, devem procurar uma forma de tratamento que ajuda a combater o aumento da oleosidade na pele.

Se esse for o seu caso, converse com o ginecologista. Já existem pílulas que combatem os distúrbios andrógenos no corpo da mulher. Mas é preciso ter orientação de um profissional para avaliar a possibilidade do tratamento.

Preço

O preço da caixa com 21 comprimidos é de aproximadamente R$ 21,00, variando conforme região.

Bula

O fabricante do remédio é a EMS. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezesseis + 4 =