Anticoncepcional Primera 20 – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

O anticoncepcional Primera 20 é um método contraceptivo hormonal oral combinado de baixa dosagem indicado para evitar a gravidez. Saiba tudo sobre esse medicamento, seu modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações

Para que Serve o Anticoncepcional Pimera 20

Indicado para evitar a gravidez, o anticoncepcional Primeira 20 também serve para regularizar o ciclo menstrual e ajudar a minimizar os sintomas típicos da TPM como cólicas e dores de cabeça.

Composição 

A embalagem do Primeira 20 contém 21 comprimidos, também pode ser encontrada com 63 pílulas contendo 150 mcg de desogestrel e 20 mcg de etinilestradiol, além de outros ingredientes como: amido, copovidona, celulose microcristalina, butil-hidroxianisol, amidoglicolato de sódio, ácido cítrico, dióxido de silício, estearato de magnésio, povidona e lactose.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Primera 20

O anticoncepcional Primera 20 faz parte da linha das pílulas modernas de baixa dosagem, no entanto, são extremamente eficientes para evitar a gravidez, quando ingeridas corretamente.

A cartela do Primera 20 contém 21 drágeas que devem ser administradas diariamente, sempre no mesmo horário. Deve- se evitar esquecimentos para manter a proteção contra a gravidez. Quando terminada a cartela, é feita uma pausa de 7 dias, onde ocorre a menstruação. No 8º dia é necessário recomeçar uma nova cartela, mesmo se o sangramento ainda estiver ocorrendo.

Caso no mês anterior nenhum método hormonal foi utilizado, é necessário começar o Primera 20 no primeiro dia da menstruação. Em contrapartida, se outros métodos hormonais foram utilizados e a mulher estiver pensando em trocar para o Primera 20, é preciso consultar um médico e ler a bula com atenção.

Esquecimentos

Anticoncepcional-Primera-20Os esquecimentos devem ser evitados, porém se ocorrerem é preciso seguir os seguintes procedimentos:

Esquecimentos menores de 12 horas não prejudicam a eficácia do anticoncepcional Primera 20, é importante ingerir a pílula esquecida assim que lembrar e continuar com as outras no horário normal. Porém, se o atraso passar das 12 horas, além de ingerir a pílula esquecida e as demais no horário habitual, deve-se:

– Esquecimento na primeira semana: Usar um preservativo adicional pelos próximos 7 dias.

– Esquecimento na segunda semana: Não precisa utilizar método contraceptivo adicional, pois a confiabilidade da pílula é mantida.

– Esquecimento na terceira semana: Pode parar de tomar as pílulas e fazer uma pausa de 7 dias antecipada para iniciar uma nova cartela ou então, optar pela segunda alternativa que é finalizar a cartela normalmente e não fazer pausas, emendar uma cartela na outra para evitar a ovulação.

Se a mulher esquecer de tomar mais de uma pílula por cartela, é importante buscar orientação médica, pois as chances de engravidar aumentam. Utilize um método e barreira adicional enquanto não tenha as orientações adequadas.

Vômitos e diarréias podem interferir na eficácia do anticoncepcional Primera 20 se acontecerem até 4 horas da sua ingestão. O procedimento deve ser o mesmo do esquecimento da pílula. Se esse problema persistir, a pílula poderá perder seu efeito, busque orientação médica.

Preste atenção com alguns medicamentos, pois eles podem diminuir a eficácia do Primera 20, é o caso de antibióticos, anticonvulsivantes, produtos com Erva de São João e antivirais. Procure um médico se estiver ingerindo alguns desses remédios.

Efeitos Colaterais

A bula do anticoncepcional Primera 20 informa as seguintes reações adversas constatadas com o uso do medicamento, são elas:

  • Dores de cabeça;
  • Aumento de peso;
  • Náuseas e vômitos;
  • Alterações de humor (estados depressivos, nervosismo);
  • Dores e sensibilidade nas mamas;
  • Aumento das mamas;
  • Alterações na libido;
  • Vermelhidão na pele;
  • Retenção de líquido;
  • Raros (intolerância a lentes de contato, perda de peso, secreção vaginal e nas mamas, reações alérgicas, trombose).

Contraindicações 

Antes de iniciar o tratamento com anticoncepcional Primera 20 é necessário consultar um médico, pois existem algumas condições de saúde que não é aconselhado a sua utilização, são elas:

  • Mulheres que tiveram ou tem câncer de mama, útero, ovários;
  • Histórico de embolia pulmonar, trombose, ataque cardíaco, angina, derrame cerebral;
  • Mulheres que possuem fatores de risco para problemas cardiovasculares (obesas, pressão alta, diabetes);
  • Enxaqueca na aura, dificuldades de falar, ouvir e fraqueza e algum membro do corpo;
  • Doenças no fígado (tumores, cirrose, icterícia);
  • Alérgicas a fórmula do Primera 20;
  • Mulheres com suspeita de gravidez ou que estão amamentando.

Benefícios do Anticoncepcional Primera 20

O anticoncepcional Primera 20 é um método muito eficiente para prevenir a gravidez, além de controlar distúrbios da TPM e regularizar o fluxo menstrual.

Alguns estudos mostram que as pílulas de baixa dosagem hormonal conferem menos efeitos colaterais, ou seja, menos mulheres se sentem mal durante sua utilização. No entanto, isso não é uma regra, o uso indiscriminado de medicamentos hormonais pode ser danoso a saúde quando não indicados por um médico, e para cada organismo, existe uma fórmula certa.

Anticoncepcional Primera 20 Engorda?

A bula do anticoncepcional Primera 20 mostra que pode haver um ganho de peso, mas isso é devido a retenção de líquidos, outro efeito colateral descrito. Mas, a boa notícia é que esse sintoma é passageiro, se a mulher cuidar da alimentação, fizer exercícios físicos regularmente e ingerir bastante líquidos, esse problema é eliminado.

Anticoncepcional Primera 20 Causa Acne?

Apesar da bula do anticoncepcional Primera 20 não citar nada a respeito disso, algumas usuárias relatam o aparecimento de acnes e espinhas após a utilização do medicamento.

É importante esclarecer que podem ser fatos isolados e não significa que todas as mulheres que utilizam o Primera 20 podem sofrer com essas erupções na pele. Por isso, é ideal consultar um médico para que ele avalie se a mulher possui alguma predisposição ao aparecimento de acnes, se esse for o caso, será indicada outra pílula contraceptiva.

Preço

O preço do medicamento varia conforme região. O valor aproximado do remédio com 21 comprimidos é de R$ 23,00.

Bula

O fabricante do anticoncepcional é a Eurofarma. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


quinze + doze =