Anticoncepcional Primera 30 – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

O Anticoncepcional Primera 30 é um método contraceptivo hormonal oral combinado de baixa dosagem, como todos os comprimidos da cartela possuem a mesma quantidade de hormônios, a pílula é chamada de monofásica. A seguir, veja mais sobre sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra- indicações, benefícios e outras informações.

Para que Serve o Anticoncepcional Primera 30

O anticoncepcional Primera 30 é indicado para evitar a gravidez. As pílulas combinadas também podem ajudar a encurtar o período menstrual em mulheres que possuem sangramento intenso, diminuir as cólicas e reduzir doenças graves que podem ser causadas por pílulas de alta dosagem hormonal.

Composição

A embalagem do Primeira 30 vem com 21 drágeas contendo 150 mcg de desogestrel e 30 mcg de etinilestradiol, além dos ingredientes amido, copovidona, celulose microcristalina, butil-hidroxianisol, amidoglicolato de sódio, ácido cítrico, dióxido de silício, estearato de magnésio, povidona e lactose.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Primera 30

O anticoncepcional Primera 30 deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação (se no mês anterior, a mulher não utilizou nenhum método hormonal). A cartela do medicamento vem com a marcação dos dias a serem ingeridos com a indicação das setas até o fim das 21 pílulas. Devem ser ingeridos diariamente, sempre no mesmo horário para que mantenha a eficácia contraceptiva.

Quando os 21 comprimidos acabarem, haverá uma pausa de 7 dias, onde vai acontecer o sangramento por privação hormonal. No 8º dia, uma nova cartela deve ser iniciada, o que significa que você sempre vai começar uma nova cartela no mesmo dia da semana, assim consegue controlar o seu ciclo menstrual.

O Primera 30 possui um alto índice de eficácia, quando tomado corretamente. Esquecimentos fazem com que ocorram mais falhas e aumentam o risco da mulher engravidar.

O que Fazer em Caso de Esquecimento?

anticoncepcional-Primera-30Na primeira semana e na última semana sempre há mais riscos de engravidar, por isso, os cuidados são essenciais para não esquecer da pílula. Se o atraso for menor de 12 horas, a eficácia do medicamento é mantida, tome a pílula esquecida e mantenha as outras no horário de sempre.

Caso, esse horário seja ultrapassado (+ 12 horas), existe um risco da diminuição da eficácia do medicamento. Nesse caso é preciso seguir algumas orientações:

Na primeira semana a mulher pode engravidar, por isso, deve tomar a pílula esquecida, as demais no horário habitual e utilizar preservativo pelos próximos 7 dias, no entanto, se na semana anterior do esquecimento teve relações sexuais existe maiores chances da falha do medicamento.

A segunda semana é a mais tranqüila, não há riscos de engravidar se esquecer 1 pílula, faça a ingestão do comprimido esquecido e as demais no horário habitual.

Na terceira semana, também pode haver riscos de gravidez, por isso, ingira a pílula esquecida, as demais no horário habitual e não faça pausas entre uma cartela e outra. Assim que terminar a que está ingerindo, começa a outra no dia seguinte.

A maioria dos índices de falha do anticoncepcional Primera 30 e demais pílulas contraceptivas é devido o esquecimento, caso, a mulher esquecer mais de uma pílula em uma cartela, existe mais possibilidades de engravidar. Vômitos e diarréias após 4 horas de ingestão da pílula também podem causar a falha do medicamento, pois ainda não deu tempo do organismo absorver as substâncias necessárias.

Nesse caso, siga a orientação da bula, porém, se os episódios continuarem ao longo do dia, procure orientação médica. Você não está protegida nesse caso, portanto utilize preservativo.

Efeitos Colaterais

  • Náuseas e vômitos;
  • Dores abdominais;
  • Diarréia;
  • Retenção de líquidos (aumento de peso);
  • Dores de cabeça;
  • Alterações da libido;
  • Depressão, irritação e nervosismo;
  • Dor e sensibilidade nas mamas;
  • Doenças de pele, intolerância a lentes de contato, secreção vaginal e nas mamas (casos raros).

As reações adversas podem ocorrer com o uso de qualquer pílula hormonal, se apresentar dores no peito intensas, tosse incomum, falta de ar, inchaços nas pernas e outros sintomas anormais, pare de utilizar o anticoncepcional Primera 30 e busque orientação médica.

Contraindicações

Não são todas as mulheres que podem fazer uso de pílulas hormonais, principalmente nas condições abaixo. Confira:

  • Problemas de circulação no sangue;
  • Histórico de trombose, embolia pulmonar, ataque cardíaco ou AVC;
  • Enxaqueca grave com outros sintomas como dificuldades de falar, enxergar e com dormência no corpo;
  • Diabetes grave;
  • Pancreatite;
  • Doenças no fígado;
  • Câncer relacionado aos hormônios (mama, ovários, endométrio, útero);
  • Sangramento vaginal anormal;
  • Alergia a qualquer componente do Primera 30.

O anticoncepcional Primera 30 possui interações medicamentosas, portanto, informe ao seu médico se estiver fazendo uso de algum antibiótico, anticonvulsivante, antiviral e produtos que contenham erva de São João.

Benefícios do Anticoncepcional Primera 30

 As pílulas de baixa dosagem hormonal são eficazes em evitar a gravidez, mas também oferecem outros benefícios para a mulher como:

  • Regula o fluxo menstrual – Ajuda as mulheres que possuem muito sangramento durante esse período, assim evita riscos de anemia;
  • Diminui sintomas da TPM – Cólicas fortes, dores de cabeça e mal-estar geral são as queixas de muitas mulheres nessa fase do mês. A ingestão do anticoncepcional Primera 30 alivia esses distúrbios.
  • Algumas pesquisas mostram mais vantagens na ingestão de pílulas de baixa dosagem hormonal a longo prazo, há menos incidências de infecções pélvicas, cistos nos ovários, doenças de mamas.

Anticoncepcional Primera 30 Engorda ou Emagrece?

A bula desse medicamento mostra incidência de retenção de líquidos no organismo da mulher, que muitas vezes pode ser confundido com ganho de peso, mas logo essa situação tende a ser normalizar.

Não existe nenhuma comprovação científica que pílulas contraceptivas engordem, isso pode ser resultado de outros distúrbios no corpo da mulher como: Ansiedade (faz aumentar o apetite), problemas no metabolismo e estilo de vida desregrado (má alimentação e falta de exercício físico).

Anticoncepcional Primera 30 Causa Acne?

O fabricante do anticoncepcional Primera 30 não cita essa possibilidade em sua bula, também não existem relatos de mulheres afirmando que adquiriram acnes usando esse medicamento.

Entretanto, isso pode variar de mulher para mulher. Por isso, é indicado buscar ajuda médica antes de iniciar qualquer tratamento, principalmente a base de hormônios.

Preço

O preço do medicamento varia conforme região. O valor aproximado do remédio com 21 comprimidos é de R$ 22,00.

Bula

O fabricante do anticoncepcional é a Eurofarma. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dois × quatro =