Primosiston – Para que serve, Como tomar, Hemorragia e Engorda?

Primosiston

O Primosiston é utilizado para cessar a hemorragia no útero causado por algum problema disfuncional, existem casos, onde o medicamento também é indicado para antecipação ou retardamento menstrual. Cada cartela do medicamento vem com 10 comprimidos contendo 2 mg de acetato de noretisterona e 0,01 mg de etinilestradiol.

Nesse artigo, vamos falar tudo sobre o Primosiston, para que serve, como tomar, efeitos colaterais, contraindicações e outros. Continue lendo…

Para que serve o Primosiston?

Ele cessa a hemorragia disfuncional do útero em mulheres que possuem algum distúrbio uterino e também é fortemente utilizado para antecipar ou retardar a menstruação. Mas, como esse medicamento age?

O Primosiston modifica o tecido da parede que reveste o útero, desse modo, a ovulação e a produção de hormônios é impedida e a menstruação cessa dentro de 5 a 7 dias. Caso a mulher esteja próximo dos dias da menstruação pode ocorrer o corte ou a antecipação, vai depender da posologia utilizada.

Primosiston- Como tomar para cortar a hemorragia uterina disfuncional

Algumas mulheres procuram o Primosiston achando que ele corta a menstruação logo após a sua ingestão. Mas esse pensamento é enganoso, o medicamento não tem esse objetivo, por isso, o mais correto é afirmar que ele retarda ou antecipa a menstruação, para cessar a hemorragia é necessária uma conduta médica específica que geralmente é feita quando a mulher possui algum distúrbio da função ovariana e isso implica a perda de sangue excessiva.

O funcionamento dele ocorre da seguinte forma:

– Se a mulher não tiver nenhum problema no útero (lesões orgânicas) é aconselhado ingerir 1 comprimido 3 vezes ao dia por 10 dias, ou seja, toda a cartela. A hemorragia começa a regredir entre 1 a 4 dias e ficará totalmente nulo entre o 5º e o 7º dia.

Mesmo assim, o tratamento com o Primosiston deve continuar até terminar os 10 dias. Depois desse prazo, pode ocorrer um sangramento parecido com menstruação.

Se mesmo utilizando o medicamento, a hemorragia não parar, é considerada uma causa orgânica. Nesse caso, a mulher deve procurar ajuda médica urgentemente.

Como tomar para retardar a menstruação

Para retardar a menstruação em 2 ou 3 dias é preciso tomar 1 comprimido, e vezes ao dia durante 10 a 14 dias. O inicio do tratamento é feito 3 dias antes da data prevista para descer a menstruação.

Quando a mulher retarda a menstruação e não possui um método contraceptivo planejado para isso, ela poderá engravidar. O comprimido não pode ser mastigado e deve ser ingerido com um pouco de água.

Como tomar para antecipar a menstruação

Para antecipar 2 ou 3 dias da mentruação é preciso ingerir 1 comprimido, 3 vezes dia durante 8 dias. O tratamento com Primosiston deve começar no 5º dia do ciclo menstrual.

É aconselhado não fazer uso desse medicamento por conta própria. Procure um médico.

Efeitos colaterais

 

Primosiston-efeitos-colateraisPrimosiston-efeitos-colaterais

 

Embora os efeitos colaterais com o uso do Primosiston sejam raros, eles existem, assim como em todos os medicamentos. Entre os principais estão:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Problemas estomacais;
  • Tensão nas mamas;
  • Lombalgia;
  • Sensação de aumento de peso (retém líquidos);
  • Varizes e trombose (uso prolongado).

Contraindicações

Esse medicamento não pode ser utilizado nos casos abaixo:

  • Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez;
  • Mulheres que possuem alergia a fórmula do Primosiston;
  • Mulheres com histórico de herpes gestacional;
  • Mulheres com problemas hepáticos e diabetes devem ser monitoradas durante o uso do medicamento;
  • Portadoras de Dubin Johnson e de Rotor;
  • Histórico de trombose, ataque cardíaco, AVC.

Antes de iniciar o tratamento com Primosiston, é indicado que a mulher realize exames de citologia cervical e de mamas para eliminar o diagnóstico de outros problemas de saúde ou de gravidez.

Ao perceber qualquer efeito desagradável após iniciar o uso do medicamento, como problemas de visão ou audição, aumento da pressão arterial e hepatite, o mesmo deve ser suspenso. Procure ajuda médica nesse caso.

Atenção diabéticas: O Primosiston pode interferir na eficácia de medicamentos para diabetes (comprimidos), inclusive a insulina.

Outros medicamentos como ciclosporina, ou o antiepilético lamotrigina também podem ter seu efeito prejudicado.

Primosiston engorda?

Sair de forma é sempre uma grande preocupação entre as mulheres, por isso, essa pergunta é uma das mais freqüentes em consultórios médicos. O Primosiston não é um remédio de uso contínuo, inclusive ele só pode ser utilizado com um suporte médico e em casos isolados.

O uso prolongado desse medicamento pode levar a diversos efeitos colaterais como o aparecimento de varizes, dores de cabeça e até trombose. Por isso, é necessário avaliar as condições de saúde antes de iniciar o seu uso.

Não existe nenhuma evidência científica que o Primosiston engorda, a bula faz uma menção sobre ligeiro aumento de peso, no entanto, isso se deve ao fato de reter líquidos, como todo medicamento que contém hormônios.

Procure um Médico

O uso indiscriminado desse medicamento pode causar muitos males a saúde, inclusive quando mal administrado a mulher corre riscos de engravidar em caso de antecipação ou retardamento de menstruação.

Existem relatos de usuárias que associam o uso do Primosiston e do anticoncepcional oral por conta própria, sendo que os dois levam hormônios em sua composição. É um grande risco para a saúde, pois ocorre a elevação hormonal no organismo e abre portas para que os efeitos colaterais ocorram.

Procure um médico e faça todos os exames necessários antes de ingerir esse medicamento. Não coloque a sua saúde em risco.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


8 + dezoito =