Anticoncepcional Seasonique – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-seasonique

O anticoncepcional Seasonique é um método contraceptivo hormonal oral de uso contínuo. O tratamento envolve 91 dias consecutivos, sem pausas. Saiba tudo sobre esse medicamento, seu modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações

Para que Serve o Anticoncepcional Seasonique

O anticoncepcional Seasonique é indicado para prevenir a gravidez e controlar o ciclo menstrual.

Composição 

A embalagem do anticoncepcional Seasonique vem com 84 comprimidos rosa (levonorgestrel 0,15 mg e etinilestradiol 0,03 mg). 7 Comprimidos brancos (etinilestradiol 0,01 mg).

Excipientes do comprimido rosa: lactose anidra, hipromelose, celulose microcristalina, estearato de magnésio, dióxido de titânio, macrogol, corante vermelho allura AC (E129), polissorbato 80, corante azul brilhante FCF (E133).

Excipientes do comprimido branco: lactose anidra, polacrilina potássica, celulose microcristalina, estearato de magnésio, dióxido de titânio, polidextrose, hipromelose, triacetina, macrogol.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Seasonique

A cartela do anticoncepcional Seasonique vem com 91 comprimidos, sendo 84 rosas e 7 brancos que devem ser ingeridos diariamente, conforme a indicação das setas, pois as pílulas não podem ser misturadas por conterem diferentes quantidades de hormônios em cada uma delas. O medicamento deve ser tomado de forma contínua durante todos esses dias, não há pausas.

Depois de terminar essa caixa de 91 dias, deve ser iniciada outra cartela, ao final da embalagem deve ocorrer um sangramento por privação hormonal. Mesmo assim, continue tomando as pílulas sem pausas.

A embalagem do Seasonique acompanha etiquetas de adesivo para a mulher ir marcando os dias, assim, fica mais fácil não se perder.

Se no mês anterior a mulher não tiver feito uso de nenhum método hormonal, o anticoncepcional deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação. Para transição de outros métodos para o Seasonique é indicado buscar orientação médica e ler a bula com atenção.

O que Fazer em Caso de Esquecimento?

Se o comprimido esquecido for da cor branca, a eficácia do medicamento é mantida, a mulher pode inclusive jogar essa pílula fora. Mas, se for da coloração rosa, deve-se ingerir assim que lembrar e continuar os demais no horário habitual, desse modo a eficácia não é reduzida (não precisa utilizar outro método adicional).

 

anticoncepcional-seasonique-esquecimento

 

Mais de um comprimido esquecido em uma mesma cartela, busque orientação médica, pois as chances de engravidar são maiores.

Vômitos e diarréias podem inibir a eficácia da pílula, se isso acontecer, deve-se fazer o mesmo procedimento de uma pílula esquecida. No entanto, se os episódios continuarem ao longo do dia, é importante buscar ajuda médica, pois o organismo não consegue absorver as substâncias da pílula.

Efeitos Colaterais 

O anticoncepcional Seasonique pode causar algumas reações adversas, confira:

  • Náuseas e vômitos;
  • Escapes;
  • Dores de estomago;
  • Dores de cabeça;
  • Aumento de peso;
  • Acnes;
  • Infecções vaginais;
  • Infecções na garganta;
  • Anemia;
  • Aumento de apetite;
  • Alterações de humor (irritabilidade, depressão, nervosismo);
  • Aumento da pressão;
  • Cálculos na vesícula;
  • Alteração benigna nas mamas;
  • Cansaço;
  • Inchaços;
  • Retenção de líquidos.

Embora raras, outras reações podem ocorrer como dificuldades de dormir, perda de consciência, trombose, calvície e alergia.

Contraindicações 

O anticoncepcional Seasonique é contraindicado nos casos abaixo:

  • Mulheres com suspeita de gravidez ou amamentando;
  • Pacientes que já tiveram histórico de trombose, embolia pulmonar, infarto do miocárdio, angina, AVC;
  • Mulheres com predisposição para problemas nos vasos sanguíneos (diabetes, pressão alta, colesterol, problemas de coagulação no sangue);
  • Enxaqueca grave;
  • Pancreatite;
  • Doença hepática;
  • Câncer de mama ou nos órgãos sexuais;
  • Sangramento vaginal não diagnosticado;
  • Alérgicas a fórmula do Seasonique.

O Seasonique pode ter sua eficácia diminuída mediante a ingestão de alguns medicamentos como: Antivirais, antibióticos, remédios da pressão, anticonvulsivantes e produtos naturais à base da Erva de São João.

Mulheres com histórico de câncer e de trombose na família, depressão, anemia, doença de Crohn, colite ulcerosa, epiléticos e lúpus devem consultar um médico antes de iniciar o uso de medicamentos hormonais. Na bula estão descritas inúmeras situações que apontam quando a mulher deve parar o uso desse medicamento, por isso, é essencial fazer uma leitura detalhada de cada uma delas para evitar danos a saúde.

Benefícios do Anticoncepcional Seasonique

O anticoncepcional Seasonique é muito eficaz para evitar a gravidez e controlar o ciclo menstrual, o seu uso contínuo não permite a ovulação, além de contribuir para que a mulher não esqueça de ingerir o medicamento todos os dias no horário certo.

Entretanto, para manter essa eficácia é necessária a ingestão correta para eliminar os riscos de uma gravidez indesejada.

Anticoncepcional Seasonique Engorda ou Emagrece?

Um dos efeitos colaterais trazidos na bula do anticoncepcional Seasonique é o aumento de peso. Isso é decorrente ao uso contínuo do medicamento que permite um aumento da retenção hídrica no organismo da mulher.

Geralmente, medicamentos de uso contínuo retém mais líquidos, por isso, a mulher deve ingerir bastante água, associar uma alimentação saudável e exercícios físicos para eliminar as toxinas que ficam no organismo.

Anticoncepcional Seasonique Causa Acne?

Existem possibilidades do anticoncepcional Seasonique causar acne, inclusive essa informação consta na bula do medicamento. Isso ocorre principalmente em mulheres que possuem tendência ao problema.

Se esse for o seu caso, fale com o seu médico. Atualmente, existem outras pílulas que ajudam a driblar essas inflamações cutâneas através do combate a oleosidade na pele através dos componentes antiandrogênicos.

Não se automedique, antes de iniciar o uso de qualquer medicamento, principalmente hormonal, procure ajuda médica para realizar exames clínicos. Afinal, nem todo organismo é igual e pode utilizar certas substâncias.

Preço

O preço da caixa com 91 comprimidos é de aproximadamente R$ 31,00, variando conforme região.

Bula

O fabricante do remédio é a Teva. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


15 + nove =