Anticoncepcional Selene – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-selene

O Selene é um método contraceptivo hormonal oral indicado para evitar a gravidez, porém, suas propriedades auxiliam no combate aos problemas hormonais andrógenos como excesso de pelos, seborréia no couro cabeludo, acnes e a SOP ( síndrome dos ovários policísticos.

Nesse artigo, vamos conhecer todas as propriedades do anticoncepcional Selene como sua composição, modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Selene

Atualmente, o anticoncepcional Selene é um das pílulas mais populares entre as mulheres que desejam evitar a gravidez e aliar o medicamento a outros tratamentos para controle de oleosidade da pele, crescimento de pelos e prevenção de cistos.

Composição 

A pílula do Selene possui etinilestradiol 0,035 mg e o acetato de ciproterona 2,0 mg, além de seus ingredientes estearato de magnésio, lactose, goma laca, macrogol, talco, glicerol, corante laca eritrosina, dióxido de titânio, amido, croscarmelose sódica, povidona, hipromelose, dióxido de silício, celulose microcristalina.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Selene

A cartela do anticoncepcional contém 21 pílulas revestidas e devem ser ingeridas diariamente, sempre no mesmo horário até o término. Após esse procedimento, deve haver uma pausa de 7 dias onde vai ocorrer o sangramento por privação. No 8º dia, uma nova cartela deve ser iniciada.

Se no mês anterior não houve uso de nenhum método contraceptivo hormonal, o anticoncepcional Selene deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação.  Porém, se estiver mudando de medicamento para o Selene é importante ler a bula para conhecer o processo de transição adequado.

O Selene possui uma eficência de 99%, geralmente os 1% de falha ocorrem devido a  esquecimentos, interações medicamentosas e incidências de vômitos e diarréias intensas em que a  mulher não se atentou aos procedimentos indicados na bula.

O que fazer em caso de esquecimento?

Quando o esquecimento não passar de 12 horas do horário habitual a eficácia do medicamento  ainda permanece. No entanto, se esse prazo superar as 12 horas é preciso seguir as recomendações abaixo:

1º semana do esquecimento – Tomar a pílula esquecida de forma imediata, permanecer ingerindo as outras no horário habitual, porém é necessário utilizar outro método de barreira por 7 dias .

2ª semana – Tomar a pílula esquecida, assim que lembrar e as outras no horário habitual. Não precisa utilizar nenhum método de barreira.

3º semana – Deixar de tomar os comprimidos da cartela atual, fazer a pausa de 7 dias contando a partir do esquecimento e no 8º dia iniciar nova cartela. Não é necessário utilizar outro método de barreira.

Utilize alguma forma de lembrete, pois quanto mais pílulas você esquecer, mais são as chances de engravidar. Antes de iniciar qualquer tratamento hormonal, leia a bula com atenção ou tire todas as dúvidas com o médico.

Efeitos Colaterais 

 Embora a taxa hormonal do anticoncepcional Selene seja reduzida ainda podem ocorrer efeitos desagradáveis que podem variar de acordo com o organismo de cada mulher, são eles:

  • Dores de cabeça;
  • Ânsias e vômitos;
  • Episódios de sinusite;
  • Manchas na pele;
  • Variação do peso;
  • Má digestão;
  • Alterações de libido;
  • Alterações no humor.

Contraindicações

O anticoncepcional Selene não pode ser utilizado sob condições abaixo:

  • Histórico de problemas de circulação sanguínea, trombose, embolia pulmonar;
  • Histórico de ataque cardíaco ou derrame cerebral;
  • Problemas com enxaqueca associados a dificuldade de falar, fraqueza e adormecimento em alguma parte do corpo;
  • Diabetes;
  • Histórico de pancreatite;
  • Doenças no fígado;
  • Histórico de câncer;
  • Gravidez ou lactação;
  • Sangramento vaginal não diagnosticado;
  • Alergia aos componentes da fórmula do Selene.

Antes de começar qualquer tratamento hormonal, avise seu médico se você tem ou teve qualquer um dos problemas relacionados.

Benefícios

seleneO anticoncepcional Selene tem benefícios muito procurados pelas mulheres, além de evitar a gravidez, ele ajuda no tratamento de distúrbios relacionados aos hormônios andrógenos. Ou seja, trata acnes, seborréia, problemas hormonais, hirutismo e ovários policísticos.

Essa vantagem permite o aumento da auto estima da mulher, pois a deixa com uma pele mais bonita,  cabelos sedosos e sem caspas, além de eliminar os cistos funcionais que se acumulam nos ovários.

É verdade que esses benefícios não são uma regra, podem variar de acordo com o organismo da usuária, no entanto, já é aprovado pela maioria das mulheres que fazem uso desse medicamento.

Anticoncepcional Selene Engorda ou Emagrece?

A bula do anticoncepcional Selene diz que pode haver alterações de peso com o uso do medicamento, no entanto, isso não significa que vai ocorrer com todas as mulheres.  Estudos médicos apontam que nenhuma pílula hormonal oral engorda, o que ocorre é a famosa retenção de líquidos que pode pesar na balança, mas esse problema pode ser solucionado com ingestão de muita água, boa alimentação e exercícios físicos.

A ansiedade no período menstrual também pode ser um problema para a mulher, pois faz com que se alimentem exageradamente promovendo o aumento de peso.

Com relação a perda de peso, essa pode estar relacionada a eliminação de líquidos que o organismo estava armazenamento.

É importante ficar atenta a todos os sintomas e mudanças no seu organismo com a ingestão do anticoncepcional Selene, notando qualquer efeito desagradável, procure um médico de sua confiança para avaliar o tratamento.

Anticoncepcional Selene Causa Acne?

As propriedades do Selene tratam a oleosidade da pele que causa a acne, por isso, é uma das pílulas hormonais preferidas pelas mulheres que possuem esse problema e querem eliminá-lo.

Podemos afirmar mediante a inúmeros relatos de usuárias que o anticoncepcional Selene acaba com a acne e espinhas. Isso se deve a ciproterona que tem propriedades antiandrogênicas que são capazes de tratar essas condições.

Para conhecer a melhor opção de tratamento para o seu caso, é essencial que busque ajuda médica, pois somente através de exames clínicos é possível analisar as suas condições de saúde e indicar o melhor medicamento.

Preço

O preço do anticoncepcional selene com caixa de 21 comprimidos é em média de R$ 19,00.

Bula

O fabricante do medicamento é a Eurofarma. Para acessar a bula completa, clique aqui.

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezoito + quinze =