Anticoncepcional Siblima – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

O anticoncepcional Siblima é um método contraceptivo hormonal oral combinado que age inibindo os estímulos hormonais que levam a ovulação e conseqüentemente a gravidez. Nesse artigo, vamos falar desse medicamento, seu modo de utilização, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios e outras informações.

Para que Serve o Anticoncepcional Siblima

O anticoncepcional Siblima é utilizado para evitar a gravidez, apresenta alta eficácia quando ingerida de forma correta. Também é indicado para regular o fluxo menstrual e tratar os sintomas da TPM.

Composição

O Siblima pode ser encontrado em embalagem de 24 ou 72 unidades. Cada drágea apresenta 60 mcg de gestodeno e 15 mcg de etinilestradiol, além de seus expicientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, estearato de magnésio, polacrilina potássica, macrogol, hipromelose e dióxido de titânio.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Siblima

Se a mulher não tiver usado nenhum método hormonal no mês anterior, o Siblima deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação.

O ciclo do anticoncepcional Siblima é de 24 dias, as pílulas devem ser ingeridas diariamente, sempre no mesmo horário para garantir sua eficácia. A cartela vem com a demarcação dos dias da semana a serem ingeridas as pílulas, portanto, as setas indicativas servem para orientação exata da seqüência.

Assim que terminar os 24 comprimidos, é feita uma pausa de 4 dias, onde vai ocorrer o sangramento por privação hormonal. No 5º dia é iniciada uma nova cartela, mesmo se o sangramento ainda não tiver cessado.

Cuidado com Esquecimentos do Anticoncepcional Siblima

Anticoncepcional-SiblimaEsquecimentos podem comprometer a eficácia do medicamento. Se isso acontecer, faça os procedimentos a seguir:

– Esquecimentos menores de 12 horas, não terá nenhum risco, pois a eficácia é mantida, então, deve-se ingerir a pílula esquecida assim que lembrar e manter as outras no horário de sempre.

– Esquecimentos maiores de 12 horas, a proteção é reduzida. É preciso ingerir o comprimido esquecido e manter os outros no horário habitual, porém é essencial aliar um método de barreira para evitar a gravidez pelos próximos 7 dias.

Se a mulher ingerir o último comprimido ativo antes do fim desses 7 dias onde o método de barreira é necessário é preciso emendar as cartelas, ou seja, não fazer pausa. Isso ajuda a evitar a ovulação.

Quanto mais pílulas esquecidas em um ciclo, mais riscos de engravidar a mulher têm. Leia a bula e consulte um médico para mais informações.

Em caso de vômitos e diarréias até 4 horas da ingestão da pílula é preciso ingerir um comprimido extra de outra cartela. Se os episódios continuarem ao longo do dia, leia a bula ou fale com seu médico.

Efeitos Colaterais

O uso de contraceptivos orais combinados como o anticoncepcional Siblima podem aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, hepatites, trombose e outros problemas (câncer de mama, útero e ovários). Por isso, leia a bula e consulte um médico antes de iniciar o tratamento.  Confira outras reações adversas:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Escapes;
  • Alterações de humor;
  • Vaginite, candidíase;
  • Acnes;
  • Dores nas mamas;
  • Retenção de líquidos;
  • Alterações de pesos;
  • Alterações no apetite;
  • Erupções cutâneas.

Contraindicações 

Mulheres com pressão alta, diabetes, obesas e fumantes devem ser acompanhadas de uma forma criteriosa pelos médicos no uso do anticoncepcional, pois essas pacientes pertencem ao grupo de risco para desenvolvimento de outras complicações.

Nos casos abaixo, o Siblima é contraindicado:

  • Lactantes;
  • Histórico de trombose, embolia pulmonar, ataque cardíaco, derrame cerebral;
  • Câncer de mama e nos órgãos genitais;
  • Problemas no fígado (icterícia, cirrose, hepatite);
  • Pancreatite;
  • Sangramento sem diagnóstico;
  • Alergia a fórmula do Siblima.

A mulher deve ficar atenta as interações medicamentosas, se estiver fazendo uso de antibióticos, anticonvulsivante, antiviral ou produtos com erva de São João informe ao seu médico. Esses remédios cortam eficácia do Siblima e aumentam as chances de engravidar.

Benefícios do Anticoncepcional Siblima

O anticoncepcional Siblima é eficaz para evitar a gravidez, além disso, pode ser utilizado para controlar o fluxo menstrual e diminuir os sintomas típicos da TPM como dores de cabeça, cólicas e mal-estar.

Anticoncepcional Siblima Engorda ou Emagrece?

A bula do anticoncepcional Siblima informa que pode ocorrer mudanças no peso corporal, sendo que pode ser ganho ou perda. Geralmente, isso é ocasionado por 2 fatores, no caso desse medicamento:

Retenção de líquidos – Com a ingestão de hormônios o organismo pode sofrer uma retenção hídrica, com isso o corpo fica inchado. Mas essa condição é temporária e tende se normalizar com o tempo de uso.

Alterações no apetite – A bula do Siblima informa como efeito colateral essa possibilidade, com isso, a mulher pode aumentar a ingestão de alimentos ou diminuir ocasionando alterações no peso.

No entanto, esses efeitos podem não ocorrer em todas as mulheres, mas se persistirem, busque ajuda médica para avaliação do método, ou quem sabe, possível troca de medicamento.

Anticoncepcional Siblima Causa Acne?

A acne é causada por mudanças hormonais que podem aumentar as funções das glândulas sudoríparas e entupir os poros com sebo causando a inflamação na pele. O anticoncepcional Siblima informa a possibilidade do aparecimento de acnes na bula, geralmente esse problema surge em mulheres que possuem predisposição a essa condição.

Pensando em resolver essa questão, muitos laboratórios criaram pílulas com hormônios com efeitos antiandrogênicos que visam tratar as causas da acne através do controle da oleosidade da pele.

A mulher que possui tendências a ter acnes, deve procurar orientação médica para indicação da melhor opção para controlar esse problema. Não se automedique, o problema pode ser agravado.

Preço

O preço da caixa com 24 comprimidos é de aproximadamente R$ 27,00, variando conforme região.

Bula

O fabricante do remédio é a Libbs. Para ler a bula completa, clique aqui.

 

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


17 − quinze =