Anticoncepcional Tamisa 20 – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

tamisa-20

O Tamisa 20 é um método contraceptivo hormonal oral indicado para evitar a gravidez, sua formulação ainda permite o controle do fluxo menstrual, ideal para mulheres que possuem um sangramento volumoso.

O anticoncepcional Tamisa 20 é um medicamento popular muito indicado pelos ginecologistas. Continue lendo esse artigo e vai saber mais sobre sua composição, modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Tamisa 20

É utilizado para evitar a gravidez e regularizar o fluxo menstrual evitando anemia em mulheres que possuem um sangramento intenso.

Composição

O anticoncepcional Tamisa 20 possui a combinação de dois hormônios: ( gestodeno 75 mcg e o etinilestradiol 20 mcg), além dos ingredientes lactose monoidratada, povidona, corante laca eritrosina, hipromelose, macrogol, sacarina sódica, talco, dióxido de titânio, amido, copovidona, estearato de magnésio.

Pode- se encontrar embalagem com 21 ou 63 comprimidos.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Tamisa 20

O anticoncepcional Tamisa 20 tem uma alta eficácia quando tomado corretamente, portanto, fique atenta nas datas e horários para não correr o risco de falha do medicamento.

As pílulas devem ser tomadas por 21 dias consecutivos, na mesma hora, após o término da cartela deve ser iniciada a pausa de 7 dias. Nesse período vai acontecer o sangramento por privação hormonal, No 8º dia inicie nova cartela, mesmo se ainda estiver menstruando.

Se no mês anterior você não utilizou nenhum método contraceptivo hormonal, o Tamisa 20 deve ser iniciado no 1º dia da menstruação.

Caso estiver trocando de pílula contraceptiva para o Tamisa 20, é preciso tomar o 1º comprimido assim que terminar a cartela, sem nenhuma pausa.

Se você estiver utilizando implante, injeção ou DIU, tome o primeiro comprimido do anticoncepcional na próxima data da injeção ou da  remoção do implante ou do DIU.

Nesse processo de transição de método contraceptivo é sempre importante ler a bula com muita atenção, além disso, a mulher deve procurar orientação médica antes de mudar de pílula, pois é necessário fazer exames clínicos e avaliar todos os efeitos e contra indicações do medicamento para evitar malefícios a saúde.

O que Fazer em Caso de Esquecimento?

anticoncepcional-tamisa-20O esquecimento da pílula contraceptiva é uma das razões do índice de falha do anticoncepcional Tamisa 20, quando o comprimido não é ingerido no horário habitual a eficácia do medicamento diminui, a menos que esse esquecimento não tenha superado 12 horas.

Caso o esquecimento passou de 12 horas, você deve ingerir mesmo assim a pílula esquecida, assim que lembrar. Continue as outras nos horários habituais e alie um método de barreira ( preservativo) pelos próximos 7 dias.

Se isso acontecer na terceira semana, ingira  a pílula esquecida assim que lembrar, continue com as outras no horário habitual, no entanto, não faça pausa, emende uma cartela na outra. Os riscos de engravidar são para esquecimentos entre a 1ª semana e a 3ª, por isso, fique atenta aos horários e evite o esquecimento.

Outros medicamentos, vômitos e diarréias intensas até 4 horas de ingestão do anticoncepcional Tamisa 20 também podem diminuir a eficácia do contraceptivo oral. Informe seu médico imediatamente em caso de problemas gastrintestinais.

Entre os medicamentos que podem diminuir a eficácia da pílula estão antibióticos, remédios para pressão alta, anticonvulsivantes, Erva de São João, anti virais, etc. Leia a bula e conheça a relação completa.

Efeitos Colaterais

Inevitavelmente os efeitos colaterais do anticoncepcional Tamisa 20 podem ocorrer. Informe ao seu médico se notar esses sintomas:

  • Infecções vaginais ( candidíase);
  • Alterações de humor ( nervosismo, depressão);
  • Cólicas, vômitos e náuseas;
  • Problemas com varizes e trombose;
  • Retenção de líquido ( aumento do peso);
  • Dores e aumento de mamas;
  • Escapes;
  • Possíveis alterações no apetite;
  • Intolerância a lentes de contato;
  • Acnes;
  • Cistite.

Contraindicações

 Se você possui algum dos problemas abaixo, não utilize o Tamisa 20.

  • Histórico de ataques cardíacos ou AVC ( acidente vascular cerebral);
  • Problemas com trombose ou embolia pulmonar;
  • Predisposição a formação de coágulos arteriais;
  • Enxaquecas graves;
  • Diabetes;
  • Doenças no fígado;
  • Histórico de câncer ( de mama, órgãos sexuais);
  • Sangramento vaginal sem explicação;
  • Alergia a algum componente do anticoncepcional Tamisa 20;
  • Suspeita de gravidez ou em fase de amamentação.

Benefícios

O anticoncepcional Tamisa 20 previne a gravidez, normaliza o fluxo menstrual e diminui os efeitos desagradáveis da tensão pré menstrual como dores de cabeça e cólicas.

Outro diferencial dessa pílula é seu baixo custo quando comparado a outras pílulas com a mesma formulação no mercado.

Anticoncepcional Tamisa 20 Engorda?

Os efeitos colaterais do anticoncepcional Tamisa 20 informam a retenção de líquidos e alterações no apetite, esses fatores podem incidir no aumento de peso, principalmente se a mulher tiver problemas de ansiedade, pois ela pode ingerir mais alimentos.

A retenção de líquidos não significa engordar, embora o peso possa ser alterado, essa situação não é permanente. Por isso, a mulher deve aliar bons hábitos de vida como alimentação saudável, exercícios físicos e consultas periódicas ao seu médico para investigar qualquer alteração brusca de peso.

Anticoncepcional Tamisa 20 Causa Acne?

O anticoncepcional Tamisa 20 pode causar acne, porém, não é todas as mulheres que possuem essa predisposição. Inclusive, existem relatos de usuárias afirmando ao contrário, que o medicamento ajudou a controlar a oleosidade da pele.

Isso pode variar de acordo com o organismo. Por isso, é importante procurar ajuda médica antes de iniciar qualquer tratamento. Somente uma avaliação clínica pode ajudar o profissional a indicar o medicamento ideal para você sem trazer grandes riscos a sua saúde.

Preço

O preço médio do anticoncepcional Tamisa 20 de 21 comprimidos é de R$ 20,00, dependendo da região.

Bula

O fabricante do medicamento é a Eurofarma. Para acessar a bula completa, clique aqui.

Outros Assuntos: