Anticoncepcional Tamisa 30 – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-tamisa-30

O Tamisa 30 é um método contraceptivo hormonal oral de uso contínuo, ou seja, não possui pausa entre uma cartela e outra. É utilizado para evitar a gravidez, porém, oferece outros benefícios para as mulheres, inclusive para as jovens que estão iniciando sua vida sexual.

Nesse artigo, confira todas as informações relacionadas ao anticoncepcional Tamisa 30, sua composição, modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Tamisa 30

É indicado para evitar a gravidez e melhorar os sintomas da tensão pré menstrual como cólicas, dores de cabeça, dores nas mamas, entre outros. Também é indicado para mulheres que desejam suspender a menstruação por algum motivo médico ou pessoal.

Composição

O Tamisa 30 possui associação de dois hormônios ( gestodeno 75 mcg e o etinilestradiol 30 mcg), além de seus excipientes copolividona, sacarose, carbonato de cálcio, talco, macrogol, dióxido de titânio, goma xantana e goma acácia, celulose microcristalina, lactose, estearato de magnésio, butilidroxianisol, ácido cítrico, laurilsulfato de sódio.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Tamisa 30

A cartela do anticoncepcional Tamisa 30 vem com 28 comprimidos que devem ser ingeridos diariamente, sempre no mesmo horário. Se no mês anterior você não utilizou nenhum método contraceptivo oral, deve iniciar o Tamisa 30 no primeiro dia da menstruação e seguir até o fim da cartela.

Assim que terminar uma cartela, inicie a outra na seqüência, sem pausas. Para facilitar, no verso da cartela vem demarcado o dia da semana para cada comprimido, isso ajuda a evitar o esquecimento da pílula.

Evite o esquecimento do anticoncepcional, assim você diminui os riscos de falha do medicamento. Se o esquecimento for maior que 12 horas, você deve ingerir a pílula esquecida e continuar as outras em horários habitual, no entanto, deve adotar outro método contraceptivo de barreira ( preservativo) pelos próximos 7 dias.

Não esqueça de ler a bula antes de iniciar o tratamento. Existem medicamentos que podem interagir com o Tamisa 30 e diminuir a sua eficácia, entre eles estão: Antibióticos, anticonvulsivantes, remédios para pressão, HIV, hepatite C, tuberculose, Ervas de São João, entre outros.

Em caso de vômitos e diarréias após 4 horas de ingestão do anticoncepcional, procure orientação do seu médico.

Efeitos Colaterais

Alguns efeitos colaterais com o uso do anticoncepcional Tamisa 30 podem ser:

  • Mal estar;
  • Alterações no humor;
  • Enxaquecas;
  • Disfunção renal;
  • Varizes e trombose;
  • Cistite;
  • Acnes;
  • Escapes;
  • Alteração na mamas ( crescimento e secreção);
  • Infecções vaginais;
  • Intolerância ao uso de lentes de contato.

Contraindicações

Não são todas as mulheres que podem ingerir pílulas hormonais, por isso, é importante procurar um médico para avaliação da saúde. Não utilize o anticoncepcional Tamisa 30 nos casos abaixo:

  • Histórico de doenças venosas como trombose e embolia pulmonar;
  • Problemas hepáticos atual ou anterior;
  • Problemas do metabolismo lipídico;
  • Anemia falciforme;
  • Diabetes grave;
  • Câncer de mama e do endométrio;
  • Histórico de herpes gestacional;
  • Sangramento vaginal não diagnosticado;
  • Otosclerose durante a gravidez;
  • Gravidez e lactação;
  • Alergia aos componentes do anticoncepcional Tamisa 30.

Benefícios

anticoncepcional-tamisa-30O Tamisa 30 possui baixa dosagem de hormônios, por isso, além de evitar a gravidez, ele melhora os sintomas da TPM que incluem desconfortos, cólicas, dores de cabeça e nas mamas.

Os ginecologistas indicam esse medicamento para mulheres que necessitam suspender a menstruação por alguma razão pessoal ou até mesmo clínica. O medicamento também é amplamente utilizado por jovens que estão no inicio da vida sexual.

É importante lembrar que os benefícios podem variar em cada organismo. O anticoncepcional Tamisa 30 não possui o mesmo desempenho para todas as mulheres, é por isso que a primeira coisa que se deve fazer antes de ingerir qualquer medicamento, é buscar orientação médica.

Anticoncepcional Tamisa 30 Engorda?

Não existe nenhuma comprovação que o anticoncepcional Tamisa 30 engorde, embora os efeitos colaterais mostram a retenção de líquidos como responsável pelo aumento de peso. Porém, isso é temporário, assim que seu organismo acostumar com o medicamento, o peso tende a voltar ao normal.

Mantenha bons  hábitos alimentares, exercícios físicos regulares e consultas médicas em dia para garantir um bom funcionamento do metabolismo.

Anticoncepcional Tamisa 30 Causa Acne?

Depende da reação do seu organismo, em algumas mulheres o anticoncepcional Tamisa 30 pode causar acnes, especialmente as que possuem predisposição para esse problema, ou tiveram episódios na adolescência.

Caso, isso aconteça, informe ao seu médico para avaliar outra possibilidade de método contraceptivo. Hoje, existem muitas pílulas com efeitos antiandrogênicos, ou seja, que combatem a oleosidade da pele e do couro cabeludo e conseqüentemente eliminam os problemas com acne.

Qual é a diferença do anticoncepcional Tamisa 20 e o Tamisa 30?

Essa é uma pergunta freqüente, muitas mulheres não sabe a diferença. Porém, a explicação é muito simples, veja:

Tanto o Tamisa 20 quanto o Tamisa 30 são desenvolvidos com a associação de dois hormônios, o ( etilestradiol e o gestodeno), no entanto, o Tamisa 20 possui uma quantidade menor de etinilestradiol 20 mcg e o Tamisa 30 possui 30 mcg desse mesmo hormônio.

Por que essa diferença?

O Tamisa 20 é uma pílula de 21 dias com pausa de 7 dias e o Tamisa 30 é de uso contínuo, não tem pausas, por isso a quantidade desse hormônio é maior. Suas funcionalidades contraceptivas são eficientes do mesmo jeito, a diferença está no seu modo de utilização.

Somente um profissional pode indicar a melhor pílula para você, isso é baseado em exames, avaliações clínicas e no histórico da sua saúde. Portanto, não tome nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico.

Preço

O preço aproximado do anticoncepcional Tamisa 30 com 28 comprimidos, é de R$ 26,00, dependendo da região.

Bula

O fabricante do medicamento é a Eurofarma. Para ler a bula completa, clique aqui.

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


8 − 3 =