Anticoncepcional TanTin – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-tantin

O Tantin é uma pílula contraceptiva monofásica de uso contínuo muito conhecida pelas mulheres, além de prevenir a gravidez, esse medicamento trata de distúrbios hormonais relacionados a TPM e o ciclo menstrual.

A seguir, vamos apresentar todas as informações sobre o anticoncepcional Tantin, como sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra- indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional TanTin

É um método extremamente eficaz para prevenir a gravidez quando usado corretamente. Alguns profissionais da saúde indicam o uso do medicamento para amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual como dores de cabeça e cólicas, além de regularizar o ciclo menstrual.

Composição 

O anticoncepcional Tantin é composto por gestodeno 0,060 mg e etinilestradiol 0,015 mg e os excipientes estearato de magnésio, copolímeros do ácido metacrílico, dióxido de titânio, macrogol, corante vermelho FD&C 40, lactose, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, laurilsulfato de sódio, silicato de magnésio.

O medicamento pode ser encontrado em embalagem com 28 ou 84 comprimidos.

Como Usar e Tomar o anticoncepcional Tantin

Cada blíster do anticoncepcional contém 28 comprimidos, sendo que 24 deles é na cor rosa (com hormônios) e 4 brancos (sem hormônios). Se a mulher não utilizou nenhum método contraceptivo hormonal no mês anterior, o Tantin deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação, depois, basta seguir a orientação da cartela até o fim.

Assim que terminar uma cartela, outra deve ser iniciada em seguida, o Tantin não tem pausa, mas nos últimos 4 comprimidos brancos o sangramento por privação hormonal deve ocorrer, já que eles são placebos.

Se a mulher estiver mudando de método contraceptivo para o anticoncepcional Tantin, é importante ler a bula, pois nela tem todas as explicações necessárias para cada caso em específico. Além disso, qualquer mudança de medicamento, deve ser informada ao seu médico para que ele faça uma análise da saúde antes da ingestão.

O que Fazer em Caso de Esquecimento?

Os métodos contraceptivos orais possuem alta eficácia quando ingeridos de forma correta e sem esquecimentos, inclusive se esquecimento não passar de 12 horas não há problemas, basta ingerir a pílula esquecida e a mulher não tem riscos de engravidar.

Entretanto, se o esquecimento ultrapassar as 12 horas, a mulher terá mais chances de engravidar, pois a eficácia do medicamento é diminuída. Nesse caso, é preciso ingerir a pílula esquecida assim que lembrar, mas deve aliar outro método contraceptivo (preservativo) pelos próximos 7 dias.

Efeitos Colaterais

Como em todos os medicamentos, principalmente pílulas orais hormonais podem ocorrer os efeitos colaterais. No anticoncepcional Tantin são esses:

  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dores e sensibilidade mamária;
  • Variação de peso;
  • Escapes;
  • Alterações de humor;
  • Alterações de libido;
  • Raros casos de intolerância a lentes de contato.

Contraindicações 

Antes de ingerir qualquer medicamento, inclusive o anticoncepcional Tantin, é importante buscar orientação médica porque não são todas as mulheres que podem ingerir pílulas hormonais. Veja a seguir as contraindicações:

  • Mulheres em fase de lactação;
  • Pacientes com problemas no fígado;
  • Portadoras de Diabetes;
  • Mulheres com distúrbios metabólicos;
  • Mulheres que possuem algum histórico de trombose ou predisposição a doença;
  • Pacientes que já tiveram herpes, problemas cardíacos ou AVC;
  • Portadores de anemia falciforme;
  • Mulheres que já tiveram ou tem câncer de mama e de endométrio;
  • Mulheres alérgicas aos componentes do anticoncepcional Tantin.

Mulheres em tratamento para outros problemas de saúde e que façam uso de medicamentos, é importante relatar ao médico, pois alguns deles podem interagir com o anticoncepcional Tantin e anular o seu efeito contraceptivo. São eles:

– Antibióticos (ampicilina, penicilinas, tetraciclina), remédios naturais (Erva de São João), remédios para convulsão, vírus da hepatite, HIV, entre outros. Leia a bula e consulte a lista completa de interações medicamentosas antes de iniciar qualquer tratamento.

Benefícios

As pílulas modernas de hoje como o anticoncepcional Tantin podem trazem inúmeros benefícios, além de evitar a gravidez, entre eles estão:

  • Trata distúrbios hormonais (regula o ciclo menstrual e elimina os sintomas da TPM);
  • Ajuda a diminuir cistos nos ovários;
  • Melhora casos de dismenorréia;
  • Diminui a perda de sangue e a incidência de desenvolver a anemia;
  • Reduz a oleosidade da pele e do couro cabeludo;
  • Evita o crescimento excessivo de pelos nos braços, pernas e rosto;
  • Diminui a incidência de gravidez nas trompas uterinas.

Todos esses benefícios podem ser oferecidos pelo anticoncepcional Tantin, desde que o mesmo tenha indicação médica para ingestão. Cada caso deve ser avaliado de forma individual, pois nenhum organismo é igual.

Anticoncepcional Tantin Engorda ou Emagrece?

tantinA bula do anticoncepcional Tantin menciona a alteração de peso (ganho ou perda), no entanto, isso é individual de cada organismo. Não existem nenhuma comprovação científica que pílulas hormonais orais engordam ou emagrecem.

Na verdade, o que pode ocorrer em mulheres que engordam é uma retenção de líquidos causado pela mudança hormonal, mas geralmente esse problema é minimizado conforme tempo de uso, então, o líquido é excretado através da urina e do suor.

Em casos, onde as mulheres emagrecem pode ocorrer uma leve perda de apetite devido essa mudança de hormônios, mas é outra questão que deve ser regularizada com o tempo de uso do anticoncepcional Tantin.

Para se manter em forma, é importante seguir uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares e consultas periódicas com o ginecologista para que ele avalie os efeitos do medicamento no organismo.

Anticoncepcional TanTin Causa Acne?

O Tantin ajuda no tratamento da acne, atua como um coadjuvante, inclusive algumas usuárias afirmam ser uma das melhores pílulas para acabar com essas erupções na pele.

Lembrando que isso pode variar de mulher para mulher, os resultados nem sempre são iguais para todas. Por isso, busque orientação de um profissional especializado para saber se você tem predisposição para desenvolver acnes durante o tratamento com o anticoncepcional Tantin.

Preço

O preço do medicamento varia de acordo com a região. O valor aproximado da caixa com 28 comprimidos  é de R$ 16,00.

Bula

O fabricante do anticoncepcional TanTin é a BioLab. Para acessar a bula completa, clique aqui.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


12 − sete =