Anticoncepcional Tess – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional tess

O anticoncepcional Tess é um método contraceptivo hormonal oral indicado para evitar a gravidez, porém, sua formulação oferece outros benefícios as mulheres. Nesse artigo, você vai conhecer todas as informações sobre essa pílula como sua composição, modo de usar, efeitos colaterais, contra- indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Tess

O anticoncepcional Tess é utilizado para evitar a gravidez, entretanto os médicos também têm indicado esse medicamento para tratar de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos que são produzidos pelo organismo feminino como crescimento exagerado de pêlos, melhora de oleosidade no couro cabeludo e na pele, entre outros.

Composição 

Os componentes hormonais do Tess são: etinilestradiol 0,035 mg e o acetato de ciproterona 2,0 mg, além dos excipientes laurilsulfato de sódio, dióxido de silício, hipromelose, macrogol, croscarmelose sódica, dióxido de titânio, estearato de magnésio, lactose, talco, amido, óxido de ferro vermelho, celulose microcristalina.

Como Usar E Tomar o Anticoncepcional Tess 

A embalagem do anticoncepcional Tess vem com 21 pílulas, então seu modo de uso não se difere muito das outras pílulas hormonais. É necessário ter disciplina para ingerir sempre todos os dias no mesmo horário, assim a eficácia do medicamento não é comprometida.

Se a mulher não utilizou nenhum método hormonal no mês anterior, ela deve iniciar o anticoncepcional no primeiro dia da menstruação e ingerir uma pílula todos os dias pelos próximos 21 dias, depois que acabar a cartela é feita uma pausa de 7 dias, onde vai ocorrer o sangramento por privação hormonal.

No 8º dia uma nova cartela deve ser iniciada, mesmo que o sangramento ainda estiver ocorrendo.

O que Fazer em Caso de Esquecimento?

tessEsquecimentos que ultrapassam 12 horas podem reduzir de uma forma significativa a eficácia do medicamento. Portanto, é essencial que a mulher adote estratégias para lembrar de ingerir todos os dias, no mesmo horário o anticoncepcional Tess.

Se o esquecimento da pílula for na primeira semana, é preciso ingerir o comprimido assim que lembrar e continuar com as demais no horário habitual. É recomendado utilizar um método de barreira (preservativo) durante os próximos 7 dias, porém, se houve relações sexuais 7 dias antes desse esquecimento, existe a possibilidade de uma gravidez.

Se isso acontecer na segunda semana, a pílula deve ser tomada assim que lembrar, porém, não é necessário nenhum método de barreira adicional.

Esquecimento na terceira semana é necessário ingerir a pílula esquecimento e utilizar um método de barreira adicional. No entanto, nesse caso não se deve fazer pausa entre uma cartela e outra para não dar espaço para a mulher ovular.

Se ocorreram vômitos e diarréias intensas no período de até 4 horas após a ingestão do medicamento, a eficácia está reduzida. Siga as orientações da bula ou do seu médico nesse caso.

Efeitos Colaterais

Alguns efeitos adversos podem acompanhar a ingestão do anticoncepcional Tess, entretanto, podem variar conforme cada organismo. Confira quais são:

  • Alterações de humor (irritação, estados depressivos);
  • Secreção e sensibilidade nas mamas;
  • Dores de cabeça;
  • Retenção de líquidos (alterações no peso);
  • Náuseas e vômitos;
  • Escapes;
  • Alergia a formulação do Tess;
  • Intolerância a lentes de contato (casos raros).

Contraindicações

Não são todas as mulheres que podem ingerir o anticoncepcional Tess, veja a lista de contraindicações:

  • Mulheres com histórico de doenças tromboembólicas;
  • Portadoras de doenças hepáticas (tumores, icterícias, adenomas);
  • Grávidas e lactantes;
  • Pacientes com a síndrome de Dubin Johnson e Rotor;
  • Diabéticas que possuem alterações vasculares;
  • Mulheres que possuem anemia falciforme;
  • Portadoras de tumores no útero ou nas mamas;
  • Mulheres com sangramento vaginal sem diagnóstico;
  • Alérgicas a formulação do Tess.

A relação entre os métodos contraceptivos orais com a trombose é verdadeira, desde que a mulher tenha predisposição para esse problema, por isso, é importante a avaliação médica antes de iniciar a ingestão de hormônios.

O anticoncepcional Tess possui algumas interações medicamentosas, por isso, se a mulher faz uso de algum medicamento, informe ao seu médico. Alguns deles que inibem o efeito da pílula são: Barbitúricos, antibióticos (penicilina, tetraciclina), erva de São João, pirimidina, fenitoínas, carbamazepina, entre outros. Leia a bula e veja a relação completa.

Benefícios

Além da forte eficácia para evitar a gravidez, o anticoncepcional Tess proporciona outros benefícios que são:

  • Trata distúrbios andrógenos (diminui o aparecimento de pêlos, minimiza a produção de sebo no rosto e no couro cabeludo, previne acnes e ameniza o aparecimento de cistos no ovário);
  • Diminui os sintomas relacionados a tensão pré-menstrual como dores de cabeça e cólicas;
  • Regula o ciclo menstrual.

Anticoncepcional Tess Engorda ou Emagrece?

A bula do anticoncepcional Tess informa que pode haver alterações de peso devido a retenção de líquidos, mas isso não significa o acúmulo de gordura no organismo, pois nenhuma pílula hormonal tem esse poder, já que elas não são calóricas.

Esses sintomas podem variar em cada organismo, no entanto, se a mulher apresentar ganho ou perda de peso expressiva após ingerir o anticoncepcional Tess, é necessário buscar orientação médica para que se faça uma avaliação da saúde. Outros fatores podem desencadear a alteração corporal como: Estilo de vida, ansiedade e metabolismo.

Anticoncepcional Tess Causa Acne?

A formulação do anticoncepcional Tess foi desenvolvida justamente para prevenir acnes e outros distúrbios andrógenos no organismo feminino. Mas, é claro que isso é variável de mulher para mulher.

Algumas mulheres possuem mais predisposição para acnes, por isso, é importante procurar um médico antes de ingerir qualquer medicamento. Somente um profissional pode indicar o que melhor se adapta ao seu organismo.

Preço

O preço do anticoncepcional Tess com 21 compridos é de R$ 15,00, variando conforme região

Bula

O fabricante do medicamento é a BioLab. Para ler a bula completa, clique aqui.

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


onze − quatro =