Anticoncepcional Yasmin – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

Yasmin é um método contraceptivo hormonal oral de baixa dosagem hormonal da terceira geração. Essa pílula foi um grande destaque em seu lançamento configurando uma das opções mais indicadas pelos médicos ginecologistas.

Vamos conhecer todos os detalhes do anticoncepcional Yasmin, sua composição, modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Yasmin

É indicado para evitar a gravidez, porém, outras características se destacam nesse medicamento que é a capacidade de ameninar acnes, cravos e espinhas e deixar a pele mais bonita e livre de oleosidade.

Composição 

 Os princípios ativos do anticoncepcional Yasmin são drospirenona 3 mg e o etilestradiol 0,03 mg, além de outros excipientes que são hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, pigmento de óxido de ferro amarelo, lactose, amido, povidona, estearato de magnésio.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Yasmin

O anticoncepcional Yasmin, assim como qualquer outra pílula contraceptiva deve ser tomado sempre no mesmo horário e sem atrasos para garantir sua eficácia. Quanto mais comprimidos forem esquecidos em uma mesma cartela, mais chances de falha e riscos de engravidar a mulher corre.

Quando nenhum método hormonal foi utilizado no mês anterior o medicamento deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação. No verso da cartela está a indicação do dia da semana em que você deve tomar cada pílula, é importante seguir as setas até acabar o blíster. Quando os comprimidos acabarem, é hora de fazer uma pausa de 7 dias, é nesse período que vai ocorrer o sangramento por privação hormonal.

No 8º dia, é preciso iniciar outra cartela do anticoncepcional, isso vai ocorrer sempre no mesmo dia da semana.

O que Fazer em Caso de Esquecimento?

A eficácia do anticoncepcional Yasmin é de 99% ( 1 em cada 100 mulheres engravida por ano devido a falha do medicamento). Isso, ocorre devido aos esquecimentos  e outros fatores como interações medicamentosas, vômitos e diarréias após a ingestão do comprimido.

A primeira coisa que você deve fazer é garantir que a pílula será tomada nos horários corretos, pois quando ocorre atrasos superiores a 12 horas do habitual, a eficácia do medicamento está reduzida. Então, você deve seguir o seguinte procedimento:

– Se o esquecimento for na 1ª semana de uso você deve tomar a pílula esquecida assim que lembrar, e continuar as outras normalmente no horário habitual, mesmo que isso envolva tomar duas pílulas no mesmo dia. No entanto,deve utilizar um método contraceptivo de barreira ( preservativo) pelos próximos 7 dias.

– Se o esquecimento for na 2ª semana tome a pílula assim que lembrar, continue com as outras no horário habitual, porém, não precisa utilizar método de barreira.

– Se o esquecimento for na 3ª semana você precisa ter cuidado, porque as chances de engravidar são maiores, portanto tome a pílula assim que lembrar, mantenha os horários habituais das outras pílulas, no entanto não faça pausa, assim que terminar essa cartela inicie a outra imediatamente. Nesse caso, pode haver escapes durante o mês, porém o sangramento por privação só vai ocorrer no término da segunda cartela.

Se esquecer mais de uma pílula durante o ciclo  as chances de engravidar estão aumentadas. Se ocorrerem episódios de vômitos e diarréias intensas até 4 horas da ingestão do anticoncepcional Yasmin busque orientação médica, pois é outro fator que pode incidir na falha do medicamento.

Efeitos Colaterais

A ingestão do anticoncepcional Yasmin pode vir acompanhado de reações desagradáveis, porém, não é uma regra e não significa que todas as mulheres serão acometidas.

  • Escapes ( sangramentos fora do período durante o ciclo);
  • Dores de cabeça;
  • Sensibilidade mamária;
  • Infecções vaginais ( corrimento branco);
  • Pressão alta ou pressão baixa;
  • Náuseas e vômitos.

Contraindicações 

Todos os medicamentos possui contra indicações. Confira quem não pode utilizar o Yasmin:

  • Mulheres que possuem histórico de trombose, embolia pulmonar, ataque cardíaco e derrame cerebral causados por coágulos;
  • Mulheres com hipertensão;
  • Diabéticas;
  • Distúrbios na glândula adrenal;
  • Câncer;
  • Problemas no fígado e no pâncreas;
  • Colesterol alto;
  • Obesas;
  • Mulheres com problemas de convulsões.

anticoncepcional-yasmin

Se você toma algum medicamento para qualquer outro tratamento, informe ao seu médico e leia a bula para saber se não existem interações medicamentosas que anulam o efeito do anticoncepcional Yasmin.

Benefícios 

Além de evitar a gravidez, o  anticoncepcional Yasmin fornece outros benefícios para as mulheres como: Redução dos sintomas da tensão pré menstrual ( cólicas, dores de cabeça, dores nas mamas), elimina a oleosidade da pele causadora da acne, ajuda na prevenção da síndrome dos ovários policísticos ( SOP) e diminui a retenção de líquidos que pode elevar o peso corporal.

Anticoncepcional Yasmin Engorda?

O anticoncepcional Yasmin foi desenvolvido com uma formulação que evita a retenção de líquidos, e isso ajuda a mulher não aumentar o seu peso corporal. Portanto, a pílula não tem efeito no ganho ou perda de peso das usuárias.

Caso ocorram alterações de peso corporal, esse pode estar ligado a outros fatores como: Estilo de vida ( alimentação e exercícios), metabolismo e ansiedade. É importante procurar ajuda médica para investigar as causas.

Anticoncepcional Yasmin Melhora Acne?

O anticoncepcional Yasmin tem apresentando bons resultados no combate a acne. Segundo relatos de muitas mulheres, a aparência da pele melhora a partir de dois meses de uso do medicamento.

O Yasmin foi desenvolvido com uma formulação que combate os hormônios andrógenos diminuindo a produção em excesso das glândulas sebáceas.

No entanto, como nem todo o organismo é igual, existem mulheres que se queixam do aparecimento das acnes após o uso do medicamento. É importante avaliar cada caso em específico, para isso, um medico deve ser consultado.

A utilização de método contraceptivo oral tem ação diferente para cada mulher, é por isso, que não se deve utilizar a mesma pílula da amiga ou que você viu em algum lugar que traz benefícios. Antes disso, faça exames, fale com e médico e discuta as predisposições do seu organismo para o desenvolvimento de algumas doenças, pois em todo medicamento  existem as contra indicações.

Preço

O preço do anticoncepcional Yasmin com 21 comprimidos é em média R$ 55,00

Bula

O fabricante do medicamento é a Bayer. Para ler a bula completa, clique aqui.

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


onze + quinze =