Anticoncepcional Yaz – Preço, Como Tomar e Colaterais – Bula

anticoncepcional-yaz-benefícios

O Yaz é um método contraceptivo oral de baixa dosagem hormonal muito conhecido pelas mulheres. Desde seu lançamento em 2007, a pílula ganha destaque devido seus efeitos antiandrogênicos e antimineralocorticóide que apresentam muitos benefícios para o organismo feminino.

Nesse artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber  sobre o anticoncepcional Yaz, sua composição, modo de uso, efeitos colaterais, contra – indicações, benefícios, entre outros.

Para que Serve o Anticoncepcional Yaz?

O anticoncepcional Yaz foi desenvolvido para evitar a gravidez, porém, possui outros benefícios aliados como combate aos sintomas da tensão pré menstrual, diminui o inchaço, melhora a acne e ainda previne a SOP ( síndrome dos ovários policísticos).

Composição 

Cada pílula revestida do anticoncepcional Yaz contém 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etilestradiol ( clarato de etinilestradiol betaciclodextrina). Além dos demais ingredientes que são: lactose monoidratada, amido, estearato de magnésio, hipromelose, talco, dióxido de titânio, pigmento de óxido de ferro vermelho.

Como Usar e Tomar o Anticoncepcional Yaz

A cartela do  anticoncepcional Yaz contém 24 comprimidos revestidos que devem ser tomados diariamente, de preferência na mesma hora para não perder sua eficácia. A indicação da ordem das pílulas vem discriminada na cartela e a mulher deve seguir as setas até o fim. Após o término da cartela, é necessário pausar 4 dias, onde vai ocorrer o sangramento por privação.

No 5º dia, é iniciada nova cartela, mesmo que ainda estiver ocorrendo o sangramento.

Quando não é utilizado nenhum método contraceptivo hormonal no mês anterior, o anticoncepcional Yaz deve ser iniciado no primeiro dia da menstruação. Em caso de troca de método contraceptivo para o Yaz é preciso ler a bula ou buscar orientação do médico, pois o procedimento de transição difere de acordo com o modo de prevenção atual da mulher.

 O que fazer em caso de esquecimento?

É importante não esquecer o horário da ingestão das pílulas para não diminuir o seu efeito contraceptivo. Caso, esse esquecimento não ultrapassar 12 horas do horário habitual a eficácia será mantida.

Porém, se o esquecimento ultrapassar as 12 horas, é preciso seguir as recomendações abaixo:

– Esquecimento do 1º ao 7º dia – Tomar o comprimido esquecido, e os outros no horário habitual , mas deve utilizar outro método contraceptivo ( preservativo) por 7 dias.

– Esquecimento 8º ao  14º dia – Tomar o comprimido esquecido, e os outros no horário habitual, nesse caso, não precisa utilizar método adicional, pois os riscos de engravidar são remotos.

– Esquecimento 15º ao 24º dia –  Tomar o comprimido esquecido e os outros no horário habitual. Não faça a pausa de 4 dias e comece nova cartela em seguida quando terminar a outra.

Não é necessário utilizar outro método contraceptivo, no entanto, os riscos de engravidar estão aumentados, devido o esquecimento nessa semana.

Quando a mulher esquece mais de uma pílula no mês, os riscos de gravidez são grandes, por isso. Consulte um médico para saber como proceder.

Efeitos Colaterais 

 A utilização do Yaz pode incidir efeitos colaterais que variam de mulher para mulher, confira:

  • Náuseas e vômitos;
  • Dores e sensibilidade nas mamas;
  • Dores de cabeça;
  • Inchaço abdominal;
  • Alterações de humor;
  • Depressão;
  • Erupções na pele;
  • Secreção vaginal ou mamária;
  • Coceiras;
  • Alterações no peso;
  • Alterações na libido.

Contraindicações 

Antes de iniciar qualquer tratamento hormonal, é importante que a mulher converse com seu médico para saber como está a sua saúde e se não possui nenhum dos problemas que vamos citar abaixo.

  • Problemas cardíacos;
  • Problemas no fígado;
  • Tumores nas mamas ou no útero;
  • Problemas com trombose, embolia pulmonar;
  • Inflamação nas veias;
  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Derrame cerebral;
  • Enxaqueca grave;
  • Problema nos rins;
  • Colite ulcerativa ou doença de Crohn;
  • Anemia falciforme.

Qualquer alteração indesejada no uso do anticoncepcional Yaz é importante informar ao  médico.

anticoncepcional-yaz

Mulheres que fazem outros tratamentos com medicamentos antibióticos, anti convulsivos, inibidores de HIV e produtos contendo erva de São João devem ficar atentas, pois os componentes dessas fórmulas podem influenciar no metabolismo e na eficácia do anticoncepcional. Por isso, leia a bula ou procure orientação médica.

Benefícios

 O anticoncepcional Yaz é uma pílula com baixa dosagem hormonal, por isso, os efeitos colaterais tendem a ser menores. Além de prevenir a gravidez, o medicamento combate sintomas relacionados a TPM como cólicas e dores nas mamas .

Muitos ginecologistas indicam o anticoncepcional Yaz para mulheres que possuem a SOP ( síndrome dos ovários policísticos), pois os hormônios contidos na pílula previnem o aparecimento de cistos funcionais.

O medicamento agrada muitas mulheres  porque não retém muitos líquidos no organismo e também ajuda a tratar a acne favorecendo uma pele lisa e com menos oleosidade.

Anticoncepcional Yaz Engorda ou Emagrece?

A bula do anticoncepcional informa que podem ocorrer alterações de peso ( aumento ou diminuição), mas isso, tem a haver com a retenção de líquidos que pode variar de acordo com o organismo.

Como o anticoncepcional Yaz tem baixa dosagem hormonal ele contribui para o não acúmulo de líquidos no organismo, ou seja, sua incidência de aumento de peso é menor. No entanto, existem relatos de usuárias afirmando que o medicamento engorda, em contrapartida, outras dizem que emagrece.

O emagrecimento pode ser causada pela eliminação da retenção de líquidos, já o ganho de peso pode estar relacionado a outros fatores como alimentação, exercícios físicos e ansiedade.

Anticoncepcional Yaz Melhora Acne?

Os efeitos antiandrogênicos do anticoncepcional Yaz combate o aparecimento de acnes, pois são controlados a oleosidade da pele e do couro cabeludo. O medicamento deixa a pele mais viçosa e sem erupções.

Mas isso, pode variar de acordo com a predisposição de cada organismo. É importante relatar ao médico todos os efeitos colaterais do medicamento, com base nas informações, ele poderá investigar as causas e adequar o melhor tratamento para o seu caso.

Preço

O preço do anticoncepcional Yaz com 28 comprimidos é de aproximadamente R$ 56,00, dependendo da região.

Bula

O fabricante do medicamento é a Bayer. Para saber ler a bula completa, clique aqui.

 

Outros Assuntos:

[pt_view id="3d29484fdi"]

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


quatro × 1 =